15ª Assembleia Geral do Consórcio ALADIN

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
2010-12-14 (IM)

Decorre hoje e amanhã, dias 14 e 15 de Dezembro, em Praga, República Checa, a 15ª Assembleia Geral do consórcio ALADIN, consórcio criado com vista ao desenvolvimento de modelos atmosféricos de área limitada e grande resolução.

Nesta Assembleia o IM faz-se representar pelo Dr. Adérito Serrão, Presidente do Conselho Directivo, o qual conjuntamente com os representantes máximos dos Serviços Meteorológicos Nacionais de mais 15 países da Europa e da Bacia do Mediterrâneo, assinará amanhã um novo protocolo de colaboração, MoU (Memorandum of Understanding).

Na sua quarta versão, este MoU enceta uma nova fase do projecto homónimo ALADIN, agora em colaboração com o consórcio HIRLAM. O objecto desta colaboração é a criação de um sistema operacional de previsão numérica – o HARMONIE – de grande e muito grande resolução (escalas horizontais até 1 km), por forma a suportar uma melhoria no valor dos avisos meteorológicos, hidrológicos e ambientais, bem como nos serviços de previsão do estado do tempo e melhorar a previsão de fenómenos de tempo severo, tais como a precipitação intensa e a ocorrência de ventos fortes.

O IM, I.P., divulga na sua página de Internet as cartas meteorológicas directamente previstas por um dos modelos numéricos de área limitada desenvolvidos por este consórcio, o ALADIN, com uma resolução horizontal de 9 km. Mantém ainda em execução outros modelos do sistema HARMONIE, o ALARO e o AROME, com resoluções horizontais de 5 km e 2,5 km, respectivamente. A qualidade destes modelos é quotidianamente avaliada por processos de verificação objectiva onde eles são comparados entre si ou com outros disponíveis para a mesma área geográfica (ver figura). É também através desta verificação que o IM, I.P., assegura a evolução do seu sistema numérico operacional.
rgUx4.png


Coloco aqui está informação pois creio relevante, dos modelos diferente mas com disponibilidade completamente diferente estão hoje ao dispor de todos nós.

Actualmente um dos meus modelos de eleição, o Hirlam visto estar disponível para a RAM e num prazo 72h cumpre a função que infelizmente não está disponível no nosso IM, previsões gerais fiáveis.

Numa estratégia que eu admiro do Reino Unido em que tem os modelos de 40km UKMO previsões de 144h, 12km NAE efectuam a previsão de 48h, o de Mesoescala UK 4km de 36h até as 0h
http://www.metoffice.gov.uk/science/creating/daysahead/nwp/um_config.html

http://research.metoffice.gov.uk/research/nwp/numerical/operational/

Neste momento as minhas maiores considerações são para usar o ECMWF para 144h, Hirlam 9km 48h conjugando às 24h com as saídas do NAE 12km e WRF 9km e satélite pois estes dois últimos tem 4 actualizações diárias e valores mais curtos de 3h e até hora a hora. Contudo muito Ontime é mais fiável no Hirlam que nos restantes :)

Grande Modelo, quem me dera vir a ter acesso ao Harmonie :thumbsup: