Alentejo pode estar a caminho da pior seca de sempre

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Todos têem razão, mas que o clima está confuso está.
Hoje vi pardais novinhos caidos mortos nos passeios do meu bairro (Campo de Ourique - Lisboa)... por acaso estamos na Primavera?:disgust:
As árvores estão a adiar a queda normal da folha nesta época.:disgust:
Em Vendas Novas, a 50Km daqui, nas ultimas duas frentes não caiu lá mais que um ligeiro cassimbo e por isso o meu velho pai anda a regar as laranjeiras em Novembro, coisa que não se recorda em 87 anos de vida.

Esta situação mereceu-lhe um desabafo no jornal local que me atrevo aqui a transcrever.

Os velhos tempos de outrora

O tempo anda baralhado
O tempo anda fora de mão
Entra por caminho errado
Não encontra a estação

Chega o Outono continua o Verão
E a preciosa chuva não vem
Para abastecer as barragens
E as linhas de água também

Já preocupa alguém
Que pensa na situação
Porque os tempos que agora vêm
São diferentes dos que já lá vão

E nos vão chamando a atenção
Para o que se está a passar agora
Que nos deixam recordação
Dos velhos tempos de outrora

Francisco Rodrigues, Gazeta de Vendas Novas 17/11/2009

Sem mais comentários
Fiquem bem.

Excelentes quadras! Retratam e bem o que anda a passar com o clima. E eu que o diga, pois enquanto diluviou pelo país quase todo, aqui se caíram 3 gotas.

Parabéns pelo pai poeta! A sabedoria antiga é sem dúvida algo que me enche de admiração profunda.
 


Jopiro

Cirrus
Registo
30 Out 2007
Mensagens
41
Local
Lisboa
Pode ser que no inverno chova o que devia chover no outono e no inverno.


OFF Topic:

Quando é que as nespereiras começam a dar flor? Vi uma nespereira com flor, nao sei se é habitual nesta altura do ano se é do clima que tem estado este ano

Relativamente á floração das nespereiras é de facto normal nesta época, mas o que já não é normal é a floração das laranjeiras, como está a acontecer no Alentejo Norte.
:huh:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Na minha opinião a zona Faro-VRSA está bem pior do que o Alentejo, em Setembro choveu um pouco por todo o Alentejo, se é a pior seca de sempre, não sei, mas os dados aqui onde eu moro confirmam isso, 11 mm até agora é bem pior do que os valores no ano 2004/2005 da pior seca. É seguir mas a precipitação é sempre um adiar constante aqui no Algarve, o que é certo é que estamos a 20 de Novembro e ainda não choveu este mês. Pode mudar nos próximos meses, senão mudar certamente que será a pior seca de sempre.:disgust:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Na minha opinião a zona Faro-VRSA está bem pior do que o Alentejo, em Setembro choveu um pouco por todo o Alentejo, se é a pior seca de sempre, não sei, mas os dados aqui onde eu moro confirmam isso, 11 mm até agora é bem pior do que os valores no ano 2004/2005 da pior seca. É seguir mas a precipitação é sempre um adiar constante aqui no Algarve, o que é certo é que estamos a 20 de Novembro e ainda não choveu este mês. Pode mudar nos próximos meses, senão mudar certamente que será a pior seca de sempre.:disgust:

Pior só mesmo Outubro e Novembro de 1998, ou não?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Pior só mesmo Outubro e Novembro de 1998, ou não?

O pior foi o Outubro e Novembro de 1981.

Dados:
Outubro e Novembro de 1998: 15.4 mm. Neste ano os meses seguintes continuou a seca.
Outubro e Novembro de 1981: 7.0 mm. Neste ano Dezembro e Janeiro foram chuvosos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
O pior foi o Outubro e Novembro de 1981.

Dados:
Outubro e Novembro de 1998: 15.4 mm. Neste ano os meses seguintes continuou a seca.
Outubro e Novembro de 1981: 7.0 mm. Neste ano Dezembro e Janeiro foram chuvosos.

De facto a avaliar por esses dados ainda não atingimos uma situação nunca vista mas seria interessante verificar a precipitação no trimestre Setembro/Outubro/Novembro para esses anos e se a precipitação no ano hirológico anterior foi inferior a 50% como se verificou em algumas zonas do alentejo e algarve no A.H 2008/2009
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)

Não é com o intuito de gerar polémica, mas de facto este jornal mais devia ter ficado calado. Foi logo escolher um dos Invernos mais chuvoso dos últimos anos para publicar uma coisa destas :lmao:. Faz-me lembrar a jornalista que em directo (acho que para a TSF) afirmava que em Lisboa não nevaria e foi interrompida precisamente pelos relatos da queda de neve na capital! :D