A perseguição vergonhosa do Meteo Trás-Os-Montes ao IPMA deve parar

Tópico em 'Fórum e Comunidade' iniciado por Zoelae 26 Out 2018 às 17:53.

1. Zoelae

Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Nov 2005
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    A página do facebook Meteo Trás-Os-Montes é das maiores páginas portuguesas do facebook sobre meteorologia. Fazem um serviço útil e têm uma comunidade bastante activa. No entanto, é recorrente e absurda, a perseguição e linchamento do IPMA.
    Em primeiro lugar, o Meteo Trás-Os-Montes é uma página de amadores para amadores. Não fazem análises técnicas rigorosas de informação, não têm a sua própria rede de recolha e processamento de informação. Não criam os seus próprios modelos, simulações, etc. Limitam-se a fazer uma análise de informação criada por outros, de forma um pouco empírica, não atribuem graus de certeza às sua previsões...e apesar disto tudo, enveredaram pela onda do populismo e acham-se os maiores e desrespeitam constantemente um organismo oficial. Os tipos até podem ser muito bons, mas se querem ser excelentes têm de aprender a respeitar os outros.
    A comunidade portuguesa de meteorologia sempre foi uma comunidade pacífica. Houve uma cisão no Meteo.pt nos seus promórdios, que levou a criação do defunto MeteoIbéria, aquando do primeiro encontro do Meteo.pt. Mas, os membros de ambas as comunidades sempre se respeitaram. E além disso, o Meteo.pt tem um histórico de cooperação com o IPMA.

O Meteo Trás-Os-Montes deve saber que o IPMA, sendo um serviço oficial tem de avaliar criteriosamente toda a informação e decidir cuidadosamente o que é relevante para o público em geral. Ser o organismo oficial de meteorologia não é igual a mandar bitaites para uma comunidade de meteoloucos.
    Além do mais, o instituto funciona com recursos limitados, sofreu uma fusão nos últimos anos com outros institutos e que o orçamento real dedicado à meterologia e climatologia é bem inferior ao de alguns anos atrás. Julgo que apesar disso, os portugueses não devem ter razão de queixa pelo serviço prestado pelo IPMA, pois globalmente é um serviço relativamente bom.
    A gota de água hoje foi ver o Meteo Trás-Os-Montes criticar o direito à greve, como se os trabalhadores do IPMA não tivessem os mesmos direitos que os outros portugueses.

O Meteo Trás-Os-Montes está em contra-corrente com os princípios basilares da comunidade portuguesa de meteorologia. A comunidade portuguesa de meteorogia sempre se regeu por princípios de cooperação e respeito mútuo.

Se concordas com este texto, podes usar a secção de críticas para dar um puxão de orelhas ao Meteo Trás-Os-Montes.

Por último, faço a minha declaração de conflito de interesses: não trabalho para o IPMA, nem o represento.

Cumprimentos

#1 Zoelae, 26 Out 2018 às 17:53
    Última edição: 26 Out 2018 às 18:08
  2. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    Não me vou alongar muito no comentário, até porque não tenho nada a dizer do meteo trás os montes nem de outros projectos, agora tocaste ai numa questão que para mim é essencial. Acho que se perdeu a "mistica" dos primórdios do meteopt, meteoiberia, perdeu-se as análises sábias e estudadas dos elementos que frequentavam esta casa.

Pessoalmente sinto- me um felizardo em ter feito parte do grupo restrito de utilizadores desta casa, quando se todos se respeitavam, quando todos partilhavam e trocavam ideias, quando se falava de meteo amadora.

Hoje não, temos páginas de meteorologia amadora a nascerem como cogumelos, todos pensam que são os gurus das previsões, o que querem é exposição mediática, não têm qualquer rigor no que dizem.
    Pessoalmente até já não tenho o mesmo entusiasmo na minha página como tinha, pois numa frase digo.... Existem os originais e depois existem as cópias que nunca vão passar de cópias!

E não querendo ofender ninguém, felicito a tua coragem em teres tocado nestas questões. E a falta de comentários neste tópico só reforça a ideia que os tempos mudaram.

Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk

Collapse Signature Expand Signature
  3. pe5cinco5

pe5cinco5
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Nov 2014
    Local:
    Caparica(40m)|Portalegre(475m)|Mir.Douro(730m)
    Eu até gosto de alguns exemplos que o Meteo Trás os Montes tem feito, no que diz respeito, por exemplo, à divulgação de eventos ou de fenómenos locais que aconteceram num dado local de Portugal, inicialmente com pouco conhecimento, fazendo passar a algo bastante conhecido num acontecimento incomum.

Todavia, eu neste assunto, nem vou apoiar o Meteo Trás os Montes nem o IPMA.

Por um lado, o IPMA tem todo o seu direito à greve. Terá os seus motivos. Se faz, não é sem mais nem menos. É porque há algo que não corre bem na empresa. Se fazem greve é porque provavelmente querem que o serviço possua melhorias.

Por outro lado, O Meteo Trás os Montes também já "lançou" ou pelo menos fez por isso, que é lançar avisos ou conteúdos com maior índice do que o IPMA. Estou a querer dizer que, socialmente, o Meteo Trás os Montes funciona como um intermediário entre o IPMA e a população.

O que eu menos gostei da atitude do Meteo Trás os Montes foi acusar o nosso fórum por estar a atacar a página, como se os quiséssemos rebaixar. Pode ser visto como uma tentativa de denegrir a imagem do nosso fórum.
    Ao contrário da página da Meteo Trás os Montes, onde mistura a população, aqui neste fórum existe a tendência de debater fenómenos com maior detalhe, em tempo real. Posso dizer que este fórum é o centro do assunto em debate da meteorologia em Portugal, enquanto que a página do Facebook é informar a população no geral, com um pouco de detalhe, do assunto.

-------------------------------------------------------------------------

Enfim... A única página no Facebook que eu sigo e merece respeito, só ter falhado uma vez, é o Best Weather, estes sim, são claros, publicam várias vezes ao dia, falam de algo que está a acontecer no momento, descrevem um pouco mais os acontecimentos e ajuda-nos a entender melhor o que aconteceu/irá acontecer.

Essa no facebook, e, claro, a nossa página, porque é aqui que eu aprendo e fortaleço os meus conhecimentos de meteorologia, pois encontro aqui informações que dificilmente um meteorologista amador consegue encontrar noutro lugar de meteorologia português. :)

4. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    Boas,

Pois é meus amigos, tudo isto mudou e temos de nos adaptar a todas estas novas situações, mas o respeito, o espirito de camaradagem e cooperação, que desde os seus primórdios esta comunidade se rege, tem de ser igual, não é admissível a ninguém a falta de respeito que foi demonstrada. Estas situações deixa-me triste.

Só mesmo quem não conhece a realidade é que faz estes comentários, temos dos melhores profissionais que lutam por melhorias constantes num sistema que está cada vez mais pobre.

Abraços

5. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Leiria (Guimarota)
    Era seguidor do Meteo Trás-os-Montes... Hoje deixei de ser, não pela posição de ataque ao IPMA, que embora seja constante e exagerada é legitima, afinal todos passamos a vida a criticar serviços públicos, são pagos com os nossos impostos, mal seria se não pudéssemos falar o que não gostamos no seu serviço. Mas a atitude de ir lavar a roupa suja para o facebook, era escusada, ainda para mais o sendo membro activo do forum podia vir aqui "defender-se" apresentando os argumentos se os tivesse, mas não, optou por ir refugiar-se junto dos seus partidários... É triste...

#5 MSantos, 27 Out 2018 às 23:30
    Última edição: 27 Out 2018 às 23:48
  6. slbgdt

slbgdt
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    31 Jan 2015
    Local:
    Barcelos
    A pior página de meteo.
    Já houve mal estar por parte de comandantes de trás os montes devido a esse rapaz de Cascais a incentivar os incendiários.
    Já deixei de seguir quando me bloqueou por lhe apresentar factos contra o seu populismo

7. dahon

dahon
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    1 Mar 2009
    Local:
    Viseu(530m)/Coimbra
    Infelizmente é assim. A liberdade que a internet me deu para aprender tudo o que sei sobre meteorologia neste forum é a mesma que deixa a falta de bom senso reinar nas redes sociais.
    Mas pior do que isso é a falta de espírito critico que culmina na proliferação do populismo.

8. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Por acaso isso que referes no final também me fez bastante confusão, atitude cobarde! De certa forma está a prejudicar a imagem deste fórum... deve ter sido para ganhar uns euros com os likes. Lol Quando se cospe no prato onde se comeu...está tudo dito.
    A cruzada anti IPMA, embora perceba alguma parte dela, quase que roça a algo doentio.

9. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Alcobaça
    Concordo passam o dia a atacar o PMA, é verdade
    que comete alguns erros e têm coisas a melhorar, mas isso não é razão para o Meteo Trás-os-Montes os enxovalhar constantemente chega a ser irritante e uma grande falta de respeito por todos os que lá trabalham.
    É uma perseguição doentia ao IPMA. :hmm:

Sanxito, slbgdt, luismeteo3 e 1 outra pessoa gostaram disto.
  10. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Dois aspectos a reter:

- existem também outros facebookianos em autêntica cruzada persecutória ao IPMA para além do Meteo Trás-os-Montes, pelo simples facto de se tratar de pessoas que usam o espaço virtual sem assumirem quaisquer responsabilidades pelo que divulgam na internet (garotos em corpo de homens);

- existem realmente pessoas em que tudo o que seja incêndios fazem logo reportagem foto - cinema - fotográfica para publicarem na internet, autênticos incendiários virtuais.

11. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 40m)
    Não podia concordar mais contigo neste ponto e curiosamente, um deles até já esteve neste Fórum embora não seja dos membros mais antigos. Certo é, que sem qualquer formação ou conhecimento científico arrastam multidões nas redes sociais e acabam por descredibilizar o que de bom se faz na Meteorologia amadora.

12. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Leiria (Guimarota)
    Quase todos os responsáveis dessas páginas anti-IPMA nasceram neste forum. Agora já não precisam do MeteoPT, já têm legiões de seguidores nas redes sociais, já dão entrevistas em rádios etc., já têm o protagonismo que sempre procuraram...

Gerofil, AnDré, Sanxito e 6 outras pessoas gostaram disto.
  13. criz0r

criz0r
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    11 Abr 2008
    Local:
    Almada - Cova da Piedade (Altitude: 40m)
    Exacto. Páginas essas que infelizmente crescem como ervas-daninhas. Curioso que hoje em dia, qualquer um que aparece na comunicação social é Climatologista. Enfim.

Sanxito, luismeteo3 e Gil_Algarvio gostaram disto.
  14. 1337

1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Quem é o user em questão, por detrás desta página?

15. Sanxito

Sanxito
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Santa Marta do Pinhal - Corroios
    Bom dia a todos.
    Não tinha visto este tópico, e só tive conhecimento porque alguém me ligou a dar conta do mesmo.
    Andei afastado deste forum durante algum tempo porque a certa altura senti que não fazia sentido, eu tinha menos tempo livre, e o caminho que levava era pouco estimulante e "birrento".
    Esta é a nova realidade, o populismo está presente em quase tudo, e só depende de quem tem jeito e gosto para aparecer, ou não. Eu não gosto e não é minha forma de estar. Tenho também uma página no face desde há 4 anos com um outro colega, e o nosso "mercado" é a freguesia, no sentido de dar algum apoio a eu quem cá vive. Digo mercado porque felizmente a minha liquidez não advém da meteorologia, felizmente porque, quando o hobby deixar de o ser, a magia perde-se.
    Sempre fui feliz com uma caneta, papel, uma estação e os seus dados, o resto é o resto.
    Tenho saudades do forum da década passada, mas bem sei que o passado não volta e que só os museus vivem dele.
    Não tenho nem nunca tive nada contra nenhum dos membros e seus projectos, só sinto que o meu caminho é diferente daquele que esta casa e alguns membros tem seguido nos últimos anos.
    Isto é visto por muitos como uma competição.
    Fazer diferente não é garantia de fazer melhor, e não basta querer para ser melhor.
    Enfim...
    Bom dia a todos.

Partilhar esta Página