O filme não vi, mas tive oportunidade de ler o livro "uma verdade inconveniente", e tentar perceber e ter alguma opinião sobre as possíveis intenções do sr Al Gore.
O livro chama a atenção para questões importantes, faz pensar com algumas situações criticas e factos. Não acho que é por ele ter sido vice-presidente e ter se candidatado nos EUA que constitua qqer problema, desde que os argumentos e fundametos sejam válidos ou tenham alguma lógica os seus textos. É importante não criar preconceitos à partida que possam influênciar uma opinião isenta e sincera.
Fala de assuntos como energias renováveis, consumo excessivo de recursos energéticos a nivel mundial, poluição a vários niveis - alertar para isto é importante.
Há coisas que concordo no livro, outras acho exageradas e algumas são mesmo contraditórias, mas o saldo final é positivo.
Ao livro em si, não gostei da estrutura. Tem partes exclusivas a falar sobre ele e sobre a sua família: sinceramente não gosto, não que as pessoas não possam falar de algum acontecimento da sua vida que entre no contexto, mas desta forma achei excessivo, chegavam a ser 4 folhas (com 3 colunas de texto cada) exclusivas para tal e sem ponto de contexto a ligar, repetindo-se esta espécie de saga familiar ao longo do livro com outras histórias familiares, em secções de 2 a 4 folhas. Isto penso que tem a ver com a sua tendência para a política, mostrar a família, como nas campanhas, dar credibilidade... eu pelo contrário interesso-me nestes casos, pelos dados cientificos, pelo rigor e não com as atribulações familiares.
Depois existem alguns gráficos, que não estam devidamente identificados os valores da escala, apenas a linha do gráfico mas sem podermos saber se refere a valores de grande amplitude ou apenas um pequeno cenário ampliado.
Utiliza as chamadas frases de choque; ou seja, uma frase que ocupa duas folhas com letras garridas a mostrar a importância de tal.
Talvez por estar acostumado a outro tipo de livros, livros mais técnicos, onde o rigor cientifico está em primeiro lugar, onde os factos são aprensentados como tal, e se dúvidas existem estam lá registadas, achei este livro um pouco vazio.
Mas a intensão do livro talvez seja mesmo a de ir de encontro ao público em geral, utilizando muitas fotos, com frases em grande destaque sem aprofundar demasiado e assim todo o livro tem um objectivo, explicar em traços gerais e de forma muito ligeira o que se esta a passar no mundo e as suas possiveis implicações.
Dificilmente o utilizaria como fonte de dados...
Quanto ao Prémio Nobel da Paz, não sei se será o mais indicado...