81.2mm em Agosto viseense

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Independentemente da correcta medição efectuada, é perfeitamente natural que em situações de tempo muito instável, com aguaceiros e trovoadas dispersas, possam surgir grandes contrastes de precipitação entre locais relativamente muito próximos.

Ainda no ano passado em Setembro, choveu onde eu moro 4 mm e nesse mesmo dia a 10 kms daqui onde eu moro choveu 130 mm. Pode ser perfeitamente possível, agora resta saber as condições em que o Pedro registou esse valor.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ora nem mais. Em trovoadas como foram essas é errado estar a credibilizar ou descredibilizar registos por uma outra estação, mesmo que seja relativamente próxima. Pessoalmente acho demais pois mesmo que divididos em 2 dias talvez se tivesse ouvido falar um pouco mais sobre os efeitos dessa água numa zona urbana, que seria muita, mas não totalmente inverosímil. Não foi nessas células que houve inundações em Oliveira do Hospital ou Seia ou noutro local dessa região?

Resta ao Pedro explicar como recolhe e mede a precipitação, se for pluviómetro "caseiro" até pode estar a fazer mal as contas, ou tê-lo num local errado que recolha também água que escorre de telhados ou paredes, etc,etc, já aconteceu a outros por aqui.

A minha sugestão para comparar com Viseu foi só para ter uma ideia aproximada. Jamais teria o intuito de credibillizar ou descredibilizar alguém.
Daí a minha sugestão para esperarmos pela opinião do Pedro.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Terá sido um fenómeno muito localizado, numa área muito restrita, possivelmente a poucos quilómetros de distância quase nem terá chovido:(.

Mas acredito que onde estavas isso tenha acontecido, Pedro:).

E sim, foi isso mesmo que aconteceu...

Nos dias 15 e 16 de Agosto tive trovoadas intensas, e aguaceiros fortíssimos, que no dia 15 duraram cerca de 3h!!!

Lembro-me que as grades de escoamento de águas já vomitavam fora, e chegaram a encher um pátio que nem uma piscina...

Quando cheguei a minha casa, à noite, reparei que o meu quintal que durante a manhã estava cheio de mentes, estava v agora liso, e já não existiam nenhumas formigas.
Havia muita agulha de pineiro no chão, e a água ara tanta que chegou a por a descida ao pé de minha casa, que é de terra, às "escadinhas",como as culturas no Douro e no Pico, e perdi cerca de 10cm de terra, pondo alcatrão à vista, coisa que já não aconteci à muito...:D

Portanto acho que é possível o valor, mas mesmo assim...

Desde já, muito obrigado pela colaboração...
Será que me conseguem dizer se o Im tem este tipo de dados?:unsure:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Onde anda o Pedro?:lol: Não sei se já viram, no dia 14 de Agosto ele diz que recolheu 45L por 0.90m2, isto num "caldeiro grande das vindimas".

Era que o estava à mão, mas tive todos os cuidados...
Calculei a área e fiz uma proporção para descobrir os mm!
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Era que o estava à mão, mas tive todos os cuidados...
Calculei a área e fiz uma porpoção para descobrir os mm!
Não sou burro, pá.

Quando postei quais foram as tuas condições de recolha e valores obtidos não foi de forma nenhuma a desvalorizar qualquer resultado ou forma de recolha, mas sim recuperar o que tinhas dito nesse dia porque poderia ser
útil para o entendimento dos teus resultados.

E nunca foi minha intenção desvalorizar-te, até pelo contrario, é de grande valor tentares na falta de um pluviometro, tentares arranjar outra forma de recolha, o que interessa é desenrascar e até poderam sair grandes alternativas ao dito mais profissional destas experiências.

Em relação aos valores de precipitação, também acho que poderão ser possíveis, visto que eu num só num dia de trovoada por aqui registei 30.0 mm e não foi aqui o centro da precipitação, pois houve zonas a poucos km’s em que chegou a haver danos devido ao granizo, e aqui este nem caiu, isto são fenómenos muito localizados.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Era que o estava à mão, mas tive todos os cuidados...
Calculei a área e fiz uma proporção para descobrir os mm!

Tu que gostas tanto de postar, devias as menos postar no tópico que tu próprio criaste.
Mas volto a pedir-te.
Coloca aqui todos os cálculos que efectuaste e mais os dados correspondentes ao barril. ;)

Ao menos faz alguma coisa :thumbsup:

PS: Não te faças de desentendido!