A tua Estação Meteorológica



diogogrosso

Cirrus
Registo
20 Dez 2007
Mensagens
26
Local
Batalha
Boa noite, adquiri hoje uma estação metereologica Oregon BAR310HG com pontos da BP e tenho uma dúvida. Estive a testar a temperatura da central e do sensor e a comparar os valores, experimentei colocar a central ao pé do sensor exterior, e deu valores um pouco diferentes. O sensor exterior dá temperaturas um pouco mais elevadas, com uma diferença de +- 0.8º, é normal dar esta diferença de temperatura ?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boa noite, adquiri hoje uma estação metereologica Oregon BAR310HG com pontos da BP e tenho uma dúvida. Estive a testar a temperatura da central e do sensor e a comparar os valores, experimentei colocar a central ao pé do sensor exterior, e deu valores um pouco diferentes. O sensor exterior dá temperaturas um pouco mais elevadas, com uma diferença de +- 0.8º, é normal dar esta diferença de temperatura ?

Não é muito normal, não. :confused:

Mas o lugar onde tinha o sensor exterior e a central estavam à mesma temperatura? Digo isto, porque por exemplo, um podia estar mais perto de uma lâmpada acesa, ou do computador que o outro. E isso às vezes faz toda a diferença.
Além disso, deve deixar os dois "repousar" durante algum tempo até a temperatura de ambos estabilize. Cerca de 1 hora ou mais. É que só o facto de pegar no sensor, uma vez que a mão é quente, faz logo a temperatura do sensor subir.:hehe:
 

diogogrosso

Cirrus
Registo
20 Dez 2007
Mensagens
26
Local
Batalha
Não é muito normal, não. :confused:

Mas o lugar onde tinha o sensor exterior e a central estavam à mesma temperatura? Digo isto, porque por exemplo, um podia estar mais perto de uma lâmpada acesa, ou do computador que o outro. E isso às vezes faz toda a diferença.
Além disso, deve deixar os dois "repousar" durante algum tempo até a temperatura de ambos estabilize. Cerca de 1 hora ou mais. É que só o facto de pegar no sensor, uma vez que a mão é quente, faz logo a temperatura do sensor subir.:hehe:
Penso que secalhar não pus o sensor exterior no melhor sitio, qual e o melhor sitio para colocar o sensor exterior, a chapa do sol ou abrigado ? Sou um noob nisto lol. Vou deixar aqui uma foto para verem onde coloquei o sensor exterior.


 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boa noite, adquiri hoje uma estação metereologica Oregon BAR310HG com pontos da BP e tenho uma dúvida. Estive a testar a temperatura da central e do sensor e a comparar os valores, experimentei colocar a central ao pé do sensor exterior, e deu valores um pouco diferentes. O sensor exterior dá temperaturas um pouco mais elevadas, com uma diferença de +- 0.8º, é normal dar esta diferença de temperatura ?

Olá diogogrosso! :thumbsup:
Eu tenho uma estação igual a essa :D.
O meu sensor exterior tem a particularidade de dar temperaturas superiores, por norma, de +0,3ºC :disgust: em relação ao sensor da estação, mesmo quando estão lado a lado.
Mas como o AnDré disse e muito bem :thumbsup:, existem alguns factores que fazem com que a diferença de temperatura entre os sensores seja maior.

Penso que secalhar não pus o sensor exterior no melhor sitio, qual e o melhor sitio para colocar o sensor exterior, a chapa do sol ou abrigado ? Sou um noob nisto lol. Vou deixar aqui uma foto para verem onde coloquei o sensor exterior.

De uma forma muito resumida (mas mesmo muito resumida :D) O melhor sítio para colocares o sensor é sempre num sítio abrigado da exposição solar, ventilado (nunca encostado numa parede), longe de preferência de fontes de calor (ex: radiação solar difusa), são apenas alguns exemplos.
Já me esquecia... A localização do teu sensor exterior não é muito má, mas se conseguires arranjar forma de ele não ficar encostado á parede terás uns valores mais fidedignos.

Mas vai postando que os membros do fórum terão muito prazer em ajudar-te! :thumbsup:

E já agora, qualquer dúvida que tenhas com a tua estação, e visto que eu tenho uma igual, estou sempre disposto a tirar-te as dúvidas que tiveres! ;)
 

diogogrosso

Cirrus
Registo
20 Dez 2007
Mensagens
26
Local
Batalha
Olá diogogrosso! :thumbsup:
Eu tenho uma estação igual a essa :D.
O meu sensor exterior tem a particularidade de dar temperaturas superiores, por norma, de +0,3ºC :disgust: em relação ao sensor da estação, mesmo quando estão lado a lado.
Mas como o AnDré disse e muito bem :thumbsup:, existem alguns factores que fazem com que a diferença de temperatura entre os sensores seja maior.



De uma forma muito resumida (mas mesmo muito resumida :D) O melhor sítio para colocares o sensor é sempre num sítio abrigado da exposição solar, ventilado (nunca encostado numa parede), longe de preferência de fontes de calor (ex: radiação solar difusa), são apenas alguns exemplos.
Já me esquecia... A localização do teu sensor exterior não é muito má, mas se conseguires arranjar forma de ele não ficar encostado á parede terás uns valores mais fidedignos.

Mas vai postando que os membros do fórum terão muito prazer em ajudar-te! :thumbsup:

E já agora, qualquer dúvida que tenhas com a tua estação, e visto que eu tenho uma igual, estou sempre disposto a tirar-te as dúvidas que tiveres! ;)

Obrigado pelas informações. Podes me dizer em que sitio colocaste o teu sensor exterior, pode ser que tenha aqui um sitio bom para por e nao me esteja a lembrar ?
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Obrigado pelas informações. Podes me dizer em que sitio colocaste o teu sensor exterior, pode ser que tenha aqui um sitio bom para por e nao me esteja a lembrar ?

Eu infelizmente, aqui em Lisboa não tenho grandes condições para colocar o meu sensor exterior, porque só tenho janelas, não há condições minimamente ideais, principalmente no verão :disgust: , por isso não costumo postar os meus valores.
Mas no inverno coloco sempre o sensor sempre na ponta do estendal, o qual dista uns 40cm, da parede o que dá para registar uns valores aceitáveis.
No teu caso e olhando para a foto que colocaste, diria que se tivesse sobre a porta ou janela, alguma forma de oi colocar mais afastado da parede (ex: um ferro espetado na parede ou pendurado por algum sistema ao alpendre que aparece na foto, talvez consigas alguns valores bem aceitáveis. :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A fim de resolver o meu problema com o sol da manhã e final da tarde no meu sensor da temperatura, o Daniel já que não estava a utilizar o seu radiation shield decidiu emprestar-mo, mas para o instalar é que foi giro :lmao::lmao: então aqui vai:

Antes de mais colocámos o sensor dentro do R.S e após isso fomos colocar as poleias aparafusadas á parede, mas como é óbvio tivemos que fazer as ditas medidas e depois fazer os buracos na parede, mas para fazer os buracos é que foi giro, fizemos o primeiro muito bem, mas o 2 já foi mais complicado :lmao: pois quando eu estava a fazer o buraco e o Daniel a segurar a poleia de um momento para o outro a broca entortou-se de tal forma que nos desmanchamos a rir, e claro, tivemos que parar com as prefurações :lmao:



Após isto, claro está, que tivemos que arranjar outra maneira de prender as poleias, então decidimos pegar noutra broca e apenas furar superficialmente os restantes 3 buracos, pois o 2 ficou muito pouco fundo, decidimos furar superficialmente pois como a broca era do mesmo tipo da que se entortou decidimos não arriscar.Após termos feito os restantes 3 furos superficiais, colocamos pregos e colocamos uma bucha no primeiro buraco que era o unico que estava bem feito :lmao: e colocamos um parafuso que prendeu muito bem a poleia :w00t: nos outros restantes buracos pregamos os ditos pregos que espetamos até onde pudemos ou melhor até onde vimos que ficava bem preso, então colocamos brasadeiras nos pregos para que o espaço entre a cabeça do prego e as poleias e pronto tá por fim preso :thumbsup::thumbsup:

Neste momento está em testes :p mas pensamos que irá resultar bem, até agora tenho estado mais fresco que o habitual :w00t: e claro está, fica o aviso nunca mas NUNCA comprem brocas baratas :lmao::lmao:

Aqui ficam alguma fotos.





Não tá torto...a foto é que saiu assim :p
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Foi sem dúvida muito engraçado fazer a montagem do radiation shield com o Mário, principalmente por causa da história da broca.
A montagem está suficientemente bem feita para que o radiation shield não caia; está bem preso e pronto para dar bons registos.
Ao que parece, no sensor que está no interior do radiation shield estão menos 0,2 ºC do que no sensor que está no exterior, o que significa que o radiation shield tem uma boa circulação de ar.
Agora é só esperar pela máxima de amanhã. :)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
"Não percam os próximos episódios, porque nós também não!" :lmao: falta esta frase.

Olha há uns parafusos denominados de parafusos "autoroscantes" que quando metido num berbequim e encostados a uma parede, perfuram sem dificuldades e o principal é que há muitas medidas e não precisam de buchas.

Abraço :thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Palavras para que. Nesse gráfico está explicito a importancia do RS :D

Excelentes evoluções na estação. O que se passa com o meteohub a actualizar com o wunderground? Está a actualizar de hora a hora?

Aqui ficam uns pedidos/conselhos:

- A tua estação mede sempre menos 1 HPA que as outras da zona de Lisboa, podias acertar.
- O melhor local para o RS era mesmo no telhado/mastro.
- Partilhares informação com Meteoclimatic, CWOP, Awekas, etc...

Bom trabalho :thumbsup: