«2008 ... o ano mais frio deste século»

rijo

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
252
Local
Queluz
2008 não trava aquecimento

As temperaturas vão continuar a subir apesar de 2008 estar a ser o ano mais frio deste século. O Inverno mais rigoroso dos últimos 42 anos provocou situações inéditas, como queda de neve na Arábia Saudita, em Bagdad e em Buenos Aires, e causou mortos no Afeganistão e na China.

O arrefecimento de 2008 obteve em Portugal a mais marcante expressão no Verão. Pelo segundo ano consecutivo houve registo, entre Junho e Agosto, de temperaturas abaixo da média das últimas três décadas. Nos últimos anos também não houve ondas de calor.

Porém, um 2008 mais frio "não significa que o aquecimento global tenha terminado", sublinha Filipe Duarte Santos, professor do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa.

A prova de que o aquecimento global continua em marcha está patente no degelo do Pólo Norte, que este Verão registou a segunda redução mais grave. Duarte Santos considera que o degelo da calote polar é um elemento que agrava o próprio aquecimento. E explica: "O gelo serve de espelho reflector do calor. A sua inexistência faz com que o calor seja absorvido pela atmosfera."

Para a descida dos valores dos termómetros em 2008 a principal explicação surge com o fenómeno ‘La Niña’, cujo reforço dos ventos alísios resulta no arrefecimento do Oceano Pacífico em cerca de um a dois graus.

O desenvolvimento de ‘La Niña’ pode também ele ser agravado pela emissão de gazes poluentes. Isto porque, segundo Amir Delju, coordenador científico do programa climático da Organização Meteorológica Mundial, "a ocorrência mais frequente de eventos climatéricos extremos pode ser um sinal de aquecimento".

PERSPECTIVAS

Filipe Duarte Santos, Professor

"A ocorrência de uma redução das temperaturas em 2008 não representa que as previsões de aquecimento global estejam erradas.A tendência verificada desde 1880 é de aquecimento. Sendo este fenómeno mais visível nas temperaturas registadas nos últimos trinta anos."

Manuela Juliano, Investigadora

"Os dados existentes não permitem afirmar que está em marcha o arrefecimento abrupto do Atlântico com o consequente bloqueio da corrente de águas quentes do Golfo, como resultado do degelo da calote polar, provocado pelo aquecimento do Planeta."

 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora




O meu comentário é o seguinte:huh::confused::unsure: referente aos dois investigadores, se um diz, e apresentou um estudo a dar uma certa tendencia(SIAM), a outra investigadora está a comunicar-nos que SE houver um bloqueio da corrente do golfo a tendencia é para arrefecimento do Atlantico norte, o que por estudos no passado deu, que teriamos maiores precipitações, e temperaturas mais baixas, mas também o que é de salientar é que haveria em maiores numeros de anos com mais correntes de leste no Inverno e que tendencialmente seriam mais secos.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,476
Local
Bragança (675m)
O facto dos primeiros 6 meses de 2008 terem sido o período mais fresco de um século que ainda mal começou não prova nada. Até podia ser ao contrário que continuava a não ter grande significado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Concordo em absoluto com o Dan.

De qualquer forma queria acrescentar que independentemente do que o autor do texto (que não sei quem é) saiba de climatologia (e até pode nem saber nada!) o texto está bem conseguido, em termos dos pontos que coloca e das dúvidas que subsistem sobre esta temática! Céptico ao que parece sobre as teorias do "aquecimento global", mas sem negar nada e chamando a atenção para aquilo que desconhecemos (naquilo que podemos ir mais alem).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
amigos "warmers" e "colders" eu acredito numa alteraçao climatica e nao num aquecimento/arrefecimento global.
para haver aquecimento ou arrefecimento sao precisas trocas de energia e isso fará com q certas areas arrefecam e outras aqueçam no decorrer dessas trocas .
eu acho q a curva da temperatura continuará aos trambolhões nos prox anos como sempre teve e ate pode haver aquecimento/arrefecimento mas nunca como no filme do gore.
a paragem da corrente do golfo é absurdamente absurda e sempre existirão correntes oceanicas devido a força de coriolis e ao vento (seja a atmosfera 99% CO2, N2 ou CH4) .
vale tanto a pena fazer previsões para 100 ou 10 anos como guardar escudos para a bolsa da universidade.
amigos anti-bovinistas sempre podemos passar a comer cães e gatos como os chineses.
eu acho q devemos e temos de parar a poluiçao e a desflorestaçao e de mexer em coisas q so conhecemos ha uma duzia de decadas nunca se sabe a mistela q pode dar.
2008 é um ano normal em termos de media e nao interessa se é o mais frio de um seculo com 8 anos.
o prox ano logo se vê pode ser quente ou frio mas eu fico-me com o normal pq ja faz tempo q nao temos um tempo decente.
EU SÓ SEI Q NADA SEI é o q todos deviamos admitir embora ja estejemos incomparavelmente melhor q ha 2500 anos.
o nosso clima sempre foi instavel e assim continuará embora possa aquecer um pouco, vejam ja tivemos anos sem gelo e outros com ele a visitar o equador mas com intervalos de milhoes de anos e nao, nunca 10 anos ( com exepçao de certos casos ,ex na europa,mas q pouco ou nada alteraram o rumo GLOBAL é disso q tamos a falar,nao?) .
o mundo sao equaçoes mas de infinitos graus ou soluçoes.
desculpem a verborreia mas por favor deem opiniao.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,265
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
amigos "warmers" e "colders" eu acredito numa alteraçao climatica e nao num aquecimento/arrefecimento global.
para haver aquecimento ou arrefecimento sao precisas trocas de energia e isso fará com q certas areas arrefecam e outras aqueçam no decorrer dessas trocas .
eu acho q a curva da temperatura continuará aos trambolhões nos prox anos como sempre teve e ate pode haver aquecimento/arrefecimento mas nunca como no filme do gore.
a paragem da corrente do golfo é absurdamente absurda e sempre existirão correntes oceanicas devido a força de coriolis e ao vento (seja a atmosfera 99% CO2, N2 ou CH4) .
vale tanto a pena fazer previsões para 100 ou 10 anos como guardar escudos para a bolsa da universidade.
amigos anti-bovinistas sempre podemos passar a comer cães e gatos como os chineses.
eu acho q devemos e temos de parar a poluiçao e a desflorestaçao e de mexer em coisas q so conhecemos ha uma duzia de decadas nunca se sabe a mistela q pode dar.
2008 é um ano normal em termos de media e nao interessa se é o mais frio de um seculo com 8 anos.
o prox ano logo se vê pode ser quente ou frio mas eu fico-me com o normal pq ja faz tempo q nao temos um tempo decente.
EU SÓ SEI Q NADA SEI é o q todos deviamos admitir embora ja estejemos incomparavelmente melhor q ha 2500 anos.
o nosso clima sempre foi instavel e assim continuará embora possa aquecer um pouco, vejam ja tivemos anos sem gelo e outros com ele a visitar o equador mas com intervalos de milhoes de anos e nao, nunca 10 anos ( com exepçao de certos casos ,ex na europa,mas q pouco ou nada alteraram o rumo GLOBAL é disso q tamos a falar,nao?) .
o mundo sao equaçoes mas de infinitos graus ou soluçoes.
desculpem a verborreia mas por favor deem opiniao.

E o que é aquecimento/arrefecimento global senão uma alteração climática composta de muitas oscilações em escalas de tempo menores?

Eu penso que a questão que separa os colders vs warmers, é mais no que diz respeito à natureza daquilo que se pensa provocar as alterações climáticas.

Uns dirão que é o Homem o responsável, outros dirão que são factores cosmológicos e outros dirão que é apenas uma oscilação no clima que faz parte de uma era (periodo de tempo maior) de alterações climáticas cujo resultado pode nem ser de aquecimento.

Restarão dúvidas, de que o ártico e a antártida não derretem assim à muitos, muitos ciclos atrás (solares, de inclinação da terra, excentricidade da orbita terrestre,..)?

Penso que o aquecimento global é um facto inabalável, pois os seus efeitos são recordes de talvez centenas de milhares de anos, por isso o aquecimento global é inquestionável!

Mas eu aceito que dentro da era de aquecimento global, possam existir até periodos, muito frios, de 5 ou 10 anos!

Faz tudo parte da confluencia de calor em locais mais sensíveis ou não, "aparentemente" as calotes polares estão recebendo mais calor, ou então têm mais precipitação no periodo quente do ano, ou menos precipitação no periodo frio do ano, (apesar de terem clima desértico).

Veremos em se este ano ainda se baterá o recorde de mínima superfície de gelo antárico, apesar de sabermos que a qualquer momento começará o El Niño a entrar em força, assim como o nosso Sol começará a trabalhar um pouco mais (está já muito atrasado).

Estas coisas do clima, têm uma inércia própria (o próprio oceano é um bom amortecedor dos excessos), tivemos La Ninã e o Sol com baixa actividade e apesar disso.. Bem, estes últimos meses foram mais frescos, e certamente os próximos, mas para mim é apenas um atraso, uma inércia fora de tempo..

Não quero ser alarmista, mas.. cuidado!

Ps: Não vi o video do Al Gore, mas a ser exagerado só vai descredibilizar a teoria do aquecimento. Não gosto mesmo nada de alarmismos!

As alterações vão ocorrendo e seguindo uma tendência oscilante, mas sem grandes alarmismos (por agora).
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Mas eu aceito que dentro da era de aquecimento global, possam existir até periodos, muito frios, de 5 ou 10 anos!

periodos frios localizados e ate quentes mas nao globais ( a historia da tranferencia de energia).
quanto ao sol nao sabemos ao certo mas a actividade está para breve e quem sabe ate pode influenciar e aquecer o HN pq o inverno neste hemisferio coincide com o perihelio
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mas eu aceito que dentro da era de aquecimento global, possam existir até periodos, muito frios, de 5 ou 10 anos!

periodos frios localizados e ate quentes mas nao globais ( a historia da tranferencia de energia).
quanto ao sol nao sabemos ao certo mas a actividade está para breve e quem sabe ate pode influenciar e aquecer o HN pq o inverno neste hemisferio coincide com o perihelio

:huh::huh::huh:

Isso não é mais que a variabilidade climática, nada a ver com o aquecimento global...é mais fácil o planeta arrefecer que aquecer, sempre existiram periodos quentes e periodos frios, que são completamente independentes ao homem.