Não estou irritado. Mas esses argumentos rebuscados não servem, a ZEE não é assim tão importante e muito menos define climas de países. A
página espanhola da Wikipédia tem alguns artigos do que realmente é uma ZEE. O que de facto faz parte do território português é o chamado
mar territorial, mas este não vai além dos 22 Km da costa.
Mas isso não faz os Açores terem clima polar e tropical. Uma coisa é o mar e outra são os Açores propriamente ditos.
O mapa não mostra homogeneidade, as linhas é dão a entender isso, além do mais o mar não tem micro-climas com vales e montanhas, é normal que as temperaturas sejam relativamente contínuas em relação à terra. Os dados são da
NOAA com uma resolução de 0,083º, melhor que isto é difícil. A qualidade não se mede pelo que nos é mais conveniente. Os mapas da aemet não usa fontes próprias (pelo que sei, a Espanha não possui nenhum satélite meteorológico) mas sim da NOAA ou do ECMWF.
Exacto, clima da
zona marítima do Norte e não clima do Norte, é preciso fazer a distinção! Aliás, penso que nem existe tal como coisa como "zona marítima do Norte". O clima do norte é apenas o que acontece em terra.
Entendi. O que acontece é que as regiões são apenas o seu território terrestre. Se uma zona marítima tem x clima, então é apenas aplicável a essa zona.
Tem o interesse de que em nenhum lado os Açores são tidos como tendo um clima tropical. Se o que queres demonstrar estivesse certo, usando zonas marítima para definir o clima dos Açores, acho que já haveria algum livro ou site em que estivesse lá bem explícito que um dos climas dos Açores é o tropical. Mas tal não existe.
Pois, mas nenhuma dessas culturas de aplicam aos Açores.
Como eu já tinha dito atrás, não há nenhuma organização internacional que defina a que clima pertence cada cultura agrícola pois estas podem inserir-se dentro de diferentes climas, por exemplo o tropical ou equatorial ao mesmo tempo. Se alguém conseguisse produzir coqueiros num quintal na Terceira, isso não dava à ilha um clima tropical, por muito que alguém dissesse que os coqueiros são apenas de clima tropical, o que importa são as temperaturas médias, ou seja, dados concretos e não circunstâncias que podem ser interpretados da maneira que a cada um mais lhe convier.
Os dados existem, mas têm que ser bem interpretados e não apenas lançarmos-nos em novas descobertas.
1º A ZEE portuguesa não é nenhum território administrativo nem esta pertence a Portugal, é apenas um território onde Portugal tem alguns direitos especiais.
2º Ainda que fosse um território administrativo, a extensão da ZEE é por agora apenas uma hipótese e dentro da ZEE actual a temperatura do mar desce dos 20ºC.
3º Mas o ponto acima pouco importa pois nunca vi em lado algum ser usada a ZEE para definir climas de países nem existe nenhuma classificação adaptada ao oceano. Até ver, são apenas critérios definidos por ti.
4º Acho que é óbvio para todos que existe uma clara distinção entre mar e terra, da mesma maneira que não se pode definir o clima de uma região que é por todos conhecido apenas como o seu território terrestre através de uma zona marítima muito afastada, também não se pode definir o clima duma zona marítima consoante o clima que existe em terra.
5º Como o que propões não é nada revolucionário mas sim algo que muitas outras pessoas podem ou podiam já ter verificado, se realmente os Açores tivessem clima tropical acho que isso já estaria escrito em algum lugar. Mas até ver, é apenas uma hipótese que tu propões.
Belem, eu não tenho de provar nada, como muito tenho de refutar. Se estivesse estabelecido que os Açores têm de facto um clima tropical, aí sim seria eu (e quem não está de acordo) a ter de provar. Se eu disser que os Açores têm clima polar, não basta eu apenas dizê-lo e depois serem os outros a terem de provar o contrário. A menos que arranjes uma estação meteorológica que tenha uma média em Janeiro igual ou superior a 18ºC (boa sorte!

), a mim pelo menos não vais conseguir convencer.