Alerta para tempo muito severo no sul do Brasil

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
MetSul reforça alerta sobre chuva excessiva e tempo muito severo no Sul

A MetSul Meteorologia reforça o alerta quanto ao risco de chuva excessiva e temporais - alguns de forte intensidade e com potencial de provocar danos - no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira e durante o final de semana. A instabilidade deve seguir intensa e até mesmo deve passar a extrema em alguns pontos da região. Novas áreas de mau tempo, algumas de forte intensidade, se formaram no centro do Rio Grande do Sul na madrugada desta sexta-feira. Em Arroio do Tigre, região Centro-Serra, já houve queda de granizo nesta manhã. Os índices de instabilidade projetados pelos modelos sugerem que o risco de tempo severo nesta sexta-feira é muito elevado na metade norte gaúcha, parte de Santa Catarina e do Paraná. Na tarde e noite de hoje as condições podem se deteriorar muito nestas áreas com risco de chuva localmente intensa e temporais que podem ser muito fortes em alguns pontos com possibilidade de granizo (grande em pontos muito isolados) e vendavais. O mapa abaixo mostra que na segunda metade desta sexta-feira os índices de instabilidade serão extremamente acentuados nas áreas informadas com valores de CAPE muito altos e LI de até -8 em alguns pontos.
Fonte: Metsul

Continua:
http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=1&cod_texto=912
 


mvbueno

Cirrus
Registo
2 Nov 2007
Mensagens
44
Local
Maringá - PR - Brasil
Nestes ultimos dias o Paraná sofreu com as chuvas!
O SIMEPAR prevê chuva de fraca intensidade no litoral paranaense, pois a frente fria segue para o estado de São Paulo. Nas demais regiões o Sol volta a predominar à tarde, mas as temperaturas, pela manhã e noite, ficam mais amenas.
 

mvbueno

Cirrus
Registo
2 Nov 2007
Mensagens
44
Local
Maringá - PR - Brasil
Segunda-Feira amanheceu com geada e zero grau em estados do Sul do Brasil
A segunda-feira (05) amanheceu como se fosse inverno no Rio Grande do Sul a pouco mais de um mês do começo do verão astronômico e no momento em que virtualmente inicia-se o verão climático. A menor temperatura no estado, dentre as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia e da MetSul Meteorologia, observou-se em São José dos Ausentes com 2,4ºC. A temperatura somente não caiu mais na localidade dos Aparados da Serra devido à infiltração de umidade marítima que trouxe forte neblina. Houve geada em localidades da Serra e também na Campanha. Na região de Soledade, a geada trouxe prejuízos para produtores de feijão. A menor mínima observada na Grande Porto Alegre foi de exatos 7ºC na Base Aérea de Canoas. A temperatura caiu abaixo de 10ºC também em alguns pontos da área urbana da capital gaúcha, exceto pelas ilhas de calor e as áreas muito próximas do Guaíba. Veja algumas mínimas registradas em estações do governo federal, MetSul e Ciram.

Chuí 6,1ºC
Jaguarão 4,8ºC
Bagé 3,8ºC
Santana do Livramento 5,2ºC
Quaraí 5,3ºC
Uruguaiana 8,6ºC
São Gabriel 6,2ºC
Caçapava do Sul 7,3ºC
Canguçu 7,1ºC
Rio Grande 9,0ºC
Santa Maria 6,1ºC
São Borja 8,0ºC
Santa Rosa 6,0ºC
Santo Augusto 8,2ºC
São Luiz Gonzaga 8,5ºC
Rio Pardo 7,2ºC
Camaquã 5,8ºC
Porto Alegre – Aeroporto 9,9ºC
Porto Alegre – Centro 14,4ºC
Porto Alegre – Moinhos de Vento 12,5ºC
Porto Alegre – Jardim Botânico 9,5ºC
Porto Alegre – Tristeza 14,1ºC
Canoas – Base Aérea 7,0ºC
São Leopoldo – Sede da MetSul 10,1ºC
Bento Gonçalves 6,3ºC
Farroupilha – Centro 4,5ºC
São Marcos 3,7ºC
São José dos Ausentes – MetSul 3,2ºC
São José dos Ausentes - Inmet 2,4ºC
Passo Fundo 5,4ºC
Erechim 7,0ºC
Tramandaí 10,1ºC
Torres 10,6ºC


Em Santa Catarina, os termômetros indicaram 0,5ºC no distrito do Cruzeiro em São Joaquim. Na área urbana do município, a Climaterra registrou 2,4ºC em sua sede. No alto do Morro da Igreja, em Urubici, a mínima foi de 1,9ºC. Urupema teve 3,7ºC em sua área urbana. Geou nas três localidades.

Fonte: Metsul