Actividade Vulcânica 2018



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)


Well we only really have two examples of this sort of activity in the historical record. 1924 was a series of strong VEI-2s with ash up to about 20,000ft. A very rare event happened in 1790, a VEI-4, full-on phreatosubplinian, with a base surge and a fairly high mushroom column. I doubt that can happen this time, but even a 1924 repeat is bad enough!
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,090
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sim. Seja como for ainda não há certeza da causa desta explosão. O USGS diz que foi causada por queda de rochas na caldeira... sinceramente não acredito.



Se tivesse uma grande interação com a água, a coluna de fumo teria que ter uma mancha evidente de vapor de água. Não parece para já ser o caso.
Mas pedras provocarem uma explosão?! Só se por um bloqueio... mas é estranho, pois supostamente este magma é muito fluido.
Intrigante


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Se tivesse uma grande interação com a água, a coluna de fumo teria que ter uma mancha evidente de vapor de água. Não parece para já ser o caso.
Mas pedras provocarem uma explosão?! Só se por um bloqueio... mas é estranho, pois supostamente este magma é muito fluido.
Intrigante


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Aí tens. Seja como for a interacção água-magma ainda é pequena. Se olhares agora para a cam é só vapor de água...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,090
Local
Horta, Matriz, (90m)


Aí tens. Seja como for a interacção água-magma ainda é pequena. Se olhares agora para a cam é só vapor de água...


Então o tacho está só a começar a ferver :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Ainda hoje, estive a ver uma notícia de um Geólogo que dizia que eventualmente poderia ocorrer uma explosão na Caldeira se houvesse interacção da água com o magma.
A avaliar pela imagem e pelo fumo é tudo menos água, fiquei curioso para saber as causas de tal situação.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ainda hoje, estive a ver uma notícia de um Geólogo que dizia que eventualmente poderia ocorrer uma explosão na Caldeira se houvesse interacção da água com o magma.
A avaliar pela imagem e pelo fumo é tudo menos água, fiquei curioso para saber as causas de tal situação.
Neste live stream a imagem do canto superior esquerdo é da Caldeira. É só vapor de água agora...

 
  • Gosto
Reactions: lserpa