Chega a dar a ideia que os dois cones se fundiram num só de maiores dimensões. Para já não parece haver sinais de abrandamento do fluxo de lava que vai lentamente preenchendo o vale.
Nesta fase, estruturalmente faz lembrar o cabeço do fogo e o cabeço do canto aqui no Faial, uma erupção fissural bastante efusiva há ~ 400 anos, que deu origem ao varadouro e à Fajã da Praia do norte. Entretanto, no meio do nevoeiro apareceu mais um curioso Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Espectacular . Irá sendo actualizado automaticamente? A"nortada" de hoje deslocou os visitantes para o lado oposto, têm melhor visão para a cratera secundária: Em primeiro plano o vento levanta a neve:
ahah, não me podia ter enganado mais! Continua tudo em magote do lado sul, bem juntinho daquela escoada que chegou mesmo até à periferia. Devem estar a aquecer as mãos, bem quentinho ali, seguramente.
Penso que não. Este modelo 3D é na verdade um conjunto de fotografias que posteriormente são cruzadas num software, à semelhança do que é feito no google earth. _____ Um plano mais aproximado:
Esta imagem demonstra bem a afluência ao local Penso que se isto fosse aqui nos Açores, haveria logo autoridades a fechar a área. Ver, só à distância. Nos capelinhos houve alguns aventureiros, mesmo sendo uma erupção strombaliana, bem mais agressiva que esta da Islândia. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Aventureiros nos Capelinhos? Só a história da "corrida" para colocar uma bandeira nos Capelinhos é de gente doida
Esta webcan oferece uma perspetiva diferente do vulcão, fica direcionada para o que parecia ser o cone secundário mas aparenta agora ter maior fluxo de saída de lava.