2019.07.22 & 23 - Trovoada no Alto Alentejo (Vista de Évoramonte)

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Olá amigos.

Depois de passar 24h a embrulhar modelos e parâmetros, quando finalmente desembrulhei tudo aquilo saiu-me uma viagem de stormchasing até ao Alto Alentejo, mais concretamente a Évoramonte. Quando cheguei, pouco antes do pôr do sol, o cenário não parecia à partida muito favorável, pois apenas existiam uns pequenos cúmulos a 'marinar' a SO da minha posição. Felizmente, as condições tornaram-se propícias e tive o privilégio de assistir a partir do zero à formação das numerosas trovoadas que evoluíram pelo alto Alentejo acima em direcção ao Ribatejo e Beira Interior. Deixo-vos aqui o registo do inicio de todo esse processo que culminou com a captura de alguns raios! :)

Ao inicio uns cúmulos aparentemente inofensivos....


...entretanto um dos cúmulos iniciou o processo de expansão vertical.


O vento entretanto abrandou e as condições tornaram-se cada vez melhores, e a célula foi-se formando...


A transição para cúmulo congestus chegou muito rapidamente...


A partir desta fase, com a agregação e formação de mais nuvens, a formação da trovoada tornou-se evidente.


E pronto, a partir daí....... :viva:
2019.07.22 - 221028 (NIKON D7200) [Évoramonte] by LusoSkies, no Flickr

2019.07.22 - 222416 (NIKON D7200) [Évoramonte] by LusoSkies, no Flickr

2019.07.22 - 230050 (NIKON D7200) [Évoramonte] by LusoSkies, no Flickr

2019.07.22 - 232000 (NIKON D7200) [Évoramonte] by LusoSkies, no Flickr
 
Última edição:


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
...entretanto um dos cúmulos iniciou o processo de expansão vertical. O vento entretanto abrandou e as condições tornaram-se cada vez melhores, e a célula foi-se formando...



A transição para cúmulo congestus chegou muito rapidamente... A partir desta fase, com a agregação e formação de mais nuvens, a formação da trovoada tornou-se evidente.

Eram 21h00 quando tiraste esta fotografia... Eu tinha acabado de fazer o meu passeio ao final da tarde e observei nitidamente essa nuvem a sudoeste de Estremoz.

Radar de precipitação no momento exacto do início da trovoada:

%25C3%25A9vora.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Windchill