Açores: sentidos dois sismos

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Dois sismos de fraca intensidade foram esta terça-feira sentidos em várias localidades da Ilha de São Miguel, sem provocarem danos, anunciou a Protecção Civil dos Açores, escreve a Lusa.

Segundo o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, os dois sismos estão relacionados com a actividade sísmica que se verifica a Este dos Ilhéus das Formigas, desde o início de Abril.

O primeiro sismo registou-se às 19:57 locais (20:57 de Lisboa) com epicentro localizado a 16 quilómetros dos Ilhéus das Formigas e atingiu uma intensidade máxima de IV na Escala de Mercalli Modificada (XII pontos) nas Freguesias de Água Retorta e Faial da Terra.

O segundo, registado às 21:10 locais (22:10 de Lisboa) com epicentro sensivelmente no mesmo local, foi sentido nas mesmas freguesias da Costa Sul de São Miguel mas com uma intensidade de III na mesma escala.

A 5 de Abril, um sismo de média intensidade, que não provocou danos, foi sentido nas Ilhas de São Miguel, Santa Maria e Terceira, no âmbito de uma actividade junto aos Ilhéus das Formigas que tem registado, recentemente, uma tendência decrescente.

O Sistema de Vigilância Sismológica dos Açores (SIVISA) admite, porém, que este comportamento poderá ser interrompido por períodos de maior libertação de energia, o que poderá originar mais sismos sentidos pela população.

in PortugalDiário