A tua Estação Meteorológica

mpcosta

Cirrus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
4
Local
Braga
Ja tinha descoberto o forum a muito tempo... mas infelizmente a minha vida nao me permitia sair da "rotina"... agora que alterei quase tudo nela... redescobri o forum ;)

Nao sabia que o meu "estamine" era assim tao falado... e verdade que ele ja ca anda a uns tempos, mas nunca o divulguei... como nunca dava problemas, ficou meio abandonado :P

Em termos tecnicos... o sistema baseado em termometros 1-wire em rede que por ca tenho montado esta a ficar velhinho... cada vez com mais falhas. ora entra agua para o "kinder surpresa", ora os gatos vadios mexem no arbusto onde o termometro esta escondido, aparece corrosao nalgum sitio onde nao devia, um termometro avaria... ou varios ao mesmo tempo ( agua + gatos + corrosao + avaria = 1 semana sem actividade a espera de spares :P )

Estou neste momento em duvida entre comprar uma oregon scientific wmr 100, ou continuar com o estamine actual, mudando apenas a cablagem e termometros.

alguem tem alguma destas? se sim... funciona bem ou e preciso andar a desliga-la muitas vezes?

Quanto a solucoes unix/linux... se nao houverem... fazem-se :P ( ja nao era a primeira vez :) )

Um abraco,

MC
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pessoal mudei a minha estação para o telhado do prédio por isso preparem-se porque vou ter muita rajada fortinha :D:D não existem quaisquer obstaculos apenas as antenas á volta mas quanto a isso não posso fazer aqui ficam umas fotos.

P.S: Peço imensa desculpa mas a lente tava suja mas só me apercebi quando vi as fotos :lol: peço imensa desculpa.

Oeste tambem tem uma grande vista mas eu só quis destacar a altitude :p



Palácio Nacional de Queluz :p (Sudoeste)



Sudeste



Sul em relação ao parafusos para trás.







Nordeste



Norte



Pois é não está pregado ao chão mas tem fita cola daquela que cola dos dois lados por baixo (duas tiras enormes e é fita boa) e duas telhas a segurarem a madeira e ainda fita cola a segugar a tabua só um furacão ou tornado o arranca...:D:D



 
Editado por um moderador:

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Muito fixe!! mas espero que o pluviometro não seja levado pelo vento do Andrea:D vai pluviometro vai madeira vai telhas vai tudo:p :lol:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pois é não está pregado ao chão mas tem fita cola daquela que cola dos dois lados por baixo (duas tiras enormes e é fita boa) e duas telhas a segurarem a madeira e ainda fita cola a segugar a tabua só um furacão ou tornado o arranca...:D:D

Já estou a ver a certidão de óbito desse pluviómetro:lol::lol::lol::lol:

Naaa...eu testei :D puxei pela tabua a ver se a arrancava e era muito dificil :D e a fita cola que está por baixo é resistente á agua não é igual á de cima a de cima não presta para nada foi só prevenção devido a Andrea.

Para ir o pluvi vão de certeza as antenas que estão á volta voam primeiro...:hehe::hehe:

Só uma nota o pluvi tá pregado á tabua :p:p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Naaa...eu testei :D puxei pela tabua a ver se a arrancava e era muito dificil :D e a fita cola que está por baixo é resistente á agua não é igual á de cima a de cima não presta para nada foi só prevenção devido a Andrea.

Para ir o pluvi vão de certeza as antenas que estão á volta voam primeiro...:hehe::hehe:

Só uma nota o pluvi tá pregado á tabua :p:p

Olha Mário Barros, aqui vai uma sugestão.
Existe uma cola, chamada "Araldit" que se compra nas lojas de ferragens! São 2 frasquinhos (um branco e um vermelho) dos quais, com a junção dos dois, fazes uma mistela que cola absolutamente tudo!:D

E como tens o pluviometro pregado à madeira, podes colar a madeira em cima de uma das chaminés. Foi isso que eu fiz:


Pus cola entre a madeira e a pedra da chaminé, e cola entre as patas do pluviometro e a madeira.
Agora o grande problema vai ser quando um dia eu quiser tirar aquilo dali... Vou ter de partir as patas do pluviometro!:hehe:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Rajada de 80.4km/h às 14:00
Esperemos que a cola seja boa :D

Oh oh oh se aquilo se descolar vou ver o pluvi a despenhar-se aqui na praceta com sorte em cima de um carro :lol::lol: mas naaa não acontece ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bom...fui ao telhado e a estação está mais que firme a Andrea nem um arranhão provocou :D venha a Balduína :w00t::w00t:

Aguentou com rajadas de mais de 70 km/h sendo a rajada máxima de 81 km/h no dia 7 de Abril.





 
Editado por um moderador:

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Bem pessoal, ontem perdi a cabeça.:lmao: e comprei uma Estação Meteorológica nova. A antiga da Oregon Scientific já não dava conta do recado, por outras palavras, já não me satisfazia este bichinho pela meteorologia:p e queria algo mais completo.

Deixemo-nos de conversas e vamos passar às fotos:

hpim0773vt0.jpg


A Oregon, oferecida no Natal de 2001, depois de ter caído 2 vezes de um 3º andar, ainda está aqui para as curvas;

hpim0774tz4.jpg


A nova, ainda na caixa...


hpim0782in9.jpg


O sensor, colocado na varanda: Dá para ver a temperatura e a humidade: A cada x segundos, o LED acende, significa que sincronizou com a estação.

hpim0780rd8.jpg


E a estação propriamente dita.

Observações: As bolinhas apresentam algumas informações:

cima, à direita: tendência da pressão (aumenta, constante, diminui)
cima, à esquerda: histórico da pressão (apresenta as horas)
meio, cima: canal 1
meio, baixo: tendência da temperatura exterior
baixo, cima: canal 1
baixo, baixo: tendência da humidade exterior

Em baixo apresenta as fases da Lua, bem como as marés; além da hora e data.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pessoal o meu anenometro encontra-se offline porque estou a tentar ter a aprovação de todos os condonimos cá do prédio para saber se posso limpar o telhado devido á quantidade de antenas que lá estão em cima sem qualquer utilidade e todas podres e só me atrufiam as medições do vento, por isso estou a tentar faze-lo o mais rápido possivel para por de novo o anenometro a debitar dados para o wunderground de forma mais eficaz :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem...metade do trabalho já está :D:D claro que não vai ficar assim ainda há algum trabalho a fazer mas já tava tão cansado dos braços de ter andado a serrar que tive de vir para baixo :D e para além disso tava-se a levantar muito vento podia voar eu e um tubo :lmao:

Antes



Depois (um pouco longe do de acabado)

 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Pergunto-me, como é que nesse estado, elas ainda não tinham voado?!:huh:
Seria uma questão de tempo, uma rajada mais forte e choveriam antenas em cima dos carros...:unsure:
A do meu prédio ainda está lá em cima das telhas. A sorte é que o muro tem meio metro de altura e impediu aquele pedaço de ferro de vir parar cá baixo e fazer estragos...

Mas numa coisa tens mais sorte. Tens um telhado plano que te facitila as coisas.
O meu é de telhas. Sempre que vou lá além de me preocupar com o vento, ainda tenho de andar a fazer equilibrismos. :hehe:

Continuação de bom trabalho:thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pergunto-me, como é que nesse estado, elas ainda não tinham voado?!:huh:
Seria uma questão de tempo, uma rajada mais forte e choveriam antenas em cima dos carros...:unsure:

Podes crer houve algumas antenas em que os ferros se desfizeram nas minhas mãos, já não era metal, era só a aparência porque por dentro era pó metalurgico...isto é o que dá ninguém se responsabilizar pelo seu material, deixou-se apodrecer aquilo lá em cima, depois se caisse em cima de algum carro a responsabilidade não era de ninguém, provavelmente iria para o vento.

Sem duvida que aguentaram rajadas de 120 km/h ou mais :D não sei como.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Continuando a minha saga de trabalhos pelo telhado que estão quase quase acabados :D aqui fica a evolução de hoje, ia esturrando lá em cima :lol:

O anenometro está de novo a funcionar :w00t:




O anenometro não irá ficar naquele ferro mais sim num que tem 2 metros :p ou provavelmente 3 mas isso ainda é um caso a pensar :p o ferro que não contem o anenometro não está cortado porque contem os paines solares do pluviometro e do anenometro.