A tua Estação Meteorológica

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Que trabalheira...:hehe: Andar a tirar aquelas antenas todas...
Mas parece que está a correr bem:D

Continuação de bom trabalho, e vê-la se prendes bem esse novo ferro... que parece ser de bom material:p
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Olá a todos!
Estive a ler este tópico e fiquei interessado no assunto.
Alguém me pode dizer (por mensagem pessoal visto que não deve de ser possível meter aqui) qual será o preço de uma "Estação Meteorológica", mas uma coisa não assim muito complexa.
Vi também quem alguém escreveu qualquer coisa acerca de ligar ao PC, isso é possível? Pode-se fazer um registo detalhado de todas as temperaturas ao longo do dia?
Eu fazia gráficos com as temperaturas de x horas que ia registando durante y dias...



Stay:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu fico sempre com vertigens só de olhar Mário! :lol:

Podes crer, faz-me impressão aqueles muros tão pequenos à volta.


Tem é cuidado com os aviões:lol:

Xiiiuuuuuuu, não fales alto senão a aeronáutica ainda obriga a colocar luzes de sinalização no topo do mastro :D


E pronto, trabalho concluido, agora é esperar pelo ventinho :D:D sendo que a rajada máxima foi até agora foi no dia 7-4-2008 de 80.4 km/h.

Sim, senhor, que grande limpeza, o condomínio até te devia pagar as horas sempre amortizavas qualquer coisa no equipamento.

Cá esperamos pelas rajadas . Olha, já agora não era melhor afastar um pouco o pluviometro da parabólica ?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Cá esperamos pelas rajadas . Olha, já agora não era melhor afastar um pouco o pluviometro da parabólica ?

Ele não vai ficar ali :D:D tenho que estudar outro local :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

Agora sim: Quem o viu e quem o vê?
Grandes mudanças senhor Mário Barros!;)

Então e para quando a mudança do termómetro para esse lugar?

Qualquer dia transformas esse espaço num lugar de observação meteorológica.
Ou até astronómica durante a noite, quiçá?!:D

PS: Pergunto-me como é que o pluviometro não voou na rajada dos 80Km/h...:hehe:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
É verdade, foi uma grande mudança. :)
Agora só falta as parabólicas. :lmao:
Mesmo assim, colocando o pluviómetro noutro sítio, não irás ter problemas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas,
Eu como sou um maldizente do caraças :angry:

O Pluviómetro NÃO devia estar no solo :disgust:

Concordo contigo Kraliv, mas acho que ali ao pé do anemómetro também não ficaria muito bem. Com o vento que faz neste litoral oeste, a vara ia estar mais susceptivel à força do vento.
Além de que prender o pluviometro naquela vara de modo a que se mantivesse verdadeiramente fixo ia ser dificil, não sei.

Na minha opinião, acho que deveria estar em cima de uma das chaminês!;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Lamento dizê-lo, mas estou em desacordo contigo, Kraliv.
Para além daquilo que o André disse acerca das oscilações do tubo, que podem significar perda na contagem de precipitação, ainda há a questão do vento.
Os pluviómetros não devem estar muito expostos ao vento, não só porque não apanham tanta chuva como deveriam apanhar, devido às oscilações do tubo, mas também porque podem contar precipitação quando ela não existe, pois as oscilações do pluviómetro levam a que as conchas se mexam e contem precipitação «falsa» e inexistente.
Por essa razão, penso que o ideal seria encontrar uma localização livre de obstáculos que possam obstruir o campo de recolha de precipitação e será necessário abrigar o pluviómetro do vento, colocando-o num local baixo onde não recolha precipitação «fictícia», como a água proveniente de tubos de escoamento de telhados ou de varandas, pois se estiver colocado num local demasiado ventoso, a recolha de precipitação será prejudicada e os valores não irão ser muito fiáveis, causando leituras de má qualidade.
O Mário conhece bem as minhas manias e algumas delas são o rigor e a precisão. :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, tá quase quase a chegar ao final o filme "Limpeza no telhado" :D a próxima etapa é tentar retirar as parabolicas com a ajuda do meu pai, apenas deixar as bases :D mas preciso que o vento se vá embora por 1 dia o que é complicado nesta zona.





O pluvi irá ficar nesta zona ;)