Orvalho
Cirrus
Tens dados que sustentem esta tua última afirmação?
E será que o frio está mesmo garantido?
Temperaturas em Moscovo nos últimos 90 dias:
E quanto ao padrão ameno do nosso Inverno estar cada vez mais a desvanecer-se, peço que meteorologicamente te relembres do nosso Janeiro de 2008. Foi assim tão agreste?
Não quero com isto defender a teoria de que 2009 será um ano quente e muito menos que "será um dos anos mais quentes da história".
Quero apenas relembrar que o clima evolui num todo, e não por partes.
Não é por estar frio na Europa Ocidental, que o planeta está obrigatoriamente a arrefecer. Foi por isso que postei as temperaturas de Moscovo.
Quando se fala na globalidade, há que ter em conta o que é realmente global.![]()
Olá André

Quanto ao vento em Portugal não pesquisei o tema. É uma afirmação pouco cientifica, observo que há menos vento e menos superficies frontais.
Penso que tens razão não devemos extrapolar fenómenos regionais para a escala global mas quando eles se tornam globais no sentido em que aparecem vagas de frio,cada vez mais severas por todo o Mundo. As temperaturas de Moscovo devem-se a ventos contínuos de Sul, sudoeste, dorsal Africana a entrar pelo leste europeu até á Rússia.
No ano passado apenas a Europa Ocidental não experimentou temperaturas invernais abaixo da média favorecida por ventos de origem subtropical. A Europa Ocidental parecia uma ilha rodeada de frio por todos os lados, situação favorável por todo o Inverno, altamente excepcional.
Temos tido Verões muito frescos.
Temos recordes de neve nas estancias de esqui da América do Norte e da Europa desde o ínicio do Outono, esta área já é uma vasta área do Hemisfério Norte. Recordes de frio na Antartida e no Hemisfério Sul que aliás nos últimos anos arrefeceu mais que o Hemisfério Norte.
Os valores da PDO no Pacífico são um claro sinal de arrefecimento global.
Agora não tenho á mão dados concretos de pesquizas que efectuei em termos de temperaturas globais medidas através de satélite, mas prometo que assim que tiver tempo e mudar a minha ligação á net, que é muito lenta, colocarei os dados.

Há uma quantidade de cientistas e de dados que demonstram que estamos em arrefecimento Global.
Na minha opinião e embora sem certezas, Este arrefecimento global deve-se ao CICLO SOLAR, raios cósmicos a teoria do dinamarquês Svensmark e o seu livro ,The Chilling Stars. Este assunto é muito controverso,penso que não podemos ter certezas de nada mas na verdade a Ciência é isso mesmo, uma procura da verdade com abertura e sem sectarismo.
Julgo que mesmo em cenário de arrefecimento Global vamos continuar a ter vagas de calor o que verifico é que elas são já em menor número que as vagas de frio, é só fazer-se uma pesquisa na Net.
O dogma do aquecimento Global desmedido e eterno começa a ser posto em causa até na CNN onde um cientista nos diz que a temperatura média global derrapou 0.6ºC nos ultimos 2 anos. A ser verdade é uma descida perigosa por ser tão rápida e a ter continuidade.... temos frio garantido e até demais.

http://edition.cnn.com/video/#/video/bestoftv/2009/01/13/ldt.ferre.climate.debate.cnn