A tua Estação Meteorológica

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Palavras para que. Nesse gráfico está explicito a importancia do RS :D

Excelentes evoluções na estação. O que se passa com o meteohub a actualizar com o wunderground? Está a actualizar de hora a hora?

Aqui ficam uns pedidos/conselhos:

- A tua estação mede sempre menos 1 HPA que as outras da zona de Lisboa, podias acertar.
- O melhor local para o RS era mesmo no telhado/mastro.
- Partilhares informação com Meteoclimatic, CWOP, Awekas, etc...

Bom trabalho :thumbsup:

A minha estação é um pouco complicada de acertar na pressão, pois só dá para calibrar de 1hpa em 1hpa mas irei ver isso.

Quanto ao R.S no telhado, este é um R.S caseiro e não pode apanhar sol muito forte se não começa a deturpar as máximas em excesso, quando eu tiver o R.S da Davis já o colocarei no telhado. Mas o telhado tambem tem um condicionante á fiabilidade das temperaturas é que pode ser muito ventoso mas tambem é quente, isto é, o chão tem aquelas protecções por causa da humidade e aquilo aquece muito o que tambem me vai dar cabo das temperaturas.

O wunderground tem a ver com a compra do software do meteohub, ainda não o comprei apenas é a versão grátis, e só dá para transmitir de 3 em 3 horas.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Quanto ao R.S no telhado, este é um R.S caseiro e não pode apanhar sol muito forte se não começa a deturpar as máximas em excesso, quando eu tiver o R.S da Davis já o colocarei no telhado. Mas o telhado tambem tem um condicionante á fiabilidade das temperaturas é que pode ser muito ventoso mas tambem é quente, isto é, o chão tem aquelas protecções por causa da humidade e aquilo aquece muito o que tambem me vai dar cabo das temperaturas.

O wunderground tem a ver com a compra do software do meteohub, ainda não o comprei apenas é a versão grátis, e só dá para transmitir de 3 em 3 horas.


Precisamente.
De qualquer forma, os desvios em relação à realidade não serão superiores a 1 ºC se deixarmos o radiation shield ao sol, mas ainda assim se iria notar um desvio de 1 ºC.
O maior problema não era esse, porque a inflação da temperatura não seria significativa se o RS apanhasse sol o dia todo, tal como já foi dito, o principal problema consistia no telhado, que é muito quente devido ao material que compõe o chão e não há mastros adequados para prender o RS.
Os mastros existentes estão encostados a chaminés.
Por isso, decidimos colocá-lo mais abaixo, num local bastante ventoso e bastante exposto ao ar frio, pelo que a localização não me parece mal.
Até agora, já foram detectados desvios de 1,5 ºC em relação ao sensor que está fora do RS, o que não é nada mau.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
boas tarde... já agora peço quem souber como é que eu posso postar fotografias no forum:thumbsup:queria por as minhas montagens caseiras que tirei no fim de semana passado com máquina esprestado par o efeito OBRIGADO!

Este tópico
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mais um fotozitas :D



O malandro tá lá dentro :lmao::lmao:







Sensor de comparação ao fundo, ao pé do ferro :D







E as diferenças continuam, publicarei o ultimo gráfico á 0h :lmao: linha vermelha com R.S linha verde sem R.S.

 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ao fim do primeiro dia de funcionamento do radiation shield em Queluz, podemos dizer que o resultado foi muito satisfatório e os desvios em relação ao real foram eliminados num valor médio de cerca de 1,0 ºC.
Por momentos, e em alturas em que o céu esteve muito nublado e a radiação difusa era muito intensa, os desvios em relação aos sensores que estão fora do RS andaram pelos 2 ºC, o que demonstra a eficácia do mesmo.
De qualquer forma, eu e o Mário ainda estamos a estudar formas dentro das possibilidades que temos para corrigir ainda mais as temperaturas, como a exposição solar do RS, que já amanhã deverá ser resolvida por completo.
O sol da manhã não interfere na temperatura, mas o do fim da tarde altera os valores em quase 1 ºC pois o sensor está no limite Oeste do RS, mais vulnerável aos raios solares desse quadrante, mas a solução já foi encontrada e a partir de amanhã o erro será ainda mais reduzido.
De qualquer forma, o maior problema já foi ultrapassado; o sol da manhã deturpava as temperaturas e agora isso já não acontece.
Durante todo o dia o RS registou temperaturas significativamente abaixo das temperaturas registadas fora deste, pelo que estamos muito satisfeitos com o nosso trabalho. :)


meteograph133846.png



As médias finais vão-se sentir bastante com a colocação do RS. :w00t:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ora aqui está, estou chocado :w00t::w00t: mas de forma positiva claro, hoje através de um melhoramento no radiation shield, isto é, coloquei o sensor mais para o centro do radiation shield e sendo assim o sol do fim da tarde não teve influência como ontem :D:D

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uma imagem vale mais do que mil palavras. E esse gráfico mostra de forma crua a importância dum RS quando temos um sensor exposto.
Muito didácticos os gráficos que tens posto Mário :thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Apesar de os pratos estarem um pouco tortos :p, o abrigo está muito interessante.
Tem atenção com a disposição dos pratos, porque se um deles estiver demasiado torto, o sol pode incidir directamente no sensor que está lá dentro.
De qualquer forma, parabéns pela engenhoca, está muito interessante! :)

Já agora, os dados que reportas são dessa estação ou da estação do IM?
Aproveito para te perguntar a que distância moras em relação a Castelo Branco, se moras no centro da cidade, a Norte, a Sul, etc.
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Apesar de os pratos estarem um pouco tortos :p, o abrigo está muito interessante.
Tem atenção com a disposição dos pratos, porque se um deles estiver demasiado torto, o sol pode incidir directamente no sensor que está lá dentro.
De qualquer forma, parabéns pela engenhoca, está muito interessante! :)

Já agora, os dados que reportas são dessa estação ou da estação do IM?
Aproveito para te perguntar a que distância moras em relação a Castelo Branco, se moras no centro da cidade, a Norte, a Sul, etc.

Daniel essa dos pratos tortos foi a primeira que eu fiz há 6 anos vai ser subtituida por uma nova que já tenho os pratos com mais espessura e são brancos ao contrario dos primeiros que já foram pintados 2 vezes e tem dados bons resultados,a que está mais alta é mais recente tem 1 ano já foi feita com mais promenor tambem dá bons resultados e a estacão tem 3 meses.

Os dados são da minha estacão.a do IM fica para ai 2 km virada a norte com vista a serra da Gardunha e Estrela, e eu moro virado para o sul com vista para a serra S.Mamede de Portalegre nos limites da cidade:thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom trabalho!:) Essa estação é uma LaCrosse não é? A julgar pelo anemómetro:unsure:

(...)vai ser subtituida por uma nova que já tenho os pratos com mais espessura e são brancos ao contrario dos primeiros que já foram pintados 2 vezes(...)

Força nisso:D