81.2mm em Agosto viseense

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Como muitos de vós já devem ter repaardo, registei no passado mês 81.2mm em minha casa.

Grande parte desta elevedíssim atxa de precipitação deve-se às tovodas e aguaceiros fortes de 2 dias no meio do mês.
Choveu torrencialmente durante mais de 2 horas no 1º dia e no 2º apenas 50min., mas apesar disso, penso que 81.2mm para Agosto é demais!!!:unsure:

O que acham?:confused:
 


João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Como muitos de vós já devem ter repaardo, registei no passado mês 81.2mm em minha casa.

Grande parte desta elevedíssim atxa de precipitação deve-se às tovodas e aguaceiros fortes de 2 dias no meio do mês.
Choveu torrencialmente durante mais de 2 horas no 1º dia e no 2º apenas 50min., mas apesar disso, penso que 81.2mm para Agosto é demais!!!:unsure:

O que acham?:confused:

E registaste com o que essa precipitação ? :huh:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Como muitos de vós já devem ter repaardo, registei no passado mês 81.2mm em minha casa.

Grande parte desta elevedíssim atxa de precipitação deve-se às tovodas e aguaceiros fortes de 2 dias no meio do mês.
Choveu torrencialmente durante mais de 2 horas no 1º dia e no 2º apenas 50min., mas apesar disso, penso que 81.2mm para Agosto é demais!!!:unsure:

O que acham?:confused:

Já te dei a minha opinião. Se achas que foram tiradas em condições decentes, tens de aprovar os dados como reais. Mas se tens dúvidas, mostra as tuas condições.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Se alguém tiver dados da precipitação registada para Viseu este Agosto, pode ser que dê para fazer uma comparação.

Pelo dados do Ogimet :

Viseu
viseu.png


Só ocorreram 2,9mm em Agosto :lmao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
81,2mm é muita água Pedro! Muita mesmo! Mas não é impossível.

No dia 15 de Agosto, por volta da hora do lanche, fiz a viagem Lapa (Sernancelhe) - Moimenta da Beira - Tarouca (tudo no distrito de Viseu), e à passagem pela localidade de Paçô, havia muita lama e pedras na estrada, e os pomares e as vinhas estavam completamente alagadas. Na altura até enviei uma sms ao João Soares, a relatar isso mesmo.

No entanto, na Lapa tinha apenas apanhado trovoada (tal como nos dias 13 e 14), e um aguaceiro forte (mas não mais que uns 5mm). Quando cheguei a Tarouca, nem sinal de ter chovido havia, apesar dos meus familiares me dizerem que tinha trovejado bastante.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Terá sido um fenómeno muito localizado, numa área muito restrita, possivelmente a poucos quilómetros de distância quase nem terá chovido:(.

Mas acredito que onde estavas isso tenha acontecido, Pedro:).

Olá_

Até ao momento e do que foi dito sobre essa forte possibilidade, a meu ver é suficiente; "...a poucos quilómetros de distância..." já observei essa diferença a sensivelmente 100m o que acima de tudo achei bastante interessante!
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Apesar de tudo também acho os dados incorrectos (ou devido à localização da estação) do Ogimet, tendo em atenção aos relatos que tive conhecimento das chuvadas que por lá aconteceram.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
No dia 14 de Agosto fui acampar para o parque de campismo de Vouzela(distrito de Viseu) e choveu imenso, caiu granizo, trovoada com força:), as tendas ficaram alagadas. Realmente 81.2mm parece imenso, mas pelo que vi, não me admira.
Este é o relato só de um dia, ao que se constou por lá, no dia anterior tinha sido pior.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Independentemente da correcta medição efectuada, é perfeitamente natural que em situações de tempo muito instável, com aguaceiros e trovoadas dispersas, possam surgir grandes contrastes de precipitação entre locais relativamente muito próximos.

Ora nem mais. Em trovoadas como foram essas é errado estar a credibilizar ou descredibilizar registos por uma outra estação, mesmo que seja relativamente próxima. Pessoalmente acho demais pois mesmo que divididos em 2 dias talvez se tivesse ouvido falar um pouco mais sobre os efeitos dessa água numa zona urbana, que seria muita, mas não totalmente inverosímil. Não foi nessas células que houve inundações em Oliveira do Hospital ou Seia ou noutro local dessa região?

Resta ao Pedro explicar como recolhe e mede a precipitação, se for pluviómetro "caseiro" até pode estar a fazer mal as contas, ou tê-lo num local errado que recolha também água que escorre de telhados ou paredes, etc,etc, já aconteceu a outros por aqui.