A tua Estação Meteorológica

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Depois de ontem ter adquirido uma pequena estação meteorologica no lidl por 30€ fiz uma pesquisa pela internet para calibrar a pressão atmosférica e para minha felecidade encontrei este Forum muito interessante. Dei uma olhadela pelos posts existentes e nao resisti a fazer a encomenda de uma Oregon Scientific WMR928NX :w00t: pois é encomendei desta LOJA por 299€ + 14€de portes, pois é não fiquem :D pois parece que já não existem mais :w00t: espero receber a minha :huh:

Oi a minha ficou em 240€, neste valor esta incluida a estação, o transporte, o Iva e os impostos da alfandega. Boa escolha;)
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Caros colegas:

Não sei se este é o melhor tópico para colocar a minha dúvida, mas se não for pedia a um dos administradores que me movesse o post.

Como já disse várias vezes no fórum tenho uma estação do lidl (modelo natalício dos 30 euros). Fiquei satisfeito com a compra.

Para testar o modelo fiz um teste em Lisboa. Coloquei o sensor debaixo de uma chapa de metal que comunica directamente para o telhado. Essa chapa possuia uma frincha por onde o ar entrava junto ao sensor. Nesse local consegui medições muito coerentes.

Todos os meus problemas chegaram quando instalei a estação em Coimbra. Não possuo varanda e tenho três janelas. Uma virada a sul e duas a norte. na janela virada a sul tenho uma grande incidência solar pelo que resolvi não colocar lá a estação. Coloquei a estação na janela da sala (virada a norte) provisoriamente. As janelas a norte possuem um pequeno resguardo lateral (paredes que avançam 30 cm) e um minimo resguardo superior (avanço de meio metro dois pisos acima), pelo que a exposição é elevada. Nesta primeira colocação provisoria, fixei o sensor com fita cola no parapeito. Obtinha mínimas acima das estações próximas (nomeadamente os colegas do fórum) e máximas abaixo, verificando-se a maior diferença nas máximas. Tinha o sensor na horizontal o que não era conveniente pelo que fiz nova alteração. Na fixação posterior amarrei com fita cola o sensor a uma canalização que passa exteriormente junto à janela do quarto. O sensor encontra-se virado a 45ºC para a parede a cerca de 10 cm desta. Não virei totalmente para o exterior à cautela (para em caso de acidente este não cair três pisos e em vez disso cair no parapeito. No entanto os desvios de temperatura não ficaram resolvidos. Continuo com mínimas elevadas... ás máximas parecem tar dentro do normal mas estes dias nublados não permitem ver diferenças (relembro que não tenho exposição solar). É de referir que tenho prédios à frente a sensivelmente 10 metros...

Aquilo que queria perguntar era. Na vossa experiência com estações: Poderá de facto esta localização rodeada de prédios ser factor preponderante para variações (na ordem de 1ºC ou mais para as estaçoes próximas e 2ºC para o IM, falando de temperaturas mínimas)? Ou poderá ter a ver com a colocação do sensor?

Grato pela vossa sempre preciosa ajuda!

Vitamos o meteolouco à beira de um ataque de nervos!
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Depois de ontem ter adquirido uma pequena estação meteorologica no lidl por 30€ fiz uma pesquisa pela internet para calibrar a pressão atmosférica e para minha felecidade encontrei este Forum muito interessante. Dei uma olhadela pelos posts existentes e nao resisti a fazer a encomenda de uma Oregon Scientific WMR928NX :w00t: pois é encomendei desta LOJA por 299€ + 14€de portes, pois é não fiquem :D pois parece que já não existem mais :w00t: espero receber a minha :huh:



Quantas queres a esse preço????????

Oregon Scientific WMR928NX 299€

:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá Pessoal...

Foi hà cerca de 2 meses que descobri este forum.
Foi hà cerca de 2 meses que fiquei super feliz por ter descoberto que afinal não era assim tão fora do normal, por vibrar com a dita: "meteorologia, e todos os seus fenómenos".

À primeira oportunidade comprei o termometro exterior, o qual penso estar a revelar-se uma excelente compra, e agora, resolvi mandar tudo ao ar, e estoirar os trocos da bolsa de estudo deste mês num pluviometro, mais concretamente numa Oregon Scientific RGR682 :D:D

Chegou cá a casa às 14h e não perdi tempo em montar o equipamento, no telhado do prédio. E digamos que não foi nada fácil, especialmente tirar e voltar a pôr as 2 telhas que fazem a ligação entre o meu sotão e o telhado:hehe::hehe: (acabei com um dedo entalado...:hehe::hehe:)

Ficam agora algumas fotos e um pequeno videio que fiz no telhado
(acho que melhor sitio não poderia haver para o colocar...:lol:)


Colector de chuva + Tela LCD



O buraco por onde tive de sair para chegar ao telhado:
(tirar e pôr aquelas 2 telhas foi uma verdadeira aventura..:hehe:)


Colector de chuva instalado:



Colector bem seguro para não voar com o vento:



Termometro + pluviometro na minha secretária:



Ah, e até o posso ver do reflexo da janela da vizinha! :D:D:D



E por vim o panorama do telhado:
(não aconcelhavel a pessoas com vertigens:hehe::hehe:)
 
Editado por um moderador:

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Bom Trabalho André
É sempre curioso ver-mos estas coisas
Agora prepara-te para a testar com a chuvada que aí vem esta noite....:thumbsup:

Ficamos à espera desses registos
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Aqui fica mais barata, foi onde comprei a minha.

Digital4Cheap

Estação, Transporte, Alfandega e Iva ficou-me em cerca de 240€.



Pois, eu sei ;)


Mas cada vez está mais complicado comprar nos States (os gajos, , estão em cima das taxas :mad:)




Mas que é uma grande aventura seguir uma compra desde lá, lá isso é :lmao: :lmao:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Um videosito de só 27 segundos????

E com a câmara a tremer desta maneira?????

E nós é que temos vertigens?:p


Um abraço:thumbsup:
LOL LOL LOL LOL

LOOOOOL

Opáá... Estava um bocadinho de vento (como podem ouvir no video), o sitio onde moro é um descampado total... E também não me podia agarrar a nada mais que a chaminé... Ah, e recordo que estava com os pés em cima das telhas e com um declive considerável..:hehe::hehe:

Mas tens razão, tenho algumas vertigens... Não muitas, mas as suficientes, dado que estava ainda um vento considerável e eu só pensava:
"ai se eu escorrego..." :lol::lol::lol:

Ainda assim, a veia meteorologista foi mais forte!! Se for preciso escalar os penedos da Serra da Estrela para termos finalmente uma estação meteorológica na torre contem comigo!!:w00t::w00t:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
LOOOOOL

Opáá... Estava um bocadinho de vento (como podem ouvir no video), o sitio onde moro é um descampado total... E também não me podia agarrar a nada mais que a chaminé... Ah, e recordo que estava com os pés em cima das telhas e com um declive considerável..:hehe::hehe:

Mas tens razão, tenho algumas vertigens... Não muitas, mas as suficientes, dado que estava ainda um vento considerável e eu só pensava:
"ai se eu escorrego..." :lol::lol::lol:

Ainda assim, a veia meteorologista foi mais forte!! Se for preciso escalar os penedos da Serra da Estrela para termos finalmente uma estação meteorológica na torre contem comigo!!:w00t::w00t:


:palmas: Isso é que é espírito!!
 

mpcosta

Cirrus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
4
Local
Braga
:palmas: Isso é que é espírito!!

Tantas estaçoes meteo com aspecto... caro :P

No meu caso, como so queria recolher dados de temperatura... decidi construir a minha propria...

http://www.idtsoft.com/weather/

Agora... esta na altura de reformar este sistema... a fiabilidade da rede, a pouco e pouco, esta a deteriorar-se... mesmo assim esta a funcionar ja a uma meia duzia de anos, sem chatear muito ;)

Alguem conhece alguma fiavel que funcione bem em unix/linux? :) ( se nao houver nao faz mal... arranco a cablagem toda e volto a recriar esta receita... ha de durar mais meia duzia de anos :P )

Um abraco,

MC
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tantas estaçoes meteo com aspecto... caro :P

No meu caso, como so queria recolher dados de temperatura... decidi construir a minha propria...

http://www.idtsoft.com/weather/

Agora... esta na altura de reformar este sistema... a fiabilidade da rede, a pouco e pouco, esta a deteriorar-se... mesmo assim esta a funcionar ja a uma meia duzia de anos, sem chatear muito ;)

Alguem conhece alguma fiavel que funcione bem em unix/linux? :) ( se nao houver nao faz mal... arranco a cablagem toda e volto a recriar esta receita... ha de durar mais meia duzia de anos :P )

Um abraco,

MC

Olá, bem vindo ao forum. Algum dia teria que aparecer o proprietário de uma das estações de Braga por aqui, ainda hoje à tarde tinha falado nela :D
Não conheço software para nix's, se calhar não deve haver, até para Mac's oiço falar de muitas dificuldades. O Fil que é grande amante dos nix's acho que pode dar uma ajuda, mas penso que mesmo ele tem que recorrer a windows para o software da estação. Porque não crias uma máquina virtual de windows só para isso ?