A tua Estação Meteorológica

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Verifica como tens os cabos que interligam os sensores. Não convém que estejam enrolados ou presos muito justos porque provoca ruído na transmissão.

Realmente como o pluviómetro está mto perto do barómetro enrolei o fio e está debaixo de uma telha. Quanto á emissão dos dados por via rádio para a base já anulei, está agora por cabo. Deu uma trabalheira para passar o cabo pela instalação da casa. Fiz isso na sexta à noite, no sábado já contou 0.5 mm/m2, e hoje às 8:30 já tinha mais 0.5mm/m2. Penso que o problema podia estar na distância do transmissor da base. Mas vou seguir o conselho e vou desenrolar o fio.
Obrigado:thumbsup:
 


DoubleM

Cirrus
Registo
6 Dez 2007
Mensagens
3
Local
Alcobaça
Acabei de comprar a minha primeira Estação meteorológica e sendo um principiante, optei por comprar uma numa promoção do Aldi por 27.99€

A marca é Globaltronics (presumo linha branca) e o seu aspecto (da base) é o seguinte:

meteo1ya3.jpg


meteo2us9.jpg


meteo3gy1.jpg



(depois coloco fotos do emissor)

As caracteristicas principais são:

- Recepção Horas Rádio DCF 77
- Indicação de 12 ou 24 horas para duas zonas horárias
- Alarme hórario diario, segunda a sexta, segunda a sábado, sábado a domingo ou semanalmente
- Indicação de data e dia da semana
- Indicação de temperatura interior em C/F
- Indicação de temperatura exterior em C/F até 4 emissores diferentes (inclui 1)
- Indicação de humidade no interior/exterior
- Indicação minima/máxima da temperatura e humidade no interior/exterior
- Indicação do histórico do tempo
- Indicação do histórico da temperatura
- Indicação actual, anterior e tendencia da pressão atmosférica
- Alarme de temperatura interior/exterior
- Simbolos para a previsão meteorológica
- 12 indicações da fase da lua
- Indicação da hora do nascer e por-do-sol
- Indicação da duração da luz do dia
- Indicações de temperatura e humidade no ecra LCD do emissor
- Indicação do controlo das pilhas
- Ecrã LCD com cor azul

Num ligeiro contacto estou bastante satisfeito, parece-me uma relação preço/qualidade porreira. Apenas tenho pena de que só dê para funcionar com pilhas e que a luz do ecrã LCD só se mantenha acessa durante 7s de cada vez que se prime o botão respectivo

Estou é com um problema. De acordo com o manual, durante a configuração coloquei a zona 61, que corresponde à minha. Acontece que o horário do nascer e por-do-sol está uma hora atrasado. O por-do-sol por exemplo, indica-me neste momento 18h12, quando o correcto seriam 17h12. Acontece também que a hora acertada automáticamente pelo sinal rádio está uma hora adiantada. São neste momento 2h da manha e indica 3h. Não descubro qualquer tipo de ajuste horário, só mesmo a zona.. Alguém me poderia dar uma dica? :rolleyes:

Obrigado
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Acabei de comprar a minha primeira Estação meteorológica e sendo um principiante, optei por comprar uma numa promoção do Aldi por 27.99€

A marca é Globaltronics (presumo linha branca) e o seu aspecto (da base) é o seguinte:



(depois coloco fotos do emissor)

As caracteristicas principais são:

- Recepção Horas Rádio DCF 77
- Indicação de 12 ou 24 horas para duas zonas horárias
- Alarme hórario diario, segunda a sexta, segunda a sábado, sábado a domingo ou semanalmente
- Indicação de data e dia da semana
- Indicação de temperatura interior em C/F
- Indicação de temperatura exterior em C/F até 4 emissores diferentes (inclui 1)
- Indicação de humidade no interior/exterior
- Indicação minima/máxima da temperatura e humidade no interior/exterior
- Indicação do histórico do tempo
- Indicação do histórico da temperatura
- Indicação actual, anterior e tendencia da pressão atmosférica
- Alarme de temperatura interior/exterior
- Simbolos para a previsão meteorológica
- 12 indicações da fase da lua
- Indicação da hora do nascer e por-do-sol
- Indicação da duração da luz do dia
- Indicações de temperatura e humidade no ecra LCD do emissor
- Indicação do controlo das pilhas
- Ecrã LCD com cor azul

Num ligeiro contacto estou bastante satisfeito, parece-me uma relação preço/qualidade porreira. Apenas tenho pena de que só dê para funcionar com pilhas e que a luz do ecrã LCD só se mantenha acessa durante 7s de cada vez que se prime o botão respectivo

Estou é com um problema. De acordo com o manual, durante a configuração coloquei a zona 61, que corresponde à minha. Acontece que o horário do nascer e por-do-sol está uma hora atrasado. O por-do-sol por exemplo, indica-me neste momento 18h12, quando o correcto seriam 17h12. Acontece também que a hora acertada automáticamente pelo sinal rádio está uma hora adiantada. São neste momento 2h da manha e indica 3h. Não descubro qualquer tipo de ajuste horário, só mesmo a zona.. Alguém me poderia dar uma dica? :rolleyes:

Obrigado

Parabens pela tua estação parece muito simpatica

Relativamente à questão da hora que se adianta uma hora aquando pilotada pelo relogio atómico de Frankfurt eu na minha La Crosse estava com o mesmo problema. Como tal coloquei o fuso horário em -1 (utc-1) em vez do 0
E resultou !!!! ;-)
 

DoubleM

Cirrus
Registo
6 Dez 2007
Mensagens
3
Local
Alcobaça
O "grande" problema que eu tenho é que não tenho definição de fuso horário. Apenas tenho uma setting para a zona. Zona essa que vem referida no manual. E essa mesma definição vai influenciar a hora corrente e as horas do nascer e por-do-sol. Ou seja, caso pudesse escolher uma zona diferente, para a hora ficar certa, as horas do nascer e por-do-sol iriam alterar também incorrectamente. Disse caso pudesse escolher, porque Portugal é a zona mais a Oeste das possiveis escolhas.. Estou a ver que me tenho de conformar com uma hora adiantada na hora corrente e em relação ao Sol :(
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Boas!:thumbsup:

Neste Natal tive uma verdadeira surpresa, recebi uma estação meteorológica do LIDL! N sei a que ponto é fiavel, mas sempre e melhor que nada.:D

cumps.
 

TóMicas

Cirrus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
2
Local
Covilhã
Boas!:thumbsup:

Neste Natal tive uma verdadeira surpresa, recebi uma estação meteorológica do LIDL! N sei a que ponto é fiavel, mas sempre e melhor que nada.:D

cumps.

Também comprei uma iguel para juntar à colecção. Uso a minha Oregon como referência e até agora não tem dado grandes desvios, é só ajustar a sensibilidade, na minha com 2 está ok.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Seguimento - Dezembro de 2007

Boas!
Estava aqui a montar a estação que o Pai Natal cá deixou ( Bluesky bws 689 ) e surgiram dúvidas :confused: Alguém pode ajudar:huh:
No livro de instruções diz que tem um sensor exterior sem visor LCD e outro com visor LCD. Vinham 2 mas ambos sem visor:eek: Será possível vir trocada?
No parágrafo de "resoluções de problema de perda de sinal" a última frase diz o seguinte: " ... de temperatura e humidade retomam assim que as interferências cessarem" Esta é a única referencia que fazem em relação há humidade em todo o manual de instruções logo presumo que estas diferencias sirvam só para outros modelos que vêem todos com o mesmo manual :huh::huh:
Alguém me pode esclarecer ? Sobretudo em relação aos sensores
Obrigado
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Re: Seguimento - Dezembro de 2007

Boas!
Estava aqui a montar a estação que o Pai Natal cá deixou ( Bluesky bws 689 ) e surgiram dúvidas :confused: Alguém pode ajudar:huh:
No livro de instruções diz que tem um sensor exterior sem visor LCD e outro com visor LCD. Vinham 2 mas ambos sem visor:eek: Será possível vir trocada?
No parágrafo de "resoluções de problema de perda de sinal" a última frase diz o seguinte: " ... de temperatura e humidade retomam assim que as interferências cessarem" Esta é a única referencia que fazem em relação há humidade em todo o manual de instruções logo presumo que estas diferencias sirvam só para outros modelos que vêem todos com o mesmo manual :huh::huh:
Alguém me pode esclarecer ? Sobretudo em relação aos sensores
Obrigado

Estive a ver imagens da estação e nelas nenhum dos sensores tem visor LCD

http://www.boostore.com/Carrefour/P...339&CC={E3DAAF5F-7B07-432A-B316-9670AACC0A96}

http://www.priceminister.com/offer/...89-Station-Meteo-Petits-appareils-divers.html

Quanto á temperatura e humidade: Em qualque estação meteorologica não se deve deixar o sensor completamente exposto quer á humidade quer á luz directa do sol, ou perto de paredes ou de locais que armazenam calor. Isto pode influenciar os resultados.
As baixas temperaturas tambem podem influenciar os resultados...(as pilhas alcalinas contem grandes quantidades de agua po r isso congelam facilmente... deves usar pilhas de litio):thumbsup:
Nao sei se te esclareci completamente, mas é o que sei...

Por aqui temp: 8,6ºC
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olá a todos,

Para efeitos de organização do forum, importa esclarecer os objectivos dos tópicos existentes que se referem às estações meteorológicas.

Assim temos para já dois tópicos:

1) -> Compra de estação meteorológica: escolha, lojas, dúvidas
2) -> A tua Estação Meteorológica

O primeiro serve para discutirmos questões relacionadas com a compra de equipamento e/ou acessórios, dúvidas na escolha da estação, preços, lojas físicas ou virtuais, importação, etc,etc.

O segundo serve para fazerem uma breve apresentação da vossa compra, e esclarecerem dúvidas após a aquisição, montagem, calibração, software, ligação à Net, etc.

No entanto, e como felizmente há cada vez mais estações, podem e devem criar um tópico novo só dedicado à vossa estação, com fotografias, características, localização, marca e modelo, e sobretudo, com as vossas impressões sobre a mesma, os pontos fortes, os pontos fracos, desabafos, alegrias ou frustrações. A vossa experiência e dificuldades com cada estação será certamente útil no futuro aos novos proprietários das mesmas.
Actualmente estes tópicos devem ser criados no forum de "Meteorologia" mas em breve será aqui criado um forum dedicado só a esta área.
 

RMSSF

Cirrus
Registo
27 Dez 2007
Mensagens
10
Local
Fafe, PT
Caríssimos "meteólogos" :)

Adquiri recentemente esta estação no Lidl de Fafe por cerca de 30€.
Para o preço acho que é um mimo dadas as características e funcionalidades das quais destaco: leitura da pressão relativa calibrável e apresentação em unidades de hPa ou inHg (polegada de mercúrio - unidade inglesa), registo de max/min com data e hora respectivos para os valores de temperatura int/ext e humidade do ar, sensor externo de temperatura wireless 432MHz de bom alcance (indicação de 25m sem obstáculos).
A foto é da embalagem.

Agora a questão de caloiro:
Como calibrar o indicador da pressão sem a ajuda de outro barómetro calibrado?
Desejo mantê-lo calibrado para o valor médio do nível do mar, para a minha localização - Fafe - a cerca de 350m de altitude.
Podia ter calibrado pelos dados publicados no site do IM, mas até ao momento não vi ainda lá disponíveis valores para a estação mais próxima - Braga - pelo que neste momento calibrei-o fazendo a média com os valores de pressão e de localização geográfica das estações de Viana do Castelo, Vila Real e Porto.
Existirá porventura alguma fonte que forneça uma carta barométrica com uma resolução suficiente para calibrar um barómetro?

Abraços,

Rui

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Agora a questão de caloiro:
Como calibrar o indicador da pressão sem a ajuda de outro barómetro calibrado?
Desejo mantê-lo calibrado para o valor médio do nível do mar, para a minha localização - Fafe - a cerca de 350m de altitude.
Podia ter calibrado pelos dados publicados no site do IM, mas até ao momento não vi ainda lá disponíveis valores para a estação mais próxima - Braga - pelo que neste momento calibrei-o fazendo a média com os valores de pressão e de localização geográfica das estações de Viana do Castelo, Vila Real e Porto.
Existirá porventura alguma fonte que forneça uma carta barométrica com uma resolução suficiente para calibrar um barómetro?

Olá, bem vindo ao forum.

Sobre a pressão, dá uma olhadela neste tópico:
-> Estação Meteorológica: Calibrar a pressão

Mas resumidamente tens que fazer isso que dizes, orientares-te pela estação mais próxima do IM. O único problema é que o IM disponibiliza os dados com 2 horas de atraso, pelo que se quiseres ser muito rigoroso não consegues.
Mas é sempre um valor aproximado, até porque a Lidl nem tem decimas na pressão penso eu. É uma questão depois nos próximos dias ires comparando a tua leitura às do IM para as mesmas horas e rectificares alguma coisa se necessário.
Também podes dar uma olhadela nos modelos de previsão numérica a ver como evolui a pressão.Mas isto são previsões, e não a realidade. O melhor é as estações do IM.

De qq forma, deixo aqui o output do modelo GFS no run do meio dia de hoje para as coordenadas de Fafe, sempre ficas com uma ideia da tendência da pressão.

GFS#
Latitude: 41.45 Longitude: -8.17 &
DATA INITIAL TIME: 27 DEC 2007 12Z&�����
CALCULATION STARTED AT: 27 DEC 2007 12Z&
HOURS OF CALCULATION: 84 &

FIELD MSL PRESSURE
LEVEL
UNITS HPA
HR
+ 0. 1031.9 (meio dia)
+ 3. 1030.8
+ 6. 1031.0
+ 9. 1032.0
+ 12. 1032.3
+ 15. 1031.8
+ 18. 1031.0
+ 21. 1032.3
+ 24. 1031.5

http://www.arl.noaa.gov/ready/cmet.html
http://www.wetterzentrale.de/pics/Rtavn061.png
http://www.meteo.pt/pt/observacao/superficie/observacaoEmaRegional.jsp?regiao=10&tipoObs=pres
 

RMSSF

Cirrus
Registo
27 Dez 2007
Mensagens
10
Local
Fafe, PT
Obrigado Vince pela amabilidade.

Não tinha reparado nesse tópico antes e peço desculpa por fazer repetir a mesma questão aqui e pelo off-topic.
Também não conhecia esse recurso do modelo GFS no NOAA e que é bastante interessante.

Abraço,

Rui
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
hj quando cheguei verifiquei uma máxima de 16,1ºC e minima de 4,0ºC (nos dias entre 30/12 e 01/01)
 

zemike

Cirrus
Registo
9 Jan 2008
Mensagens
26
Local
Chamusca
Depois de ontem ter adquirido uma pequena estação meteorologica no lidl por 30€ fiz uma pesquisa pela internet para calibrar a pressão atmosférica e para minha felecidade encontrei este Forum muito interessante. Dei uma olhadela pelos posts existentes e nao resisti a fazer a encomenda de uma Oregon Scientific WMR928NX :w00t: pois é encomendei desta LOJA por 299€ + 14€de portes, pois é não fiquem :D pois parece que já não existem mais :w00t: espero receber a minha :huh: