148 Tornados em apenas 24 horas

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não sei se conhecem a notícia, mas nunca é demais relembrar a fúria da Natureza...

Entre 3 e 4 de Abril de 1974, 148 tornados abateram-se sobre 13 estados dos EUA, mais propriamente no «Tornado Alley» (Alameda dos Tornados - América Central). Nesse dia, condições atmosféricas extremas reuniram-se e resultaram em tragédia.

Quando acontece isto (acontecerem bastantes tornados num curto periodo de tempo), dá-se o nome de Outbreak, ou neste caso, SuperOutbreak (dados que tirei do site da NOAA - se pesquisarem na net irão encontrar bastantes dados sobre este evento).

Números:
Força do Tornado e número de ocorrências, respectivamente
F5 - 6
F4 - 23
F3 - 35
F2 - 30
F1 - 31
F0 - 23

- 330 Mortos
- 5484 Feridos
- Mais de 2500 milhas afectadas
- Estados Atingidos: Alabama, Georgia, Illinois, Indiana, Kentucky, Michigan, Mississippi, Carolina do Norte, Ohio, Carolina do Sul, Tennessee, Virginia, e Oeste da Virginia.
- 3,5 Biliões de Dólares de Prejuízo

Os meteorologistas da NOAA afirmam que esta tragédia poderá ocorrer novamente. É apenas uma questão de tempo e combinação de condições climatéricas.

Eis algumas imagens dos violentos tornados daquele dia:

xeniaf5l.jpg


Imagens de satélite:

radar2100.jpg


(Na imagem, destaca-se uma enorme massa branca, como se fosse uma «nuvem gigante» - foi dessa «nuvem gigante» que surgiram todos os 148 tornados)

outbreakmaplarge.jpg


Mapa onde se pode observar o caminho percorrido por cada um dos 148 tornados (o número que se encontra ao pé de cada risco é o número de identificação do fenómeno).

Uma coisa é certa, aquele dia ficará para sempre na memória dos que ainda hoje vivem para contar a história.

Neste link podem encontrar um pequeno manual em PDF, com todos os detalhes daquele dia. :)
http://www.rms.com/Publications/1974SuperTornadoReport.pdf

P.S.: Continuo a colocar aqui informação todos os dias. Ainda estou pesquisar umas coisas. Quando puder concluo este post. :)
 
Última edição: