Algo de estranho

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eheheh
Eu acho que (tirando o primeiro post de todos) o que falei não tem nada a ver com os restantes relatos, estamos todos a falar de coisas diferentes! :p
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Há aqui alguma coincidência...
E o que o npedrogao escreveu tem capacidade para junto com os outros relatos evidenciar algo interessante.
Haverá mais alguém dos que ainda olham para o céu que tenha visto?:huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parabéns aos observadores, passou-se de facto algo invulgar e já se sabe o que foi.

Não foi um Meteorito mas a largada anormal de combustível do módulo Centaur que estava a colocar em órbita um satélite meteorológico lançado da Califórnia pouco antes a bordo de um foguetão Atlas. A hora coincide com a hora que o cloud9 relatou, falam em 19:15utc (20:15 Portugal) e o fenómeno foi avistado em muitos países da Europa e descrevem os dois objectos com um pequeno halo como se fosse um cometa e ainda um halo/névoa maior que deve ter sido a nuvem vaporizada do combustível na atmosfera a reflectir a luz.


ROCKET FUEL DUMP: A Centaur rocket caused a minor sensation on Sunday night, Oct. 18th, when it flew over Europe and dumped a load of excess propellant. "We saw it at 9:15 pm local time (1915 UT)," report Federico and Chiara Bellini of Bodio Lomnago, Italy. "It looked like a comet with a fan-shaped tail." They took this 30-second exposure using a Nikon D70s:

"About 20 seconds later, a second object appeared." That was a US military weather satellite (DMSP F-18), which the Centaur booster had helped launch earlier in the evening from Vandenberg, Air Force Base in California. "And then," the Bellinis continue, "a big circular halo followed the two across the sky." The halo, shown here in a movie recorded by Jonas Förste of Jakobstad, Finland, was probably an expanding puff of gas emitted during an earlier firing of the Centaur.

This remarkable show surprised observers in almost every country of Europe. Browse the links below for more sightings.
http://spaceweather.com/

Vídeo:
http://spaceweather.com/swpod2009/19oct09/forste.mov



Davide Trezzi
Image taken:
Oct. 18, 2009
Location:
19.15.55 U.T. - Varenna, Italy

I was coming back by car from the usually Sunday trip when something like a bright comet appeared in the night sky. So, I stopped the car and took some photos of the strange phenomenon (photos were taken by hand without any tripod). The bright object was anticipated by a bright star with a tail. It was surrounded by a circular halo, that became an ellipse when it came close to the horizon. Canon EOS 40D, 23 sec. 3200 ISO (Ob. 18 mm, f/6.3)

davidetrezziimg0589m125.jpg

(c) Davide Trezzi


Marko Posavec
Image taken:
Oct. 18, 2009
Location:
Koprivnica, Croatia
Details:
This unusual phenomenon caught me completely by surprise, and by the time I managed to set up the camera the two objects were very low in the sky. The halo was gone, too. Still, I managed to record them as they drifted below Ursa Major. My first thought was that it had something to do with Iridium 70, which should have been just about there at the time, but I was wrong :) Photo details: Olympus E-510, ISO 800, 6 sec. exposure (could have been much better but I was in a hurry to get at least something).

markoposaveccentaur1125.jpg

(c) Marko Posavec


Quentin D.
Image taken:
Oct. 18, 2009
Location:
Near le Havre, Normandy, France, Europe
Details:
These pictures shows the Centaur Booster, yesterday. It was very very impressive. I never see that. The halo near the booster it very impressive. Photo details : Canon EOS 400D , 1600 ASA, 10s and 25 s exposure.

quentindimg195612559682.jpg

(c) Quentin D.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Foi exactamente isso que vi a 1 de Junho de 2004 em Bragança num famoso caso falado por todo o país... eu cá nunca acreditei que fosse outra coisa senão um foguete género um Centaur, Saturn, Atlas ou que seja. A explosão de luz que se falou não era mais que os gases libertados a serem iluminados pela lua cheia.
 

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
Para desânimo de alguns mais uma vez se confirma! Os et's nao andam ai :lol:
Não e desta que o Fox Mulder e a Dana Skully arranjam mas um biscate.:thumbsup:
Obrigado Vince pela busca de informação. Aquilo que vi era exactamente igual ao da primeira fotografia. Tinha a ideia de um meteorito ou asteroide devido ao rasto que deixava. já agora para tirar uma duvida ao membro ROZZO, aquilo que viste são os fumos de uma fabrica de vidro, que no geral quando o vento está de sul, o fumo adquire tons do azul ao púrpura.
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
:lol: Eu aqui a pensar que estava a ver "coisas" estranhas no céu... é que o filho foi passear o cão a essa hora e chamou-me a atenção para o céu... éramos várias pessoas a ver o mesmo, mas cada um com a sua teoria :rolleyes:

Finalmente uma explicação !! Bolas.... já estava a pensar que tinha de mudar de óculos :cool:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Fantástico...alguém fez pesquisa sobre o assunto e descobriu!
Vou-me esconder de vergonha por não ter feito isso.:unsure:

Vince...obrigado!

Aquilo que eu vi era mais parecido com a 2ª imagem. E o 2º halo era de facto circular ao contrário do 1º.

Muito bom...saber que os ET`s não foram os responsáveis senão o mundo acabaria este ano e não em 2012 como prometido:D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também fui um grande fã dos X-Files, ainda no tempo em que dava na TVI em horário quase nobre e não existiam canais temáticos no Cabo, quando a TVI era pobre e modesta, antes de ter descoberto a fortuna empobrecedora dos big brother e as novelas sem fim.

Em jeito de homenagem e do espírito da série :D

50353477.jpg


52393246.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:lmao::lmao::lmao: