A Ursa em Novembro

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É a praia favorita dos fotógrafos; mais fotografada; que muita gente diz ser a mais bonita de Portugal.
Visitável todo o ano, porque não se vai lá só para banhos de sol e de mar, vai-se a banhos do espírito e para renovar o respeito pela nossa Terra. Muda como nenhuma outra o seu aspecto a todos os momentos, todos os dias, todos os meses, todos os anos.
E é um lugar primevo, místico para muitos, um tesouro geológico e uma singularidade cénica rara, mesmo em todo o mundo.

20 de Novembro de 2011


Vista do trilho no prolongamento do primeiro estradão de terra do lado esquerdo da estrada, para quem sai do Cabo da Roca (não é o estradão que tem a placa rudimentar a dizer Praia da Ursa). Este trilho percorre o topo das falésias mais altas (150m) sobre a Praia da Aroeira e, quando assomamos ao cimo da crista da Pedra do Cavalo e começamos a descer suavemente vamos vendo isto:
L6VHvqA.jpg


Em primeiro plano as rochas são granitos e sienitos; e lá ao fundo mudam para calcáreos muito alterados e nestes se formaram as duas grandes Pedras, a da Ursa e a do Gigante (ou da Noiva, confundida em alguns mapas com a Pedra de Alvidrar).
ORZp4Dg.jpg


Do lado direito deste trilho vemos os caminhos mais habitualmente usados pelos visitantes e que começam no fim do estradão que tem a placa indicativa. Cada vez mais gente desce os íngremes trilhos, famílias inteiras. O coberto vegetal do terreno vai sofrendo com a abertura de novos trilhos e pisoteio, como se já não bastasse estar a ser sufocado por uma espécie invasora que tudo asfixia, chamada... chorão das praias.
HxGMjb1.jpg


O Gigante, à esquerda, tem 95m de altura e a Ursa, agora ainda mais pontiaguda do que antes do desmoronamento de 23 de Abril de 2011 que a desfigurou, ainda mantém os 75m de altura.
d2suR9b.jpg


cLgjQjc.jpg


No fim deste trilho tem-se uma vista do precipício para a praia. O trilho para descer encontra-se voltando um pouco atrás, para ir reunir-se aos outros trilhos no fundo do vale.
tWwbxyH.jpg


À medida que vamos descendo a Ursa começa a destacar-se melhor do Gigante por trás dela.
QicsMuw.jpg
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
16 de Novembro de 2013

É notável como o mês de Novembro, aliás qualquer mês afinal, consegue quase sempre dar-nos belíssimos dias para passeios. Se não fosse pela temperatura, que não é retratada nas fotos, podíamos pensar que estas imagens foram feitas no verão ou na primavera.

A chegada e o primeiro contacto com o mar fazem-nos sentir o carácter primevo deste lugar: ainda parece tudo puro e original, limpo e não humanizado.
BTb2LT1.jpg


A espuma é, originalmente, um produto natural do mar.
YbDrBs7.jpg

EyFwjdj.jpg


Areia fina de declive pouco acentuado, ideal para formar espelhos, que a Ursa aproveita para se mirar...
AAwVq3F.jpg

58Fx9gy.jpg


Surpresa! As ondas na Ursa são imprevisíveis e conseguem correr mais depressa do que pensamos.
smwB2My.jpg


Os quatro "ursinhos" na base da "Mãe Ursa", assim baptizados por mim para me referir facilmente a estas quatro pedras, da esquerda para a direita: o Alien, o Bébé, o Magro e o Grande. Depois explico...
mbQUr2z.jpg


O Alien, em frente, e o Bébé, à direita. Percebe-se a dimensão pela gaivota pousada na ponta mais alta do Alien. À esquerda ao fundo as Sentinelas que separam a enseada da Ursa da Enseada da Palaia.
DCDFxyf.jpg


Luz palpável:
XfyRC5Y.jpg


A Sentinela e, ao fundo, a Pedra do Cavalo que separa a Enseada da Palaia da Praia da Aroeira (tudo monumentos naturais visitáveis):
Zp7qB2F.jpg
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
492
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Muito bom. . . ;)

Eu com tantas praias em redor e nunca fiz nada assim, nem ainda tinha pensado nisso tão pouco. . :D
Bom, também ainda estou muito verde nesta matéria da fotografia e meteorologia. . Mas tenho que pensar nisso. . ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Arenitos e Calcários formam sempre belas praias e são sensíveis a todas as alturas que o sol apresenta durante o dia. A praia muda várias vezes de aspecto. :)

O ocre é uma cor fantástica!
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Arenitos e Calcários formam sempre belas praias e são sensíveis a todas as alturas que o sol apresenta durante o dia. A praia muda várias vezes de aspecto. :)

O ocre é uma cor fantástica!

É verdade também. Mas a particularidade da Praia da Ursa é que não tem Arenitos. A praia situa-se na zona de contacto entre as rochas magmáticas cristalinas que formam a intrusão do maciço de Sintra com as camadas pré-existentes de rochas calcáreas, brancas. Essas camadas foram levantadas e erodidas, metamorfizadas em muitos locais e penetradas por filões e diques de magma. As rochas magmáticas, granito, granito rosado e sienito, sendo cristalinas, ou seja formadas por cristais, variam o seu aspecto conforme a iluminação. A característica marcante deste local é a extrema variedade de diferentes rochas e formações, produzidas aquando da génese do maciço. Posteriormente os efeitos da erosão vieram revelar e enriquecer essa variedade de aspectos, muitos deles bizarros ao pormenor como mostrarei. Como exemplos, quando a "cabeça" da Pedra da Ursa caíu em 2011, encontrei por entre os destroços inesperadas formações de cristais que foram desaparecendo, levadas como recordações ou outras intenções; outra bizarria é um enclave isolado de um pedaço calcáreo com cerca de três metros no seio da rocha granítica, cuja explicação poderá ser a queda de um pedaço do tecto da câmara magmática no magma ainda líquido. As descobertas e o manancial de aspectos fotogénicos deste sítio são inesgotáveis e incrivelmente variados.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e meko60

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É sem dúvida um grande spot!

1 de Outubro de 2014

f5cjOoK.jpg


uQslquk.jpg


A pedra a que chamas de Alien tem umas escadas, possíveis de se subir.

ij4h23d.jpg


Nesse dia, e quando estava deitado na areia, ainda tive oportunidade de ver um grupo de golfinhos que alegremente brincava relativamente perto.

ySjvTNZ.jpg


Infelizmente, dessa vez, não pude ficar para o pôr-do-sol. Mas fica para uma próxima.

xOvWKjr.jpg
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
Excelentes imagens! Se me derem permissão vou coloca-las para apresentação no ambiente de trabalho ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É sem dúvida um grande spot!

1 de Outubro de 2014

f5cjOoK.jpg


uQslquk.jpg


A pedra a que chamas de Alien tem umas escadas, possíveis de se subir.

ij4h23d.jpg


Nesse dia, e quando estava deitado na areia, ainda tive oportunidade de ver um grupo de golfinhos que alegremente brincava relativamente perto.

ySjvTNZ.jpg


Infelizmente, dessa vez, não pude ficar para o pôr-do-sol. Mas fica para uma próxima.

xOvWKjr.jpg

Belíssimas fotos com uma luminosidade linda, o azul brilhante do 1 de Outubro!
Ainda não fui à Ursa nos últimos meses. Mostras aqui que a areia já está a ser reposta, cobrindo as pedras roladas que antes estavam à vista ao longo de toda a extensão.
A última vez que cá vim foi no dia 12 de Julho, a reposição ainda estava no início. Precisamente nesse dia subi ao Alien por essa escada e tirei umas fotos que depois pus aqui no seguimento.
Os pescadores pôem cordas e escadas em tudo quanto é sítio que achem ser um bom ponto de pesca! :) E eu e muitos curiosos aproveitamos, claro. É graças a muitas dessas cordas que se consegue atingir os locais mais originais e cénicos.
A Pedra da Ursa também tem uma escada, mas começa bem alto. Nunca me tentei a subi-la porque a Pedra continua instável e há locais em que é preciso saber mesmo de escalada clássica e isso eu não faço.

A primeira foto mostra bem a invasão do Carpobrotus Edulis, que muitas pessoas pensam ser natural mas é na verdade uma terrível praga invasora que está a destruir todo o ecosistema e diversidade de espécies da nossa costa, em particular aqui no Parque Natural de Sintra-Cascais. Recomendo vivamente que todos se interessem por conhecer a devastação que esta praga está a fazer e como combatê-la. Há muita informação já sobre este assunto, coloquei sob o nome da planta uma ligação que dá uma boa explicação do fenómeno, mas muitos outros artigos podem ser procurados no Google por exemplo, em todas as línguas o que dá uma ideia da proliferação mundial desta verdadeira alienígena.

A última foto mostra o trilho usado pela maior parte dos visitantes por ser o que é considerado mais fácil. Existem outros quatro pontos de acesso. No pequeno vale deste trilho. do lado esquerdo de quem desce, existe uma cascata intermitente que provém da linha de água que drena o vale do Carrascal, situado entre os dois estradões de acesso. Para ver esta cascata cheia de água tem de ser logo nas horas seguintes a episódios chuvosos intensos, mas, mais uma vez sublinho, nessas alturas todas as encostas deste litoral tornam-se perigosas. Observei a cascata em pleno uma só vez, e tinha havido derrocadas neste mesmo trilho que dificultaram temporariamente o acesso à praia.

Grande descoberta foram os golfinhos!! :w00t: Que eu nunca vi aqui! Provavelmente as condições pouco normais deste ano nesta data tiveram alguma influência, não sei dizer, é uma novidade sem dúvida.

Ficam aqui as fotos que tirei no dia 12 de Julho de 2014, num contraste notável com essas do dia 1 de Outubro, a lembrar-nos o verão que lamentávamos não ter em Julho.

Subindo a escadinha chegamos ao topo do Alien. Pode-se ver que a ancoragem da escada é obra bem feita e resistente. Também se pode ver que a areia ainda estava na maior parte no meio da enseada. Afinal é só isso que o mar faz na maioria dos casos, puxa a areia da praia mas deposita-a a algumas dezenas ou centenas de metros em frente.
IqBIeP5.jpg


AlryTh1.jpg




Uma vista pouco vulgar das Pedras da Ursa e do Gigante, ao crepúsculo, tirada a meio de um dos trilhos da falésia de Cortes e que é uma alternativa de saída quando a maré sobe e estamos deste lado da praia. Pessoalmente até prefiro este trilho, cuja origem é na estrada de Almoçageme para a Adraga. No entanto é muito vertiginoso. Há ainda outro nesta falésia que permite o acesso ao Gigante e ao seu Arco ( o arco que se vê na foto é o da Pedra da Ursa, mas o do Gigante é muito maior e espectacular do que este).
FXZoKO8.jpg


A foto foi tirada com uma lente super-grande-angular, de 10mm, por isso os tamanhos parecem menores e as distâncias maiores.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A última foto mostra o trilho usado pela maior parte dos visitantes por ser o que é considerado mais fácil. Existem outros quatro pontos de acesso. No pequeno vale deste trilho. do lado esquerdo de quem desce, existe uma cascata intermitente que provém da linha de água que drena o vale do Carrascal, situado entre os dois estradões de acesso. Para ver esta cascata cheia de água tem de ser logo nas horas seguintes a episódios chuvosos intensos, mas, mais uma vez sublinho, nessas alturas todas as encostas deste litoral tornam-se perigosas. Observei a cascata em pleno uma só vez, e tinha havido derrocadas neste mesmo trilho que dificultaram temporariamente o acesso à praia.

Foi exactamente por aí que desci.
O fim de Setembro trouxe, como sabemos, alguma chuva, que deu alguma vida a essa cascata de que falas. De forma tímida, a água lá escorria.

y9oLnjo.jpg


W5XDuan.jpg


nMVa09i.jpg


PS: A fotografia da escada está qualquer coisa!! :eek:
Parabéns!
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Foi exactamente por aí que desci.
O fim de Setembro trouxe, como sabemos, alguma chuva, que deu alguma vida a essa cascata de que falas. De forma tímida, a água lá escorria.

y9oLnjo.jpg


W5XDuan.jpg


nMVa09i.jpg


PS: A fotografia da escada está qualquer coisa!! :eek:
Parabéns!

;)obrigado!

Boas fotos! Mas esta é a cascata da Ribeira da Ursa e tem sempre água mesmo no verão, nem que seja um fiozinho. A outra que eu referi pode-se chamá-la de Cascata do Carrascal, do pequeno vale que drena, tem assim à vista cerca de 30 metros de altura e cai com um lanço apenas. Fica no vale do trilho principal. Nunca se dá por ela porque está quase sempre seca uma vez que é raro visitar-se a Ursa com mau tempo (mas é mais emocionante...).
Esta Cascata da Ribeira da Ursa das tuas fotos é uma pequena preciosidade geológica. O pequeno desfiladeiro por onde finalmente a água chega à praia está constantemente a mudar o fundo. Nesta imagem está semi-coberto de areia, noutras alturas fica completamente coberto de areia e a água escava nessa mesma areia um segundo desfiladeiro, uma autêntica miniatura de um canyon; outras vezes, na sequência de temporais, a areia é toda retirada e o fundo é um amontoado caótico de calhaus rolados bem grandes, a água desaparece lá pelos fundos. Com caudal de enxurrada é magnífica mas nunca perde o seu aspecto de maravilha em miniatura.:D
Lá estão os chorões a invadir, cresceram mais, em Julho não chegavam ali...:shocking:

Vou pôr aqui uma da Cascata do Carrascal para localizar melhor.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A efémera Cascata do Carrascal em 7 de Dezembro de 2012, no principal caminho de acesso à Praia da Ursa. Gostava mesmo muito de ver fotos desta cascata noutras alturas, se alguém tiver :). O dia aqui não estava com uma luz fotográfica neste vale, muito escuro mas nuvens brilhantes.

27RlyBa.jpg

rexlwqS.jpg

zgdZ57b.jpg


nesta vê-se o carreiro a passar lá ao fundo quase a chegar à praia (eu não devia estar neste local, não repitam este erro...):
DjI5pif.jpg


aqui é já perto da praia:
TipbSbS.jpg


Esta é a constante Cascata da Ribeira da Ursa, drena um vale bastante maior, ao crepúsculo:
k3RDIlt.jpg

kzXB1b1.jpg