Águas mais quentes de portugal?

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Olá a todos. Antes de mais é o meu primeiro post aqui, tenho andado curioso acerca do nosso clima e também clima em geral nos últimos anos e portanto decidi finalmente criar uma conta!

Depois de ter lido e pesquisado sobre este tópico decidi lançar a questão aqui: afinal que zona de Portugal tem as águas marítimas mais quentes? Eu diria que é a Madeira se consideramos o ano todo, mas nos meses de junho até setembro (inclusive) não tenho tanta a certeza. Obrigado em avanço!
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Por regra, e respondendo concretamente à tua questão costuma ser o Sotavento Algarvio, principalmente a Este de Tavira.
Claro que depois há variações, mas quando aparece o conhecido "levante" são sempre as que mais aquecem.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A ideia que eu tenho é que no inverno até o atlântico é mais quente que o mediterrâneo. No site em questão as águas de Lisboa eram mais quentes que Ibiza por exemplo, mais ou menos nos 3 primeiros meses do ano.
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Sim, relativamente ao ano todo as da Madeira são mais morninhas!
Variam entre os 18ºC de Março/Abril e os 25ºC de Agosto/Outubro.
É muito mais agradável dar um mergulho nas águas da Madeira em Agosto do nas da Baía de Monte Gordo em Setembro, isto porque não se sente tanto a diferença térmica ar/água, água/ar, as temperaturas do mar estão sempre muito equilibradas com as do ar e isso para os banhistas é ótimo!:thumbsup:
Hás de notar isso se fores lá um dia!!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Este assunto já foi discutido aqui no forum ( ainda que já há uns bons tempos).
Foram apresentados inclusive gráficos de observação.

As águas marítimas ( territoriais) mais quentes de Portugal, ficam no sul/sudoeste do mar dos Açores.

Se for com linha costeira, talvez na Madeira/Selvagens...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Em Portugal Continental as águas mais quentes ocorrem na baía de Monte Gordo. Trata-se de uma zona assoreada, devido ao rio Guadiana, com águas pouco profundas e bancos de areia. Para além disso, todo o sotavento algarvio está mais exposto aos ventos de sueste, e não raras vezes o vento sopra de sueste no sotavento e de sudoeste no barlavento. Os ventos de sueste arrastam as águas quentes da desembocadura do Mediterrâneo para a costa sul do Algarve. No entanto, ao longo do Verão podem ocorrer muitas oscilações, e isso depende da direcção do vento. Durante dias de nortada a temperatura da água na baía de Monte Gordo pode descer abaixo dos 20ºC, mas durante períodos prolongados de sueste pode atingir os 28ºC. Contudo, regra geral, oscila entre os 21 e os 26ºC entre Junho e o início de Outubro, atingido os valores mais baixos durante os primeiros meses do ano (14 a 18ºC, varia de ano para ano).

Há alguma variação interanual, há anos de água muito quente como 2003, ou de água mais fresca como 2008 ou 2012.

A baía de Monte Gordo situa-se entre a foz do Guadiana e o início da Ria Formosa.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Nunca fui a Monte Gordo mas parece interessante, pelo menos no que toca a temperaturas de água no verão. E já agora por curiosidade esses 28ºC sao medidos de que maneira? Eu digo isto porque neste ano no final de agosto tinha um amigo que estava no Porto Santo e mediu a temperatura da água junto da rebentação pelo que marcou 27.5ºC enquanto que pelo IM estava "apenas" a 24ºC. Nas praias de areia a temperatura parece subir mais na rebentação (falo por mera observação), mas basta nadar uns metros para se sentir a temperatura mais baixa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Nunca fui a Monte Gordo mas parece interessante, pelo menos no que toca a temperaturas de água no verão. E já agora por curiosidade esses 28ºC sao medidos de que maneira? Eu digo isto porque neste ano no final de agosto tinha um amigo que estava no Porto Santo e mediu a temperatura da água junto da rebentação pelo que marcou 27.5ºC enquanto que pelo IM estava "apenas" a 24ºC. Nas praias de areia a temperatura parece subir mais na rebentação (falo por mera observação), mas basta nadar uns metros para se sentir a temperatura mais baixa.

Em 2003 a comunicação social noticiou que a água estava a 28ºC no sotavento algarvio. Não sei onde foram buscar este valor. Em anos recentes a bóia de Faro já ultrapassou os 27.0ºC. Sucede que a bóia de Faro está afastada da praia. Na praia a temperatura está ligeiramente superior, umas décimas. A baía de Monte Gordo costuma estar com 1 a 3ºC acima do que regista a bóia de Faro. A temperatura é medida todas as manhãs nas praias da zona. A água costuma oscilar entre os 22 e os 26ºC, regra geral. Há também os registos de satélite, estão por aí em diversos sites mas não é fácil arranjar mapas detalhadas com a zona sotavento em modo ampliado, para se ver bem as variações ao longo da costa. Depois há os registos para Isla Canela e Isla Cristina no site da AEMET.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Pois tenho tentado ver mapas por satélite, mas para já é como dizes, muito difícil de arranjar. É possível que as temperaturas que eles medem na praia de manhã não sejam por bóia como neste caso em Faro ou então é mesmo muito quentinha, mas por outro lado esses valores até no mediterrâneo próximos são raros:)

Ps: Não sei se este site é muito fiável mas aqui tenho um exemplo para Ibiza por exemplo: http://www.surf-forecast.com/breaks/Punta-Xarraca-Ibiza/seatemp
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pois tenho tentado ver mapas por satélite, mas para já é como dizes, muito difícil de arranjar. É possível que as temperaturas que eles medem na praia de manhã não sejam por bóia como neste caso em Faro ou então é mesmo muito quentinha, mas por outro lado esses valores até no mediterrâneo próximos são raros:)

Ps: Não sei se este site é muito fiável mas aqui tenho um exemplo para Ibiza por exemplo: http://www.surf-forecast.com/breaks/Punta-Xarraca-Ibiza/seatemp

A bóia de Faro está longe da costa. Na praia a água está ligeiramente mais quente, regra geral é assim.

Ao longo dos anos já foram colocadas aqui muitas imagens de satélite de diferentes sites de referência. E constata-se que entre o sotavento algarvio e a foz do Guadalquivir a água tem uma temperatura idêntica à temperatura do Mediterrâneo Ocidental, com muita frequência. Mas tudo depende da direcção dos ventos e das correntes, e das variações interanuais. No Mediterrâneo oriental 28ºC de água do mar é normalíssimo, no ocidenal nem tanto mas em algumas zonas costeira não é raro.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Obrigado por toda esta informação, parece me a mim que no verão depende dos dias. Anualmente a Madeira parece estar acima da média do resto do país, com os Açores por perto e o sotavento algarvio.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Falta referir as águas da Ria Formosa, que são ligeiramente mais quentes que as águas marítimas. E há praias na ria, como a praia do Alacém, perto de Cabanas de Tavira.