Açores que clima afinal? Tropical; Subtropical ou temperado atlantico

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Acho que é óbvio para toda a gente que qualquer clima tropical apresenta duas estações nítidas ao longo do ano: uma quente e húmida, onde se concentra a maior parte da precipitação, e outra “fria” e seca.
Obviamente toda a gente sabe que esse tipo de clima não ocorre nem nos Açores, nem na Madeira nem em Portugal Continental, porque acontece o inverso: é na época do ano menos quente em que se regista maior precipitação no nosso país.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Antes de mais os Açores têm vários climas, algumas das suas produções agrícolas são de cariz temperado,subtropical e até tropical, por isso não sei o que entende por essa «toda a gente».
Parece-me insólita a indiferença com que se trata a climatologia dos oceanos, num país que tem uma ZEE vastíssima, cheia de recursos e que influencia o nosso clima em tão vasta escala, por parte de alguns portugueses e ainda mais num forum de meteorologia!!
Parece que as modas do que parece ser certo é que querem sempre ser mais importantes, esquecendo-se que vivemos numa era de expansão de informação, em que só ignora a verdade quem quer.
Dentro do território marítimo português e segundo dados científicos, credíveis e medidos existe mesmo um clima tropical numa área relativamente vasta que não tem passado despercebida à ciência internacional.
Vários países sondam o clima nas suas respectivas áreas oceânicas e incluem os dados em publicações científicas, mas alguns portugueses parece que acham isso muito puxado, sem interesse e ainda perguntam se tem alguma estação meteorológica...
Pergunte a quem publicou os dados científicos que apresentei como foram medidos e determinados, pois foi a devida instituição oficial que os reinvidicou e não eu.
Eu limito-me a investigar e a aceitar verdades palpáveis, matemáticas e de interpretação séria.
Se quiserem apenas falar do clima das áreas terrestres, esquecendo-se do quanto importante são os climas marítimos, então abram um fórum para o efeito. Mas não se esqueçam é que os oceanos têm um papel chave nos climas da Terra e têm as suas próprias meteorologias.

Antes de mais que dados científicos são esses?

Alguém que vai num navio só chega aos Açores quando chega a terra e não quando ainda vai a 500 Km de distância já dentro da ZEE. O que toda a gente entende por Açores é obviamente o seu território terrestre, onde vivem os Açorianos. Nunca vi em nenhum lado climas de países ou regiões serem classificados tendo em conta a sua ZEE. Nem existe nenhuma classificação climática adaptada às condições marítimas, que eu saiba. Para mim, como já tinha dito atrás, trata-se apenas de uma tentativa de associar o clima tropical aos Açores e por conseguinte a Portugal. Isto se o mar tiver mesmo clima tropical, que é algo que eu gostava de ver.

As produções agrícolas não interessam, não existe nenhum órgão internacional que defina que produções agrícolas são ou não são tropicais. Existem apenas associações que nós fazemos a cada uma delas. Definitivamente os Açores têm vários climas, mas o tropical não é um deles.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Acho que é óbvio para toda a gente que qualquer clima tropical apresenta duas estações nítidas ao longo do ano: uma quente e húmida, onde se concentra a maior parte da precipitação, e outra “fria” e seca.
Obviamente toda a gente sabe que esse tipo de clima não ocorre nem nos Açores, nem na Madeira nem em Portugal Continental, porque acontece o inverso: é na época do ano menos quente em que se regista maior precipitação no nosso país.


E isso é baseado em quê?
O critério usado para um clima tropical é a temperatura e não o regime das precipitações.
Segundo Koppen-Geiger a estação das chuvas em certas regiões tropicais, também pode ocorrer na época mais fresca.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Antes de mais que dados científicos são esses?.

Está tudo bem visível no devido tópico referido.
AEMET.

Alguém que vai num navio só chega aos Açores quando chega a terra e não quando ainda vai a 500 Km de distância já dentro da ZEE. O que toda a gente entende por Açores é obviamente o seu território terrestre, onde vivem os Açorianos. Nunca vi em nenhum lado climas de países ou regiões serem classificados tendo em conta a sua ZEE.

Os Açores são mar e terra, isso parece-me indiscutível.
Estou a ver que não tem uma ideia do que é uma ZEE.
Experimente navegar por territórios marítimos de outros países sem licença e pode ser que um dia seja visitado pelas autoridades locais e recordado de forma lúcida sobre o que se trata.
Outra coisa que parece ser ignorado é que os açorianos que vivem do mar e não assim tão poucos, sabem muito bem o que é o seu território marítimo e onde começa a zona neutra ( internacional).
Existem rigorosos regulamentos que estipulam onde pescar e o quê e o que é nosso ou não.
Para finalizar, os cruzeiros turísticos, viajam muitas vezes nessas áreas marítimas e usufruem dos seus climas e respectivas áreas marítimas: ora pescando ora tomando banho e sabem muito bem em que águas estão a tomar banho.
Estudos científicos em áreas oceânicas referem SEMPRE em que país ou administração foi feito tal trabalho de pesquisa e até mencionam as áreas climáticas PRESENTES na região.

Nem existe nenhuma classificação climática adaptada às condições marítimas, que eu saiba..

Existem referências para o que são mares temperados, tropicais,etc...
Temperaturas constantes acima de 20ºc normalmente são o definido para um mar tropical.
É onde cresce o coral.
E evidentemente que a temperatura do ar, nestas regiões é proporcionalmente mais elevada.



As produções agrícolas não interessam, não existe nenhum órgão internacional que defina que produções agrícolas são ou não são tropicais. Existem apenas associações que nós fazemos a cada uma delas. Definitivamente os Açores têm vários climas, mas o tropical não é um deles.Isto se o mar tiver mesmo clima tropical, que é algo que eu gostava de ver.

Se as produções agrícolas feitas ao ar livre de forma viável e comercial não definem em certa forma o clima de uma região, porque é que diferentes culturas estão escalonadas de forma diferente consoante o clima?
Porque é que não se planta linho na Amazónia e cacau na Normandia?
De certa forma claro que influenciam e a ideia que quis dar foi da diversidade climática e uma boa plasticidade fitoclimática existente nos Açores.
Além de que a forma mais decisiva é desvendar qual a vegetação nativa. Nos Açores é a floresta húmida subtropical ( laurissilva).
Os Açores ao que parece têm uma zona com mar tropical ( e serão zonas tropicais evidentemente) e tal foi referido segundo dados científicos e não com opiniões ao acaso.
Mas seria interessante saber onde a AEMET conseguiu os dados e como, para se ter uma atitude prudente mas séria, embora eu não duvide muito deles.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Está tudo bem visível no devido tópico referido.
AEMET.

Devido tópico referido? Continuo sem saber qual... :rolleyes:

Os Açores são mar e terra, isso parece-me indiscutível.
Estou a ver que não tem uma ideia do que é uma ZEE.
Experimente navegar por territórios marítimos de outros países sem licença e pode ser que um dia seja visitado pelas autoridades locais e recordado de forma lúcida sobre o que se trata.
Outra coisa que parece ser ignorado é que os açorianos que vivem do mar e não assim tão poucos, sabem muito bem o que é o seu território marítimo e onde começa a zona neutra ( internacional).
Existem rigorosos regulamentos que estipulam onde pescar e o quê e o que é nosso ou não.
Para finalizar, os cruzeiros turísticos, viajam muitas vezes nessas áreas marítimas e usufruem dos seus climas e respectivas áreas marítimas: ora pescando ora tomando banho e sabem muito bem em que águas estão a tomar banho.

Eu nem acredito que estamos a discutir isto... Andas a desencantar exemplos ridículos para mostrar que a temperatura da água é importante para classificar o clima de uma região? Que interessa os cruzeiros turísticos para o tema? Há muitos açorianos que vivem do mar, e se pelo contrário não houvesse nenhum?

Eu sei o que é uma ZEE. É apenas uma área marítima onde cada estado tem alguns alguns direitos exclusivos sobre a sua exploração (recursos naturais e investigação científica). Nada mais que isso. Estados terceiros podem navegar nele à vontade, não é preciso licença nenhuma... Não que isso importe alguma coisa para o que estamos a discutir. Ou se a ZEE fosse alargada quase até ao equador e até quase ao pólo, os Açores teriam clima equatorial e polar ao mesmo tempo? :rolleyes:

De qualquer forma, aqui fica um mapa da temperatura do mar a 10/03/2009:
acores.png


Os 20ºC abaixo dos 32ºN.

Estudos científicos em áreas oceânicas referem SEMPRE em que país ou administração foi feito tal trabalho de pesquisa e até mencionam as áreas climáticas PRESENTES na região.

E que interessa isso? Se referem o clima da área oceânica, não quer dizer que esse seja também o clima do país/região! Ou agora o clima da região norte também se classifica pela temperatura da água do mar 200 km a oeste da região? Dá-me apenas um exemplo em algum site (ou num desses "estudos científicos") em que o clima de um país é classificado também de acordo com a temperatura do mar. Para mim seria algo novo ler sobre um clima de uma região misturando alhos (terra) com bugalhos (mar). Já li uns livros sobre o clima de Portugal (Suzanne Daveau e de Orlando Ribeiro) e nenhum referência à temperatura do mar.

Existem referências para o que são mares temperados, tropicais,etc...
Temperaturas constantes acima de 20ºc normalmente são o definido para um mar tropical.
É onde cresce o coral.
E evidentemente que a temperatura do ar, nestas regiões é proporcionalmente mais elevada.

Podes mostrar essas referências? Ainda que a temperatura do mar seja ligeiramente superior a 20ºC num dado mês, se for no inverno a média da temperatura do ar é sempre bastante inferior.

Se as produções agrícolas feitas ao ar livre de forma viável e comercial não definem em certa forma o clima de uma região, porque é que diferentes culturas estão escalonadas de forma diferente consoante o clima?
Porque é que não se planta linho na Amazónia e cacau na Normandia?
De certa forma claro que influenciam e a ideia que quis dar foi da diversidade climática e uma boa plasticidade fitoclimática existente nos Açores.
Além de que a forma mais decisiva é desvendar qual a vegetação nativa. Nos Açores é a floresta húmida subtropical ( laurissilva).
Os Açores ao que parece têm uma zona com mar tropical ( e serão zonas tropicais evidentemente) e tal foi referido segundo dados científicos e não com opiniões ao acaso.
Mas seria interessante saber onde a AEMET conseguiu os dados e como, para se ter uma atitude prudente mas séria, embora eu não duvide muito deles.

E o vinho? Produz-se na Alemanha, no Alentejo, no Brasil (inclusive no nordeste quase equatorial), na Inglaterra, etc... Também serve para definir climas?

E as árvores, aqui em Bragança tanto há palmeiras como há pinheiros originários da Europa central. Qual é o clima de cá?

Isto mais que dados científicos a mostrar que os Açores têm clima tropical parece-me mais apenas vontade tua de que assim seja.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Devido tópico referido? Continuo sem saber qual... :rolleyes:.



Não faz mal.
Está no tópico do « Portugal tem potencial turístico?».



Eu nem acredito que estamos a discutir isto... Andas a desencantar exemplos ridículos para mostrar que a temperatura da água é importante para classificar o clima de uma região? Que interessa os cruzeiros turísticos para o tema? Há muitos açorianos que vivem do mar, e se pelo contrário não houvesse nenhum?

Já vi que está um tanto irritado.
Estamos a falar em temperaturas de áreas marítimas e se não é tema que para si mereça conversa, é livre de postar quando e onde achar que deve.
Os cruzeiros e os pescadores devidamente licenciados obedecem normalmente a linhas definidas.
Se não houvesse nenhum, não falava neles.


Eu sei o que é uma ZEE. É apenas uma área marítima onde cada estado tem alguns alguns direitos exclusivos sobre a sua exploração (recursos naturais e investigação científica). Nada mais que isso. Estados terceiros podem navegar nele à vontade, não é preciso licença nenhuma...?



Nada mais que isso? Basicamente é tudo e é como estar num país ou noutro.
Os países têm uma Área Terrestre e uma Área Marítima ( os que ficarem junto a mares evidentemente).
Podem navegar, mas se forem interceptados terão que ser identificados.



