Açores (Terceira, Graciosa, Faial, Flores)

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
não pensem que nos açores quem anda com as vacas não tem máquinas de apoio à lavoura, para vos dar um exemplo, a maioria dos lavradores (entende-se nos açores lavradores pessoas que cuidam das vacas) de todas as ilhas, até no corvo, possuem carrinhas e mais de 50% para além da carrinha possui tractores e as respectivas alfaias agricolas.

david, quando me refiro que a graciosa é um deserto não é em termos de clima, mas a nível de infraestrutras, populacional e de serviços.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Qual é a sensaçao de andar de avião com o tempo de chuva?
No final de Setembro vou à Ilha Terceira e estou com um bocado de receio de andar de aviao, caso esteja a chover.

O facto de estar a chover é irrelevante, principalmente nas Lajes que tem provavelmente a melhor e mais fácil pista do país para aterrar, apesar dos problemas hoje ocorridos com aves.

Para quem, como eu, lhe incomoda as turbulências, é um bocado chato atravessar as nuvens, principalmente as de maior desenvolvimento vertical, porque o avião faz movimentos verticais bruscos, mas apesar de incómodo, é totalmente seguro. Isto acontece quer esteja a chover quer não esteja, e para mim é mais incómodo o impulso da descolagem do que a turbulência normal de atravessar uma nuvem.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
"A TAP lamenta que “o aeroporto das Lajes ainda não possua qualquer restaurante, o que obriga à deslocação dos passageiros para Angra do Heroísmo”, cidade a 28 quilómetros do aeroporto."

DESTAK

Mas é porque a TAP quer, pois a menos de 2Km de distância existe a cidade da Praia da Vitória onde existe restaurantes e hoteis onde poderão ficar caso haja necessidade (não é a primeira vez que o avião não sai, devido ao mau tempo, ficando as pessoas alojadas na praia da vitória).
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,424
Local
Ponta Delgada - Açores
O facto de estar a chover é irrelevante, principalmente nas Lajes que tem provavelmente a melhor e mais fácil pista do país para aterrar, apesar dos problemas hoje ocorridos com aves.

Para quem, como eu, lhe incomoda as turbulências, é um bocado chato atravessar as nuvens, principalmente as de maior desenvolvimento vertical, porque o avião faz movimentos verticais bruscos, mas apesar de incómodo, é totalmente seguro. Isto acontece quer esteja a chover quer não esteja, e para mim é mais incómodo o impulso da descolagem do que a turbulência normal de atravessar uma nuvem.

Para mim o mais incómodo é mesmo ventos cruzados, o avião até dança :lol:

Mas temos boas pistas, bons aviões e excelentes pilotos :)

Para quem tem medo de voar (aerofobia), a SATA tem um programa Happy Flyer e existe este site onde se pode obter algumas infos e marcar uma consulta http://www.voarsemmedo.com/
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Será que 4 dias são suficientes para visitar a ilha Terceira?
Qual é a ilha mais proxima da Terceira?

para quem quiser conhecer todos os recantos da ilha, penso que os 8 dias era o ideal, mas 4 dias bem aproveitados já dá para conhecer os principais pontos turísticos da ilha.

As ilhas mais próximas são a Graciosa e São Jorge.
 

Goku

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
192
Local
Leiria
para quem quiser conhecer todos os recantos da ilha, penso que os 8 dias era o ideal, mas 4 dias bem aproveitados já dá para conhecer os principais pontos turísticos da ilha.

As ilhas mais próximas são a Graciosa e São Jorge.

Quais são os principais pontos turisticos da ilha?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Será que 4 dias são suficientes para visitar a ilha Terceira?
Qual é a ilha mais proxima da Terceira?

A duração da visita depende de como te deslocares, eu com carro alugado vi em 2 dias relativamente bem toda a ilha, aproveitando o dia todo, das 9 às 22. Agora, cada um tem o seu ritmo, os seus interesses, mas acho que 4 dias são mais que suficientes para conhecer bem a ilha. Claro que se quiseres ver todos os museus, passar em todas as ruas e estradas, ir a todas as localidades em pormenor, necessitas de mais tempo. Atenção, que tanto a Gruta do Natal como o Algar do Carvão têm horários bastante limitados, só durante a tarde.

As ilhas mais próximas, como já referido pelo Hazores, são Graciosa e São Jorge, mas qualquer ilha do grupo central fica a cerca de 20 minutos de avião. Se queres saber qual é a melhor para ir dar uma "espreitadela", isso já depende muito dos gostos. Recomendaria o Faial, pois é a que tem a paisagem mais espectacular, tanto nos Capelinhos, como na Caldeira, e também porque se tem uma boa panorâmica para o Pico. A Graciosa e o Pico não têm paisagens tão fora do comum como nos Capelinhos, valem mais pelo sossego e descanso que proporcionam, algo que não se consegue com uma visita rápida. São Jorge não conheço.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa reportagem David.
Dos Açores conheço Faial, Pico, Terceira e São Miguel.
Considero as ilhas um tesouro escondido onde me senti sempre como uma criança feliz à procura de tesouros com um mapa na mão, entre vulcões, lagos e paisagens deslumbrantes. Faltou aí na reportagem talvez a parte gastronómica, do qual tenho belas recordações.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Faltou aí na reportagem talvez a parte gastronómica, do qual tenho belas recordações.

Em Angra do Heroísmo, na Adega Lusitânia, comi uma deliciosa sopa da tia Urânia, uma sopa de feijão, leve, com um toque de funcho que fica muito bem.

No mesmo restaurante uma excelente sobremesa, a Dona Amélia, uma tarte de farinha de milho e mel, absolutamente divinal.

Em São Mateus come-se um excelente boca negra grelhado, acabado de vir do mar.

Na Graciosa, como já referi na reportagem, as meloas são excelentes, do melhor que há. Também provei da meloa de Santa Maria, não achei tão boas, mas são mais exóticas, têm uma cor e forma diferentes das que habitualmente comemos por cá.

Também na Graciosa as queijadas são excelentes.

De resto no Peter's come-se sempre bem e caro, mas vale a pena pelo ambiente.

Nas Flores não comi nada que valha a pena mencionar, é a que está mais isolada, e também como lá estive no sábado e no domingo, havia pouca (pareceu-me que nenhuma) gente a sair para o mar, pelo que nem peixe fresco havia.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Nas Flores não comi nada que valha a pena mencionar, é a que está mais isolada, e também como lá estive no sábado e no domingo, havia pouca (pareceu-me que nenhuma) gente a sair para o mar, pelo que nem peixe fresco havia.

quando estive nas Flores no fim de semana andámos à procura de ovos e não havia em lado nenhum, tivemos de nos deslocar até à fajã grande para comprar uma dúzia de ovos a um particular, pois nas mercearias não havia
é impressionante o isolamento das flores e do corvo.