A mentalidade fechada dos portugueses em questões meteorológicas

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá a todos

Começo pela mentalidade fechada. Acho que não se trata disso, trata-se de pouco conhecimento, mas isso é um problema transversal da sociedade portuguesa e muito acentuado nas áreas cientificas entre outras. Só o tempo e um bom ensino tratará disso.

E quanto ao interesse ou das audiências. Isso é um falso mito, basta ver as televisões estrangeiras e os recursos que muitas delas gastam na sua programação de meteorologia, muitas tem até meteorologistas nos quadros para o efeito, adquirem produtos sofisticados de software e passam meteorologia em horário nobre. E não é uma questão de Portugal ser diferente, que não o é. Por exemplo o site do IM é o mais visitado da administração pública logo a seguir ao das Finanças. E vemos a carga brutal a que estão sujeitos os servidores do IM de cada vez que há um evento significativo. Para mim a questão da TV é apenas miopia dos vários canais que desde há anos apenas se preocupam com telenovelas e concursos, a meteorologia é apenas uma vítima entre muitas outras até mais importantes.

Sim, existe pouco conhecimento porque boa parte dele é captado do meio que a maioria da população (portuguesa) utiliza como referência para estar informada que é a TV, e indirectamente é devido ao muito tempo que lhe dedica independentemente do grau de qualidade da sua programação.
Se por exemplo o site do IM é um dos mais visitados da administração pública, creio que a grande maioria de quem o visita não abordaria a meteorologia de uma forma tão infeliz tal como um comentário de rua já aqui referido! :(


Principalmente no Inverno, sigo a informação meteorológica divulgada pela TVE, às 20,45 horas, depois do Telediario. Sempre à hora certa, informação quanto baste, fica-se com uma ideia correcta das condições actuais e futuras.

Em Portugal, desde que o boletim à noite deixou de ter hora definida, afastou de certeza muitos portugueses, só de manhã cedo a informação do tempo assume algum realce.

Quanto à informação meteorológica da TVE após o Telediario, já vi algumas vezes e não tem comparação possível; é realmente muito mais completo. :thumbsup: