- Ajude-me -

Daniel Rolo

Cirrus
Registo
7 Fev 2011
Mensagens
7
Local
Leiria
Olá,
Sou o Daniel, 14 anos e moro no Distrito de Leiria.
Sempre tive uma " pancada " para Meteorologia, Geografia , Catástrofes Naturais, tudo interligado uns nos outros.
Já pesquisei bastante e não encontro a informação que necessito.
Tenho várias questões:
- Que portas serão abertas no Futuro;
- Conseguirei trabalho em Portugal;
- Salário Médio;
- Que cursos e escolas/ Universidades ideais devo frequentar ( e sua duração )

Que me lembre só são estas questões.
Conto consigo para me ajudar !
Agradeço desde já a disponibilidade para ler este tópico !
Obrigado,

Daniel Rolo ;)
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Olá,
Sou o Daniel, 14 anos e moro no Distrito de Leiria.
Sempre tive uma " pancada " para Meteorologia, Geografia , Catástrofes Naturais, tudo interligado uns nos outros.
Já pesquisei bastante e não encontro a informação que necessito.
Tenho várias questões:
- Que portas serão abertas no Futuro;
- Conseguirei trabalho em Portugal;
- Salário Médio;
- Que cursos e escolas/ Universidades ideais devo frequentar ( e sua duração )

Que me lembre só são estas questões.
Conto consigo para me ajudar !
Agradeço desde já a disponibilidade para ler este tópico !
Obrigado,

Daniel Rolo ;)

Olá Daniel. Temos a mesma idade...:D

Olha, o 1º ponto não entendi bem o que querias, quanto ao segundo ponto, se não encontrares em Portugal, em España não faltarão propostas, esta, e felizmente me parece, é uma área em desenvolvimento, e com futuro.

O 3º ponto, não te consigo responde, no que toca ao quarto, Meteorologia e Geofísica, que me lembre, em Aveiro e Lisboa, licenciaturas 6 semestres e mestrados integrados são 8 semestres, salvo erro.

Espero gter sido útil!!!;)
 

Daniel Rolo

Cirrus
Registo
7 Fev 2011
Mensagens
7
Local
Leiria
Eu como sou um pouco " lerdo " quanto a vocabulário universitário esclarece: cada semestre é composto por quantos meses ? ,-,

Quanto ao ponto que não intendeste:
Ao escolher esse curso, poderei ser além de Meteorologista, posso ser mais algo... como por exemplo algo que envolva Geografia mas não precisamente o estudo do tempo. Ainda estou confuso... eu sempre gostei mais preciso de " descobrir " porque já pensei em ser farmacêutico, dermatologista ... estou a ponderar ser meteorologista já que gosto desse tema ( nem saio de casa descansado enquanto não sei quais as previsões para hoje ).

Abraços !
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Eu como sou um pouco " lerdo " quanto a vocabulário universitário esclarece: cada semestre é composto por quantos meses ? ,-,

Quanto ao ponto que não intendeste:
Ao escolher esse curso, poderei ser além de Meteorologista, posso ser mais algo... como por exemplo algo que envolva Geografia mas não precisamente o estudo do tempo. Ainda estou confuso... eu sempre gostei mais preciso de " descobrir " porque já pensei em ser farmacêutico, dermatologista ... estou a ponderar ser meteorologista já que gosto desse tema ( nem saio de casa descansado enquanto não sei quais as previsões para hoje ).

Abraços !

És cá dos meus...:D

Encontras mais informação aqui... Clica em ensino -> Licenciaturas -> página 2 -> Meteorologia, Oceanografia e geofísica, e tens lá tudo...

Um ano são dois semestres, ou seja, 6 semestres são 3 anos e 8 semestres são 4 anos.
 

Daniel Rolo

Cirrus
Registo
7 Fev 2011
Mensagens
7
Local
Leiria
Obrigado ;)


Novas dúvidas surgiram...

prova(s) de ingresso Um dos seguintes conjuntos:
Física e Química (07) ou
Matemática (16) ou
Biologia e Geologia (02) e Matemática (16)

Dessas disciplinas aí referidas eu é que as escolho ?


Ainda não fico por aqui:

Antes da Licenciatura...
estou actualmente no 9 Ano...
Qual é o curso que devo seguir para Metereologia, Geografia e outra coisa que não me lembro , esse curso existe para secundário para posteriormente licenciar-me ?

Caso saibam de alguma escola aqui na Região de Leiria agradecia...

P.S. PEDRO como te correu o ti de matemática hoje ? ( a n ser que tenhas 14 anos feitos este ano )

Obrigado pela " pachorra "
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Obrigado ;)


Novas dúvidas surgiram...

prova(s) de ingresso Um dos seguintes conjuntos:
Física e Química (07) ou
Matemática (16) ou
Biologia e Geologia (02) e Matemática (16)

Dessas disciplinas aí referidas eu é que as escolho ?


Ainda não fico por aqui:

Antes da Licenciatura...
estou actualmente no 9 Ano...
Qual é o curso que devo seguir para Metereologia, Geografia e outra coisa que não me lembro , esse curso existe para secundário para posteriormente licenciar-me ?

Caso saibam de alguma escola aqui na Região de Leiria agradecia...

P.S. PEDRO como te correu o ti de matemática hoje ? ( a n ser que tenhas 14 anos feitos este ano )

Obrigado pela " pachorra "

Segues o curso de Ciências Científico-humanísticas, mais conhecido por científicos, há em todas as secundárias...;)

P.S. Bem mal..., não vai subir acima dos 85pts...
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Relativamente à geografia que tanto falas podes seguir as minhas pisadas.... Claro, sem querer puxar a brasa a minha sardinha como se costuma dizer
Mas na universidade de Évora tens a Licenciatura em Geografia que é das melhores do pais, se não mesmo a melhor, isto porque é uma licenciatura em toda a Geografia, podendo depois fazer mestrado em qualquer ramo da mesma, não sendo limitado a uma vertente apenas da geografia.

De futuro podemos ter emprego em câmaras municipais, impacto ambiental, topografias, ordenamento, meteorologia, SIG's, geomorfologia, etc, etc, etc. carreira militar em cartografia. bla bla bla

Tanto em Portugal como no estrangeiro, cada vez pedem mais geógrafos pela multi-funcionalidade que um geógrafo pode desempenhar.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Olá,
Sou o Daniel, 14 anos e moro no Distrito de Leiria.
Sempre tive uma " pancada " para Meteorologia, Geografia , Catástrofes Naturais, tudo interligado uns nos outros.
Já pesquisei bastante e não encontro a informação que necessito.
Tenho várias questões:
- Que portas serão abertas no Futuro;
- Conseguirei trabalho em Portugal;
- Salário Médio;
- Que cursos e escolas/ Universidades ideais devo frequentar ( e sua duração )

Daniel Rolo ;)

Daniel,

posso dizer que ao passares para o 10ºano vais estar a tomar uma grande decisão:
1ªhipotese: vais para cientifico tecnologico e podes seguir meteorologia, física, engenharia e muitos outros cursos.
2ªhipotes: vais para os cursos de "economias" OU de ciências humanas, neste caso tens Geografia e podes seguir geografia.

O Gil já te aliciou com a geografia, mas eu gostava de te lembrar que a geografia tem várias vertentes. Uma delas é a Geografia "física" mas NÃO penses que te tornas meteorologista. Nem sonhes. (desculpa Gil, é uma opinião)

Tens é de pensar se queres mais a meteorologia como fenómeno FÍSICO ou as implicações geográficas.

Tu decides.

Há um curso, que te pode parecer estranho. É um curso de protecção civil.... se gostas de catastrofes... sei que é leccionado no ISLA, em lisboa e está a ser muito procurado (não sei porque mas acho que é por bombeiros policias e elementes de camaras municipais).

em meteorologia posso falar da faculdade de ciências, onde estudei. É séria e reputada. A universidade de Aveiro também é muito boa. As duas são boas.

Salários LOLOL ainda é cedo para te podermos falar nisso, tens de amadurecer as ideias, pensar bem, falares com os pais e professores (eu sou stor).

não te deixes é influenciar em demasia pelas séries do "Discovery"

Take your time, think a lot. diz uma musica Cat Stevens... bem gira

bernardino
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Daniel,


O Gil já te aliciou com a geografia, mas eu gostava de te lembrar que a geografia tem várias vertentes. Uma delas é a Geografia "física" mas NÃO penses que te tornas meteorologista. Nem sonhes. (desculpa Gil, é uma opinião)

Tens é de pensar se queres mais a meteorologia como fenómeno FÍSICO ou as implicações geográficas.

Com a licenciatura em geografia podes fazer mestrado em Climatologia, Clima e Ambiente Atmosférico entre outros. Eu NÃO te quero aliciar, atenção, simplesmente te estou a falar de mim que pensava como tu estas agora a pensar.

Com aqui eu discordo com o bernardino, porque nós temos uma grande vertente física no curso, cerca de metade, embora esta ainda dividida entre a climatologia e a geologia.

Agora esta nas tuas mãos, mas cuidado, que quando falar em Geografia estas a falar em muita diversidade mesmo. A Geografia esta em todo o lado, sem excepção.
A meteorologia é muito mais especifico claro, é logo a partida direccionada para ela mesmo.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Daniel, esquece o ensino Superior. pensa por agora sé no Secundário... Tens 4 anos pela frente para te informares e tomar decisões...;)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Com a licenciatura em geografia podes fazer mestrado em Climatologia, Clima e Ambiente Atmosférico entre outros. Eu NÃO te quero aliciar, atenção, simplesmente te estou a falar de mim que pensava como tu estas agora a pensar.

Com aqui eu discordo com o bernardino, porque nós temos uma grande vertente física no curso, cerca de metade, embora esta ainda dividida entre a climatologia e a geologia.

Gil,

podemos estar a incorrer num equivoco. Nenhum de nós quer isso!

o que queres dizer com uma grande vertente física?
vertente de geografia física (ai concordo contigo) ou física-física, i.e.,

que mecânica de fluidos é que vocês têm? e quimica da atmosfera? e os brutais fundamentos matemáticos de análise diferencial, análise numérica?
vocês trabalham com a navier-stokes em geografia? já agora o que fazem com ela?
http://en.wikipedia.org/wiki/Primitive_equations#Solution_to_the_linearized_primitive_equations

o mestrado que falas... conheço a Professora Ana Maria, tenho imenso respeito por ela, bem como por outras pessoas da Univ. Évora. Há até um ex-professor meu (Corte-Real) que foi para lá mas já deve estar reformado(?).
Gente competente.
Mas as pessoas que eu conheço de geografia não faziam a cadeira de tópicos de fisica matemática avançada, por exemplo, desde que esta fosse dada com o minimo de exigência. Não estou com isto a dizer que os geografos sejam incapazes, trata-se é de uma formação base imprescindivel para atacar este problema.
Eu também não faria nada em termos de ordenamento do território, entenda-se. Sei lá eu a diferença entre altitude e altura...

Na volta Geografia até seria melhor para o nosso jovem amigo!

com os melhores cumprimentos

bernardino
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Daniel, esquece o ensino Superior. pensa por agora sé no Secundário... Tens 4 anos pela frente para te informares e tomar decisões...;)

Sábio conselho, mas há um senão. A decisão da área que ele escolher (daqui a 6 meses) vai condicionar os cursos a aceder na universidade daqui a 3 anos e meio...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Daniel Rolo,

O c.bernardino já disse praticamente tudo.
Eu venho apenas reforçar a ideia de que é preciso ter gosto para seguir a área de meteorologia.
Não é um bicho de 7 cabeças mas é um curso exigente. Nos primeiros anos aquilo que ouves sobre meteorologia ou climatologia é praticamente nulo. O ensino foca-se na matemática, na física, em alguma química e programação. Só depois dessas bases é que se começa a direccionar realmente para a meteorologia.

Quanto ao ensino secundário, é importante que não te desleixes nas disciplinas de matemática e físico-química.
E que mais tarde, no 12º ano, escolhas como opção as disciplinas de Física e Química.
É exigente, mas isso é logo meio caminho para fazeres 2 cadeiras do 1º semestre do curso (mecânica e fundamentos de química).