Não que isso importe alguma coisa para o que estamos a discutir. Ou se a ZEE fosse alargada quase até ao equador e até quase ao pólo, os Açores teriam clima equatorial e polar ao mesmo tempo?


Claro que sim. Um clima polar na zona marítima do norte e um clima equatorial na do sul. Ou um mar frio e um mar tropical.


De qualquer forma, aqui fica um mapa da temperatura do mar a 10/03/2009:
Os 20ºC abaixo dos 32ºN.


Um mapa sem definição da temperatura local, antes isso... Que fantástico se o mar tivesse uma temperatura tão homogénea em áreas tão grandes.:D´
Comparando as fontes usadas a diferença de qualidade é notória.
E além disso o aumento da ZEE previsto vai-se estender bem além desse paralelo.




E que interessa isso? Se referem o clima da área oceânica, não quer dizer que esse seja também o clima do país/região! Ou agora o clima da região norte também se classifica pela temperatura da água do mar 200 km a oeste da região?.

O clima do Norte define-se pelos climas locais na específica zona que for referida.
Se estivermos a falar do clima na zona marítima do norte, aí teremos que abordar dados medidos no mar.



Dá-me apenas um exemplo em algum site (ou num desses "estudos científicos") em que o clima de um país é classificado também de acordo com a temperatura do mar.


Tou a haver que continua sem entender.
Os climas de cada região, são classificados de acordo com a sua geografia. Se a zona mencionada for marítima, os dados serão medidos aí.
Pode-se definir se uma certa zona marítima está na zona tropical ou não.
Se já tem um mar tropical ou não.
Entendeu?



Para mim seria algo novo ler sobre um clima de uma região misturando alhos (terra) com bugalhos (mar). Já li uns livros sobre o clima de Portugal (Suzanne Daveau e de Orlando Ribeiro) e nenhum referência à temperatura do mar.?.


Ninguém aqui está a misturar alhos com bugalhos. Mar e Terra foram devidamente separados, dentro de realidades diferentes. Você é que parece não entender, quando se está a falar de um ou de outro.
Eu também já li esses livros e nenhum neles se refere ao Oceano no assunto aqui discutido, por isso não sei qual é o interesse disso para o que estamos a falar.



Podes mostrar essas referências? Ainda que a temperatura do mar seja ligeiramente superior a 20ºC num dado mês, se for no inverno a média da temperatura do ar é sempre bastante inferior.



Os dados estão no tópico que referi acima. Se quiser posto aqui o link.
Isso depende é das regiões que estamos a falar.
Em algumas regiões dos Açores, por exemplo, normalmente não existem grandes discrepâncias entre a temperatura do mar e a temperatura média do ar.



E o vinho? Produz-se na Alemanha, no Alentejo, no Brasil (inclusive no nordeste quase equatorial), na Inglaterra, etc... Também serve para definir climas?.?.


Não serve nem disse que servia. E além disso a vinha dá-se bem consoante a estirpe. Uma estirpe do Alentejo, pode muito bem dar-se mal no Ribatejo ou até noutro local do Alentejo.
Mas mais do que isso, já disse ( e até referi quais) que haviam culturas que eram apenas viáveis em climas particulares.


E as árvores, aqui em Bragança tanto há palmeiras como há pinheiros originários da Europa central. Qual é o clima de cá?


Estávamos a falar de culturas agrícolas viáveis de linho e cacau e o exemplo que me dá são das plantas ornamentais que vingam em Bragança...
Mudando para o assunto que estava a ser discutido, porque não se cultiva coqueiro ou algodão, por exemplo, de forma comercial em Bragança então? Não serão limitações climáticas? Não haverão outros tantos exemplos claros da dependência da agricultura feita ao ar livre em relação aos elementos climáticos? Eu não acredito que estejamos a falar nisto agora...

Isto mais que dados científicos a mostrar que os Açores têm clima tropical parece-me mais apenas vontade tua de que assim seja.



Os dados científicos existem e eu apenas limitei-me a fazer uma leitura, em vez de andar a divagar.
Não vejo o que existe de tão fantástico, em uma zona tropical ( A faixa referida da zona marítima apontada) ser a sul de uma zona subtropical ( Açores- zona terrestre).
Será que devia ser ao contrário?
Não existirá a Corrente do Golfo a influenciar?
Ao menos que se pense neste assunto de forma realista, usando bases sólidas e não apenas a nossa mera opinião.
A meu ver ainda não há certezas, mas existe uma probabilidade elevada.
Mas sinta-se à vontade para provar o contrário, com provas à altura, se isso o «persegue» de forma tão persistente.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Já vi que está um tanto irritado.
Estamos a falar em temperaturas de áreas marítimas e se não é tema que para si mereça conversa, é livre de postar quando e onde achar que deve.
Os cruzeiros e os pescadores devidamente licenciados obedecem normalmente a linhas definidas.
Se não houvesse nenhum, não falava neles.

Nada mais que isso? Basicamente é tudo e é como estar num país ou noutro.
Os países têm uma Área Terrestre e uma Área Marítima ( os que ficarem junto a mares evidentemente).
Podem navegar, mas se forem interceptados terão que ser identificados.

Não estou irritado. Mas esses argumentos rebuscados não servem, a ZEE não é assim tão importante e muito menos define climas de países. A página espanhola da Wikipédia tem alguns artigos do que realmente é uma ZEE. O que de facto faz parte do território português é o chamado mar territorial, mas este não vai além dos 22 Km da costa.

Claro que sim. Um clima polar na zona marítima do norte e um clima equatorial na do sul. Ou um mar frio e um mar tropical.

Mas isso não faz os Açores terem clima polar e tropical. Uma coisa é o mar e outra são os Açores propriamente ditos.

Um mapa sem definição da temperatura local, antes isso... Que fantástico se o mar tivesse uma temperatura tão homogénea em áreas tão grandes.:D´
Comparando as fontes usadas a diferença de qualidade é notória.
E além disso o aumento da ZEE previsto vai-se estender bem além desse paralelo.

O mapa não mostra homogeneidade, as linhas é dão a entender isso, além do mais o mar não tem micro-climas com vales e montanhas, é normal que as temperaturas sejam relativamente contínuas em relação à terra. Os dados são da NOAA com uma resolução de 0,083º, melhor que isto é difícil. A qualidade não se mede pelo que nos é mais conveniente. Os mapas da aemet não usa fontes próprias (pelo que sei, a Espanha não possui nenhum satélite meteorológico) mas sim da NOAA ou do ECMWF.

O clima do Norte define-se pelos climas locais na específica zona que for referida.
Se estivermos a falar do clima na zona marítima do norte, aí teremos que abordar dados medidos no mar.

Exacto, clima da zona marítima do Norte e não clima do Norte, é preciso fazer a distinção! Aliás, penso que nem existe tal como coisa como "zona marítima do Norte". O clima do norte é apenas o que acontece em terra.

Tou a haver que continua sem entender.
Os climas de cada região, são classificados de acordo com a sua geografia. Se a zona mencionada for marítima, os dados serão medidos aí.
Pode-se definir se uma certa zona marítima está na zona tropical ou não.
Se já tem um mar tropical ou não.
Entendeu?

Entendi. O que acontece é que as regiões são apenas o seu território terrestre. Se uma zona marítima tem x clima, então é apenas aplicável a essa zona.

Ninguém aqui está a misturar alhos com bugalhos. Mar e Terra foram devidamente separados, dentro de realidades diferentes. Você é que parece não entender, quando se está a falar de um ou de outro.
Eu também já li esses livros e nenhum neles se refere ao Oceano no assunto aqui discutido, por isso não sei qual é o interesse disso para o que estamos a falar.

Tem o interesse de que em nenhum lado os Açores são tidos como tendo um clima tropical. Se o que queres demonstrar estivesse certo, usando zonas marítima para definir o clima dos Açores, acho que já haveria algum livro ou site em que estivesse lá bem explícito que um dos climas dos Açores é o tropical. Mas tal não existe.

Mas mais do que isso, já disse ( e até referi quais) que haviam culturas que eram apenas viáveis em climas particulares.

Pois, mas nenhuma dessas culturas de aplicam aos Açores.

Estávamos a falar de culturas agrícolas viáveis de linho e cacau e o exemplo que me dá são das plantas ornamentais que vingam em Bragança...
Mudando para o assunto que estava a ser discutido, porque não se cultiva coqueiro ou algodão, por exemplo, de forma comercial em Bragança então? Não serão limitações climáticas? Não haverão outros tantos exemplos claros da dependência da agricultura feita ao ar livre em relação aos elementos climáticos? Eu não acredito que estejamos a falar nisto agora...

Como eu já tinha dito atrás, não há nenhuma organização internacional que defina a que clima pertence cada cultura agrícola pois estas podem inserir-se dentro de diferentes climas, por exemplo o tropical ou equatorial ao mesmo tempo. Se alguém conseguisse produzir coqueiros num quintal na Terceira, isso não dava à ilha um clima tropical, por muito que alguém dissesse que os coqueiros são apenas de clima tropical, o que importa são as temperaturas médias, ou seja, dados concretos e não circunstâncias que podem ser interpretados da maneira que a cada um mais lhe convier.

Os dados científicos existem e eu apenas limitei-me a fazer uma leitura, em vez de andar a divagar.
Não vejo o que existe de tão fantástico, em uma zona tropical ( A faixa referida da zona marítima apontada) ser a sul de uma zona subtropical ( Açores- zona terrestre).
Será que devia ser ao contrário?
Não existirá a Corrente do Golfo a influenciar?
Ao menos que se pense neste assunto de forma realista, usando bases sólidas e não apenas a nossa mera opinião.
A meu ver ainda não há certezas, mas existe uma probabilidade elevada.
Mas sinta-se à vontade para provar o contrário, com provas à altura, se isso o «persegue» de forma tão persistente.

Os dados existem, mas têm que ser bem interpretados e não apenas lançarmos-nos em novas descobertas.

1º A ZEE portuguesa não é nenhum território administrativo nem esta pertence a Portugal, é apenas um território onde Portugal tem alguns direitos especiais.
2º Ainda que fosse um território administrativo, a extensão da ZEE é por agora apenas uma hipótese e dentro da ZEE actual a temperatura do mar desce dos 20ºC.
3º Mas o ponto acima pouco importa pois nunca vi em lado algum ser usada a ZEE para definir climas de países nem existe nenhuma classificação adaptada ao oceano. Até ver, são apenas critérios definidos por ti.
4º Acho que é óbvio para todos que existe uma clara distinção entre mar e terra, da mesma maneira que não se pode definir o clima de uma região que é por todos conhecido apenas como o seu território terrestre através de uma zona marítima muito afastada, também não se pode definir o clima duma zona marítima consoante o clima que existe em terra.
5º Como o que propões não é nada revolucionário mas sim algo que muitas outras pessoas podem ou podiam já ter verificado, se realmente os Açores tivessem clima tropical acho que isso já estaria escrito em algum lugar. Mas até ver, é apenas uma hipótese que tu propões.

Belem, eu não tenho de provar nada, como muito tenho de refutar. Se estivesse estabelecido que os Açores têm de facto um clima tropical, aí sim seria eu (e quem não está de acordo) a ter de provar. Se eu disser que os Açores têm clima polar, não basta eu apenas dizê-lo e depois serem os outros a terem de provar o contrário. A menos que arranjes uma estação meteorológica que tenha uma média em Janeiro igual ou superior a 18ºC (boa sorte! :D), a mim pelo menos não vais conseguir convencer.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Não estou irritado. Mas esses argumentos rebuscados não servem, a ZEE não é assim tão importante e muito menos define climas de países. A página espanhola da Wikipédia tem alguns artigos do que realmente é uma ZEE. O que de facto faz parte do território português é o chamado mar territorial, mas este não vai além dos 22 Km da costa.



Mas isso não faz os Açores terem clima polar e tropical. Uma coisa é o mar e outra são os Açores propriamente ditos.



O mapa não mostra homogeneidade, as linhas é dão a entender isso, além do mais o mar não tem micro-climas com vales e montanhas, é normal que as temperaturas sejam relativamente contínuas em relação à terra. Os dados são da NOAA com uma resolução de 0,083º, melhor que isto é difícil. A qualidade não se mede pelo que nos é mais conveniente. Os mapas da aemet não usa fontes próprias (pelo que sei, a Espanha não possui nenhum satélite meteorológico) mas sim da NOAA ou do ECMWF.



Exacto, clima da zona marítima do Norte e não clima do Norte, é preciso fazer a distinção! Aliás, penso que nem existe tal como coisa como "zona marítima do Norte". O clima do norte é apenas o que acontece em terra.



Entendi. O que acontece é que as regiões são apenas o seu território terrestre. Se uma zona marítima tem x clima, então é apenas aplicável a essa zona.



Tem o interesse de que em nenhum lado os Açores são tidos como tendo um clima tropical. Se o que queres demonstrar estivesse certo, usando zonas marítima para definir o clima dos Açores, acho que já haveria algum livro ou site em que estivesse lá bem explícito que um dos climas dos Açores é o tropical. Mas tal não existe.



Pois, mas nenhuma dessas culturas de aplicam aos Açores.



Como eu já tinha dito atrás, não há nenhuma organização internacional que defina a que clima pertence cada cultura agrícola pois estas podem inserir-se dentro de diferentes climas, por exemplo o tropical ou equatorial ao mesmo tempo. Se alguém conseguisse produzir coqueiros num quintal na Terceira, isso não dava à ilha um clima tropical, por muito que alguém dissesse que os coqueiros são apenas de clima tropical, o que importa são as temperaturas médias, ou seja, dados concretos e não circunstâncias que podem ser interpretados da maneira que a cada um mais lhe convier.



Os dados existem, mas têm que ser bem interpretados e não apenas lançarmos-nos em novas descobertas.

1º A ZEE portuguesa não é nenhum território administrativo nem esta pertence a Portugal, é apenas um território onde Portugal tem alguns direitos especiais.
2º Ainda que fosse um território administrativo, a extensão da ZEE é por agora apenas uma hipótese e dentro da ZEE actual a temperatura do mar desce dos 20ºC.
3º Mas o ponto acima pouco importa pois nunca vi em lado algum ser usada a ZEE para definir climas de países nem existe nenhuma classificação adaptada ao oceano. Até ver, são apenas critérios definidos por ti.
4º Acho que é óbvio para todos que existe uma clara distinção entre mar e terra, da mesma maneira que não se pode definir o clima de uma região que é por todos conhecido apenas como o seu território terrestre através de uma zona marítima muito afastada, também não se pode definir o clima duma zona marítima consoante o clima que existe em terra.
5º Como o que propões não é nada revolucionário mas sim algo que muitas outras pessoas podem ou podiam já ter verificado, se realmente os Açores tivessem clima tropical acho que isso já estaria escrito em algum lugar. Mas até ver, é apenas uma hipótese que tu propões.

Belem, eu não tenho de provar nada, como muito tenho de refutar. Se estivesse estabelecido que os Açores têm de facto um clima tropical, aí sim seria eu (e quem não está de acordo) a ter de provar. Se eu disser que os Açores têm clima polar, não basta eu apenas dizê-lo e depois serem os outros a terem de provar o contrário. A menos que arranjes uma estação meteorológica que tenha uma média em Janeiro igual ou superior a 18ºC (boa sorte! :D), a mim pelo menos não vais conseguir convencer.


ehehehehe nem a mim Clima Tropical nos Açores 50º graus em Portugal,temperaturas medias anuais superiores a 18º em Portugal Continental com ja li por ai algures bem Belem você vai revolucionar todos os conceitos Metereologicos existentes.

Mas é verdade o que o Fil diz relativo as Massas Polares para mim é tão ridiculo dizer que o clima dos Açores é Tropical como dizer que é Polar, mas o argumento que se utiliza para dizer que é Tropical é o mesmo que se podia utilizar para dizer que é Polar eheheheheh.





Cumprimentos
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Mas isso não faz os Açores terem clima polar e tropical. Uma coisa é o mar e outra são os Açores propriamente ditos..


Eu referia-me à zona oceânica dos Açores.



O mapa não mostra homogeneidade, as linhas é dão a entender isso, além do mais o mar não tem micro-climas com vales e montanhas.



Os mares têm correntes distintas que alteram a temperatura drasticamente em poucos kms.


A qualidade não se mede pelo que nos é mais conveniente. Os mapas da aemet não usa fontes próprias (pelo que sei, a Espanha não possui nenhum satélite meteorológico) mas sim da NOAA ou do ECMWF..


A qualidade mede-se pelos dados e a sua seriedade.
Os dados da AEMET foram fornecidos por um satélite meteorológico.



Exacto, clima da zona marítima do Norte e não clima do Norte, é preciso fazer a distinção! Aliás, penso que nem existe tal como coisa como "zona marítima do Norte". O clima do norte é apenas o que acontece em terra..


Existem zonas marítimas onde quer que hajam zonas costeiras.



Entendi. O que acontece é que as regiões são apenas o seu território terrestre. Se uma zona marítima tem x clima, então é apenas aplicável a essa zona..


Exacto, foi o que disse.



Tem o interesse de que em nenhum lado os Açores são tidos como tendo um clima tropical. Se o que queres demonstrar estivesse certo, usando zonas marítima para definir o clima dos Açores, acho que já haveria algum livro ou site em que estivesse lá bem explícito que um dos climas dos Açores é o tropical. Mas tal não existe..


Eu já referi quais os climas na zona terrestre dos Açores segundo Koppen-Geiger. Infelizmente poucos ou nenhuns artigos modernos existem sobre o assunto.
E também já referi um dos climas da zona marítima.



Pois, mas nenhuma dessas culturas de aplicam aos Açores..


Nem o disse que seriam. Apenas dei exemplos. Mas o chá, a anona e a banana já se podem aplicar.



Como eu já tinha dito atrás, não há nenhuma organização internacional que defina a que clima pertence cada cultura agrícola pois estas podem inserir-se dentro de diferentes climas, por exemplo o tropical ou equatorial ao mesmo tempo. Se alguém conseguisse produzir coqueiros num quintal na Terceira, isso não dava à ilha um clima tropical, por muito que alguém dissesse que os coqueiros são apenas de clima tropical, o que importa são as temperaturas médias, ou seja, dados concretos e não circunstâncias que podem ser interpretados da maneira que a cada um mais lhe convier..


Exacto ou seja, ninguém disse que lá por existirem coqueiros na Terceira ou não isso lhe daria um clima tropical o que apenas se disse é que existe uma boa PLASTICIDADE FITOCLIMÁTICA nos Açores e que existem determinadas culturas que são exigentes no clima.



Os dados existem, mas têm que ser bem interpretados e não apenas lançarmos-nos em novas descobertas..


Fazer novas descobertas e interpretar bem os dados faz parte dos planos de quem quer saber a verdade.



1º A ZEE portuguesa não é nenhum território administrativo nem esta pertence a Portugal, é apenas um território onde Portugal tem alguns direitos especiais..

A ZEE portuguesa é como disse e muito bem Portugal. Espero que fique bem assente o facto de que a ZEE não é nenhuma zona comprada por Portugal, seja na Antárctida ou no Equador, para a explorar. É por «mérito» geográfico próprio que a ZEE é atribuída, por se situar na zona geográfica de Portugal ( numa faixa de 200 milhas) e no caso dos Açores até se prevê um grande aumento, por causa da plataforma dos Açores que afinal é maior do que se pensava.
O pedido de aumento já foi entregue no mês passado e ao que tudo indica deverá ser aceite pois as condições impostas para sua aprovação foram cumpridas.
Em muitos slogans publicitários é apresentado um Portugal «maior» por isso mesmo.



2º Ainda que fosse um território administrativo, a extensão da ZEE é por agora apenas uma hipótese e dentro da ZEE actual a temperatura do mar desce dos 20ºC..


Segundos dados do AEMET existe uma zona tropical.


3º Mas o ponto acima pouco importa pois nunca vi em lado algum ser usada a ZEE para definir climas de países nem existe nenhuma classificação adaptada ao oceano. Até ver, são apenas critérios definidos por ti..


São critérios observáveis e passíveis de ser interpretados.




4º Acho que é óbvio para todos que existe uma clara distinção entre mar e terra, da mesma maneira que não se pode definir o clima de uma região que é por todos conhecido apenas como o seu território terrestre através de uma zona marítima muito afastada, também não se pode definir o clima duma zona marítima consoante o clima que existe em terra..



Exacto e ninguém andou a misturar os conceitos. Foi feita uma distinção CLARA entre o nosso mar e terra.


5º Como o que propões não é nada revolucionário mas sim algo que muitas outras pessoas podem ou podiam já ter verificado, se realmente os Açores tivessem clima tropical acho que isso já estaria escrito em algum lugar. Mas até ver, é apenas uma hipótese que tu propões..


É uma hipótese passível de ser observada e interpretada. A zona marítima portuguesa tem condições para ter um clima tropical na zona denominada.


Belem, eu não tenho de provar nada, como muito tenho de refutar. Se estivesse estabelecido que os Açores têm de facto um clima tropical, aí sim seria eu (e quem não está de acordo) a ter de provar. Se eu disser que os Açores têm clima polar, não basta eu apenas dizê-lo e depois serem os outros a terem de provar o contrário. A menos que arranjes uma estação meteorológica que tenha uma média em Janeiro igual ou superior a 18ºC (boa sorte! :D), a mim pelo menos não vais conseguir convencer..


Vamos lá a raciocinar um pouco mais. Eu já referi quais os climas da zona terrestre dos Açores. Em nenhuma desta parte tem um clima tropical.
Pela conversa que estamos a ter por pm, parece-me que já aceitaste a ideia de que é possível haver um clima tropical na zona referida por mim.
Se queres provar que os dados da AEMET são erróneos ( sim porque eles demonstram a forte possibilidade de haver uma zona tropical naquele ponto) então que proves que a AEMET está errada.
Eu não ganho nada com isto, pois até é algo arriscado e posso ser visto como algo estranho, mas apenas coloquei uma hipótese.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
ehehehehe nem a mim Clima Tropical nos Açores 50º graus em Portugal,temperaturas medias anuais superiores a 18º em Portugal Continental com ja li por ai algures bem Belem você vai revolucionar todos os conceitos Metereologicos existentes.

Mas é verdade o que o Fil diz relativo as Massas Polares para mim é tão ridiculo dizer que o clima dos Açores é Tropical como dizer que é Polar, mas o argumento que se utiliza para dizer que é Tropical é o mesmo que se podia utilizar para dizer que é Polar ehehehehe

:lmao:

Você lê muitas coisas estranhas algures, mas pelos vistos não se lembra do que escreve.
Ao que parece diz que de facto podem fazer 50ºc no DISTRITO DE BEJA, quanto a haver uma zona em Portugal continental em que façam mais de 18ºc de média anual, parece-me que nem você no fundo deve duvidar de tal possibilidade e por isso nem vamos por aí. Existem locais à volta de 18ºc e existem locais mais quentes que estes. Adivinhe, no que vai dar.
O Fil não se referiu a massas polares, apenas perguntou que clima teriam os Açores se sua ZEE se estende-se do Pólo ao Trópico.
Mas mesmo quanto às massas de ar , existe uma coisa que você se esquece: os Açores estão na zona subtropical, portanto, a estarem entre o polar e o tropical estarão mais perto do tropical. Esqueça um pouco o que vai nas massas e baseie-se em dados palpáveis, medidos e concretos.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
:lmao:

Você lê muitas coisas estranhas algures, mas pelos vistos não se lembra do que escreve.
Ao que parece diz que de facto podem fazer 50ºc no DISTRITO DE BEJA, quanto a haver uma zona em Portugal continental em que façam mais de 18ºc de média anual, parece-me que nem você no fundo deve duvidar de tal possibilidade e por isso nem vamos por aí. Existem locais à volta de 18ºc e existem locais mais quentes que estes. Adivinhe, no que vai dar.
O Fil não se referiu a massas polares, apenas perguntou que clima teriam os Açores se sua ZEE se estende-se do Pólo ao Trópico.
Mas mesmo quanto às massas de ar , existe uma coisa que você se esquece: os Açores estão na zona subtropical, portanto, a estarem entre o polar e o tropical estarão mais perto do tropical. Esqueça um pouco o que vai nas massas e baseie-se em dados palpáveis, medidos e concretos.

Ok tudo bem eu não me esqueço do que escrevo carissimo Belem, tambem como ja lhe disse que ja estive em Londres com 37 º graus ja estive em Munique em pleno mes de Outubro com 29º graus, como já estive em Agadir com 44º graus em pleno mes de Maio, da mesma forma que já estive na Região de Alcanena/Santarem com - 8 graus de temperatura. Onde eu quero chegar é que esses acontecimentos todos nos sentimos e verificamos nessa noite davam de temperatura minima para Santarem -1 Grau entre Alcanena e Santarem nessa noite o meu carro registava uma temperatura de -8 negativos, agora eu não vou afirmar como um dado fiavel que em Santarem faz 8 graus negativos nem vou afirmar que em Londre em Julho faz 37º graus porque isso são circuntancias climaticas que podem surgir que são condicionadas por outros factores e que no fundo não têm validade cientifica nenhuma certo????

Posto isto, eu claro que so me baseio em factos palpaveis mensuraveis reconhecidos e a verdade é que reconhecidamente não existe nenhum dado nos normativos climaticos que tenham-se atingido temperaturas de 50º graus em Portugal continental e tambem não exsite a indicação que exista dados de alguma cidade localidade região portuguesa continental em que a temperatura media anual do ar seja igual ou superior a 18 graus por isso é nesses dados que me baseio.

Agora aquilo que nos vivemos e verificamos tem o peso que tem, devo-lhe dizer que existem por exemplo testemunhos de que este ano Nevou no alto da serra da arrabida mas são testemunhos não foram confirmados, por exemplo no Meco já tive temperaturas no Inverno no meu termometro de -6 graus ou de 44º 45º mas nunca se registaram valores desse genero nesta região, ou por exemplo nos anos 90 nevou na Azeitão durante 2 minutos e eu vi e assiti mas isso não em leva a dizer ou afirmar que tenha nevado nesse ano pois foi um fenomeno tão insignificante para sequer ser ter em linha de conta.

Ou seja concluindo, todos nos que gostamos destes fenomenos concerteza já assistimos a dados que fogem do que é Normativo ou que é mensuravel logo não podemos afirma-los como tal eu não ando ai a dizer que a temperatura minima registada em Santarem é de -8 graus ou em Torres Vedras é de -7 ou na Aldeia do Meco é de -6, ou em Londres de 37º graus ou Munique em Outubro de 29º graus ou de 45º graus em Setubal, pois esses valores não foram mensuaraveis logo é como não tivessem existido.

Todas as noites de Inverno em que a temperatura chega aos 9,8º graus voce anda 15, 20 kms para a região Oeste Torres Vedras, Mafra e voce vai ver que a temperatura baixa perto dos zero ou mesmo abaixo mas pouco signficado tem o mesmo acontece quando na Amareleija estão 42,43º graus de temperatura possivelmente em algumas região se chegue a valores acima dos 45º graus mas isso não tem signficado nehum pois oficialmente a temperatura mais elevada registada em Portugal foi de cerca de 47º graus não atingido os 50º logo nada comprova oficialmente que em Portugal se tenham registado temperaturas de 50º graus isso não signfica que elas não tenham acontecido .

Cumprimenmtos
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Ok tudo bem eu não me esqueço do que escrevo carissimo Belem, tambem como ja lhe disse que ja estive em Londres com 37 º graus ja estive em Munique em pleno mes de Outubro com 29º graus, como já estive em Agadir com 44º graus em pleno mes de Maio, da mesma forma que já estive na Região de Alcanena/Santarem com - 8 graus de temperatura. Onde eu quero chegar é que esses acontecimentos todos nos sentimos e verificamos nessa noite davam de temperatura minima para Santarem -1 Grau entre Alcanena e Santarem nessa noite o meu carro registava uma temperatura de -8 negativos, agora eu não vou afirmar como um dado fiavel que em Santarem faz 8 graus negativos nem vou afirmar que em Londre em Julho faz 37º graus porque isso são circuntancias climaticas que podem surgir que são condicionadas por outros factores e que no fundo não têm validade cientifica nenhuma certo????

Certo, ninguém aqui está a usar dados do carro para fazer afirmações sobre seja o que for.



Posto isto, eu claro que so me baseio em factos palpaveis mensuraveis reconhecidos e a verdade é que reconhecidamente não existe nenhum dado nos normativos climaticos que tenham-se atingido temperaturas de 50º graus em Portugal continental e tambem não exsite a indicação que exista dados de alguma cidade localidade região portuguesa continental em que a temperatura media anual do ar seja igual ou superior a 18 graus por isso é nesses dados que me baseio.

A verdade é que você já teorizou que tudo isso é bem possível apesar de não haver dados para o provar, assim como muitos membros aqui do forum.
No fundo, parece ser do conhecimento geral que a insuficiência de estações e estudos climáticos em Portugal é mais do que evidente. Aqui neste forum, apenas se tem dado um estímulo ao aumento dos conhecimentos e de certa forma incentivar a criação de bases metodológicas para avançar no aprofundamento sobre a realidade da meteorologia em Portugal.
Parece inevitável então falar-se em hipóteses e quando estas se baseiam em trabalhos feitos por profissionais, não vejo qual o problema nisso, pois afinal é graças a atitudes dessas que a ciência avança.


Todas as noites de Inverno em que a temperatura chega aos 9,8º graus voce anda 15, 20 kms para a região Oeste Torres Vedras, Mafra e voce vai ver que a temperatura baixa perto dos zero ou mesmo abaixo mas pouco signficado tem o mesmo acontece quando na Amareleija estão 42,43º graus de temperatura possivelmente em algumas região se chegue a valores acima dos 45º graus mas isso não tem signficado nehum pois oficialmente a temperatura mais elevada registada em Portugal foi de cerca de 47º graus não atingido os 50º logo nada comprova oficialmente que em Portugal se tenham registado temperaturas de 50º graus isso não signfica que elas não tenham acontecido .

Você acha que as diferenças climatológicas na mesma região têm pouco significado só porque oficialmente se registou XX ou YY num A ou B lugar??
Se essa atitude vigorasse na ciência não se avançava certamente.
Felizmente, acho que dificilmente se arranja um tema tão interessante aqui no forum do que esse, que é sempre tão procurado, discutido e questionado.
Numerosos forunistas postam dados das suas estações de forma apaixonada e isenta de interesses, para que se observe « in loco» as variações meteorológicas de local para local, mesmo dentro da mesma região.
Sim, as temperaturas de 50ºc podem já ter acontecido, afinal é isso que tenho vindo aqui dizer, é que existe essa probabilidade assim como outros forunistas, mas não afirmar que tal já aconteceu de forma oficial.
No fundo apresentei as minhas ideias e está lançado o repto para que se conheça melhor a climatologia de Portugal.
 

angela_chum

Cirrus
Registo
20 Fev 2010
Mensagens
1
Local
s. jorge
Desculpem intrometer-me
não sou nenhuma expert em metereologia, muito pelo contrário
mas basearem-se em factos como esses para dizerem que os Açores
não tem clima para haver turismo para aqueles que querem praia e sol e banhos no mar estão muito enganados... falem do que sabem e não se baseiem em conjecturas e naquilo que lêem ou ouvem dizer...
eu sou açoreana e moro nos açores.. mais especificamente s. jorge e desde já vos digo que há muito boa gente que aqui vem especificamente pelo surf, caça submarina, mergulhos, expedições submarinas e muito mais.
e quanto ao calor para aqueles menos informados uns 25º corresponde mais ou menos aos 30º no continente português, isto porque a humidade faz parecer mais quente do que a realidade. isto é o que se sente na pele e não o que está documentado.
já agora não sou uma pessoa sem o minimo de cultura ou conhecimentos, já estive do norte ao sul do continente, e dei um mergulho no mar em todo o lado que estive... inclusive no Algarve... e a água para mim era geladíssima comparada com a dos Açores. nunca estive na Madeira mas conheço várias pessoas que lá estiveram e todas elas individualmente reconheceram que a água dos Açores é ainda mais quente do que a da Madeira.
em relação ao clima.. sim é muito instável e sim chegamos a ter as 4 estações num dia e sim chove muito mas não todos os dias e no verão temos por vezes várias semanas sem chover e muito sol e céu azul... é muito mais facil apanhar um bronze, ou um escaldão, cá do que no continente.
podem fazer as deduções que quiserem, dar opiniões diferentes, mas esta é a realidade, e para quem não acredita ou discorde lembrem-se esta não é a minha opinião, é a realidade. desafio qualquer de vós a passarem uma temporada nos açores e ai sim poderão opinar na realidade.
só mais uma informação, tenho 27 anos e em toda a minha vida não me recordo de a temperatura ter descido os 4º e mesmo isso é raro, mas recordo de a temperatura chegar aos 36º.. e não foi á muito tempo.
um bem haja a todos e espero que visitem os açores.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
então pronto, se considerarmos clima subtropical aquele que tem todos os meses com TMED acima de 10º e pelo menos 1 mes com TMED acima de 20º, medias anuais acima de 15º e precipitaçoes medias anuais superiores a 400mm com pelo menos 1 mes humido, entao os açores, o litoral da PI a sul do paralelo 39, o mediterraneo a sul dos 39/40º, etc, etc, etc teem clima subtropical:)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Desculpem intrometer-me
não sou nenhuma expert em metereologia, muito pelo contrário
mas basearem-se em factos como esses para dizerem que os Açores
não tem clima para haver turismo para aqueles que querem praia e sol e banhos no mar estão muito enganados... falem do que sabem e não se baseiem em conjecturas e naquilo que lêem ou ouvem dizer...
eu sou açoreana e moro nos açores.. mais especificamente s. jorge e desde já vos digo que há muito boa gente que aqui vem especificamente pelo surf, caça submarina, mergulhos, expedições submarinas e muito mais.
e quanto ao calor para aqueles menos informados uns 25º corresponde mais ou menos aos 30º no continente português, isto porque a humidade faz parecer mais quente do que a realidade. isto é o que se sente na pele e não o que está documentado.
já agora não sou uma pessoa sem o minimo de cultura ou conhecimentos, já estive do norte ao sul do continente, e dei um mergulho no mar em todo o lado que estive... inclusive no Algarve... e a água para mim era geladíssima comparada com a dos Açores. nunca estive na Madeira mas conheço várias pessoas que lá estiveram e todas elas individualmente reconheceram que a água dos Açores é ainda mais quente do que a da Madeira.
em relação ao clima.. sim é muito instável e sim chegamos a ter as 4 estações num dia e sim chove muito mas não todos os dias e no verão temos por vezes várias semanas sem chover e muito sol e céu azul... é muito mais facil apanhar um bronze, ou um escaldão, cá do que no continente.
podem fazer as deduções que quiserem, dar opiniões diferentes, mas esta é a realidade, e para quem não acredita ou discorde lembrem-se esta não é a minha opinião, é a realidade. desafio qualquer de vós a passarem uma temporada nos açores e ai sim poderão opinar na realidade.
só mais uma informação, tenho 27 anos e em toda a minha vida não me recordo de a temperatura ter descido os 4º e mesmo isso é raro, mas recordo de a temperatura chegar aos 36º.. e não foi á muito tempo.
um bem haja a todos e espero que visitem os açores.



Boa! ;)

ehehehehe grande açoriana!

Mostra-lhes como é :D Tou farto de lhes desafiar para virem cá aos Açores mas pelos vistos as pessoas preferem permanecer na sua ignorância...


P.S. A questão dos 36 graus aí é que já não sei se será mesmo fidedigna porque segundo os últimos registos que pude consultar o recorde foi 31 graus e foi registado no Pico.. Mas claro que isso são extremos e situações pontuais.