Actividade Vulcânica 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Grande maioria do sismograma são sismos. Tremores harmônicos são dificeis de encontrar num sismograma assim, a não ser que seja um tremor muito superficial, perto da estação..nota-se pela linha do sismograma a ficar espessa durante muito tempo (tremor contínuo)..mas que facilmente é confundido com o vento. Mas talvez a partir das 08h?
As marcas a vermelho são triggers do programa para detectar sismos automaticamente.

O registo às 20:22 aparenta ser um sismo do tipo "tornillo"..não muito comum de se ver.
Sim eu sei que é difícil ver, mas o que digo ser tremor harmónico é a ultima linha das 15.30 em que a amplitude aumenta bastante.

É ir acompanhando, mas tremores harmónicos costumam ser sinal de erupção próxima.

Forte movimentação do magma próximo da superfície. A erupção deve estar eminente.

Então, vamos ver se é desta que saí a rolha da garrafa de Champanhe. ;)
Se ocorrer uma erupção IEV 5 ou 6 no próximos dias, poderá influenciar o inverno no hemisfério Norte... Com o correr deste Verãoutono e a continuação da seca, só faltava um Inverno gélido e seco...:hmm:

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Sim eu sei que é difícil ver, mas o que digo ser tremor harmónico é a ultima linha das 15.30 em que a amplitude aumenta bastante.

Não tinha visto as linhas a partir das 15.30, mas dá mesmo a sensação de tremor harmónico a partir dessa hora.

O sinal das 18.40, é muito suspeito..longo demais para ser um sismo local, o trigger geralmente nao detecta tremor e explosões, deve ser este sismo:
https://m.emsc.eu/earthquake/earthquake.php?evid=626022

O Vulcão Bardarbunga na Islândia também não quer ficar atrás...

Tuesday
24.10.2017 14:18:30 64.621 -17.443 6.5 km 4.1 99.0 4.6 km ESE of Bárðarbunga

von_highpass_2.0.png

Toda a informação sobre o G. Agung condensada num live stream:

(coloco apenas o link porque o autor não permite a visualização noutros sites )

Outro live stream:

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.