A tua Estação Meteorológica

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: As vossas estações meteorológicas

Bem-vindo Maeglin!

Tens uma LaCrosse :thumbsup:

Tal como disse o Fil podem ser vários motivos para os sensores darem leituras erradas das temperaturas. Um factor que também conta muito, principalmente nas mínimas, é se tens o termómetro abrigado numa varanda. Asseguro-te, por experiência própria, que a mínima é normalmente superior em 2ºC em relação a um termómetro que não esteja abrigado ou perto de paredes!
 


Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: As vossas estações meteorológicas

Bem-vindo Maeglin!

Tens uma LaCrosse :thumbsup:

Tal como disse o Fil podem ser vários motivos para os sensores darem leituras erradas das temperaturas. Um factor que também conta muito, principalmente nas mínimas, é se tens o termómetro abrigado numa varanda. Asseguro-te, por experiência própria, que a mínima é normalmente superior em 2ºC em relação a um termómetro que não esteja abrigado ou perto de paredes!

Sim principalmente no Verao com muitas horas solares em que as paredes absorvem calor durante o dia e à noite libertam... No Inverno nao parece fazer tanta diferença. Mas se nao houver outra hipotese sem ser a parede mais importante é estar a sombra e ser um local bastante ventilado.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Re: As vossas estações meteorológicas

LOl...por acaso voces nao estao interessados em me oferecer uma?:lmao: :lmao: :D Já que tou quase a fazer anos valia apena....e na brinca!!!:) Inda vao me achar que sou um xulo dos diabos...Tambem ando a procura duma mas até agora tenho estado a juntar "cheta":)

Gostei das vossas e despertou-me algum interesse;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A minha estação meteorológica

Este é o local onde está instalada a minha estação meteorológica.
Pendurada nas traseiras da minha casa e perto da parede (não encontro sítio melhor), mas entretanto já mudei para a varanda.
Como se pode ver, estou rodeado de outros prédios algumas dezenas de metros à frente.
Pelo facto de estar perto da parede, das janelas da minha marquise e rodeado de prédios (que também comprometem a circulação do ar e anulam, de certo modo, o vento) vejo-me obrigado a fazer débitos contínuos na temperatura registada, senão registaria valores ridículos, cerca de 2 ºC acima do real.
Desta forma, comparo constantemente com um termómetro de mercúrio colocado na varanda e reparo que têm de ser retirados 2 ºC àquilo que o termómetro regista. É, portanto, este valor que eu debito ao que me mostra a estação.
Até agora foi a forma mais fiável de registar a temperatura, pois moro num prédio e não tenho grandes condições para instalar adequadamente uma estação meteorológica.

Esta%C3%A7%C3%A3o+na+Marquise.jpg
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Re: As vossas estações meteorológicas

boas, dado ter uma estação meteorológica.e viver num apartamento não ter espaço para colocar o anenómetro, mas estava interessado em comprar um pluviómetro e encontrei este da La Crosse www.lacrossetechnology.fr/en/WS9004.html será boa escolha e dará resultados fiáveis, gostaria da vossa opinião:thumbsup: ou existe outros pluviómetros
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: As vossas estações meteorológicas

Bem-vindo Maeglin!

Tens uma LaCrosse :thumbsup:

Tal como disse o Fil podem ser vários motivos para os sensores darem leituras erradas das temperaturas. Um factor que também conta muito, principalmente nas mínimas, é se tens o termómetro abrigado numa varanda. Asseguro-te, por experiência própria, que a mínima é normalmente superior em 2ºC em relação a um termómetro que não esteja abrigado ou perto de paredes!

2 ºC ! Tal como me acontece a mim, que tenho a estação numa varanda.
Debito sempre esse valor ao que me diz a estação para que não haja erros na divulgação da temperatura.
Já provei isso com um termómetro de mercúrio ao longo de centenas de experiências ! :thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Previsões e Alertas - Agosto 2007

Explica lá ao pessoal o que é isso do WXSIM. Pelo que pude perceber é um software que compraste que trata os dados da tua estação e outros, e faz uma previsão local. Certo ? Então depois dá conta os progressos disso.

Mais info sobre o WXSIM em www.wxsim.com

De uma forma geral, o WXSIM recolhe dados da minha estação, do GFS, METARs, RAOB, SYNOPS e Boias no oceano tudo num raio de 1200km.

"Mistura" tudo, estuda convecções e dá uma previsão que pelo menos para 24 Horas costuma ser muito precisa.

Tudo funciona de forma automática mas durante a execução da previsão nos dias, horas que quisermos pode-se fazer de forma manual.

Além disto tudo temos que definir o clima do nosso local. Maritimo, continental, altitude, ventos dominantes, etc...

Com o passar do tempo vou acertando todas estas definições de forma a conseguir uma previsão o mais precisa possível.

Em Portugal a estação de Abrantes também utiliza esta software.

Quem quiser pode adquirir o software, não é necessário ter um site nem uma estação. Os dados locais podem ser introduzidos manualmente.

Mais alguma dúvida, apita.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Re: As vossas estações meteorológicas

O termómetro deveria estar a 1,5 m. do solo e o anemómetro a 10 m. .
 

casoliveira

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
11
Local
Gondomar
Re: As vossas estações meteorológicas

Ora viva lá. Acabadinho de chegar!

Depois de feita a apresentação, conforme prometido, permitam-me que faça a primeira questão. Conforme referi na minha apresentação, http://www.meteopt.com/showpost.php?p=40622&postcount=599 ,estou a começar na área. Ainda não conheço bem os cantos à casa mas vou arriscar nesta secção uma questão (ou bateria delas:shocking:). Procuro uma estação para instalar na minha casa, descobri, após pesquisa na casa, este sitio http://www.nouveauxobjets.com/ com propostas interessantes. Os amigos sugerem-me alguma em especial? Estava a pensar no modelo WS2300.
O site é de confiança? Já alguém lá comprou?
Entretanto descobri o modelo WS 1600, no mesmo site, a cerca de 130 Euros, parece muito equivalente, será boa hipótese.
Sei que é muita pergunta seguida, desculpem, o bichinho começa a roer, sei que sabem o que isso é!!!! Estou a acabar de construir uma casa e vinha a calhar já ficar "a bicha" instalada.
Abraço,
Carlos Alberto
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: As vossas estações meteorológicas

Boas,


A WS1600 é bastante completa na recolha de dados... tem o inconveniente de não permitir ligação ao computador.


Podes ver algumas imagens da WS1600 aqui:

http://www.meteopt.com/showthread.php?t=192&page=20




:thumbsup:
 

casoliveira

Cirrus
Registo
19 Ago 2007
Mensagens
11
Local
Gondomar
Re: As vossas estações meteorológicas

Obrigado Kraliv!!

A WS 1600 já está de fora. A ligação ao PC é importante. Pretendo colocar os dados online, para utilizar com os alunos na minha escola.

Ando a ver as ws 2300 e por aí.

Abraço.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa :thumbsup:

Parabéns pela nova estação!

Em tempos já andei de olho nesse modelo também, mas neste momento tenho outras prioridades.

Que tenhas sucesso na configuração da estação e não te esqueças de a disponibilizar no
Wunderground
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A minha estação anterior era muito parecida a essa, era uma WS2310. Só a troquei pela minha estação actual devido aos fios, visto que tinha forçosamente que colocar o anemómetro no telhado. Mas se para ti dá, fizeste uma muito boa escolha!

Coloca os dados no wunderground e no meteoclimatic também.