Abrigos meteorológicos de radiação (RS)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Vendo abrigos de radiação (RS) artesanais - fotografias abaixo* - acessório indispensável para a medição de parâmetros como a temperatura do ar e a humidade relativa, protegendo os sensores das radiações directa e difusa. Um radiation shield comercial de qualquer marca custa cerca de 80 €. Neste caso, será sempre mais competitivo.


Na fase de construção:

19032010388.jpg



Após a conclusão, aspecto geral:

cpiade20032010390.jpg



A preços muito mais competitivos do que os encontrados em lojas oficiais, é uma oportunidade para ter registos de maior fiabilidade, eliminando a influência da radiação solar directa e difusa, aplicando numa instalação correcta, é indispensável o arejamento do local de instalação. Testei o abrigo modelo lado a lado com uma Davis durante cerca de 1 mês e as diferenças não excedem 0,5 ºC entre abrigos, fruto da espessura dos pratos.

Qualquer proposta ou dúvida, terei todo o gosto em receber por MP.


*Fotografia ilustrativa, não inclui poleia de suporte e o abrigo é composto por 10 pratos.
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Como actual possuidor do RS made by Daniel Vilão, recomendo vivamente a compra de um, por parte de quem ainda não tem. A preços excepcionais, conseguem-se óptimos resultados.

No meu caso, tomando como exemplo a relação entre a minha estação e a de Queluz, do Mário Barros, consegui reduzir diferenças de +2ºC e +3ºC, no que toca a máximas, para valores idênticos ou até inferiores. Hoje, por exemplo, a temperatura máxima na minha estação foi 1,8ºC abaixo da registada na estação de Queluz (25,8ºC contra 27,6ºC). Sem RS, a Mira-Sintrense teria sido claramente superior. De notar ainda, que o Mário possui um RS Davis, que custa várias dezenas de euros.

No que toca a temperaturas mínimas, não existe qualquer tipo de inflacção por parte do abrigo. Continuam a ser idênticas às que tinha antes da colocação do mesmo.

Leve e pequeno, possibilita uma fácil instação e transferência.


Agora, encomendai e proporcionai trabalho ao Daniel!:D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Subscrevo o que já foi dito quanto a resultados muito próximos de equipamentos considerados devidamente eficientes.

O meu tem características semelhantes, apenas 2 pormenores que opcionalmente decidi implementar para testar uma (a meu ver) maior eficiência nos dados obtidos, mas se tais pormenores foram realmente relevantes é difícil saber porque antes de os colocar como teste o RS não estava muito bem localizado (apenas o possível) e os novos resultados foram já obtidos numa nova e bastante melhor localização!

Quanto a esta "obra de arte", na ausência de equipamentos com características profissionais, não fica muito a dever em termos de qualidade! Vale mesmo a pena... ;)
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Eu já mandei MP :thumbsup: