Altitude do google earth

• Thread starter Thread starter under
  • Data de início Data de início
boa tarde:)

Bem o melhor e calibrar o Altimetro num ponto geodesico aqui fica um link onde se pode descarregar os pontos geodesicos http://www.jardimdigital.com/forum/index.php?topic=15064.0
Em alternativa pode-se acertar o altimetro pela estaçao metereologica oficial da portela 114 metros http://freemeteo.com/default.asp?pid=15&gid=2267057&la=18 ou entao aqui http://www.igeoe.pt/

Não consigo ver o ficheiro :unsure: é preciso estar registado para fazer download do mesmo?

boa tarde axo que sim e preciso fazer o registo tambem nao testei :( mas deve ser presiso fazer o registo pelo menos nalguns foruns para se ver os download e preciso registar esse de ser um deles

E não existe outro sítio onde se possa nem que seja só ver os pontos geodésicos sem ser preciso qualquer registo? :unsure:

Uma alternativa bastante fiável (inclusive para obter a altitude) ao Google Earth que conjuga o melhor de vários mundos (foto aérea rectificada, M888 do IGEOE e presumivelmente os dados altimétricos da NASA) é o LusiGlob:

http://lusiglob.logica.com/

Nota 1: O servidor tem com alguma frequência (sobretudo ao fim-de-semana) períodos de interrupção do serviço; como parece ser o caso ao instante em que escrevo.
Nota 2: Requer registo.

Re: Altimetria

Eu precisava mesmo da altimetria da Freguesia onde resido, para saber as várias altitudes nos vários pontos da mesma.

É para um estudo que estou a desenvolver.

Existe aqui alguém registado no site que o hvalentim referiu acima?

Bom dia!

Visitem o seguinte site espanhol:

http://www.maps.data-spain.com/cadastral/

É um site que utiliza a tecnologia google maps, mas adiciona um conjunto de ferramentas bastante util:

- Altitude (num ponto)
- Distância (entre 2 pontos)
- Área (para mais de 2 pontos)
- Informação cadastral (num ponto)

É ligar o botão "HIBRID+", localizar o sítio, fazer zoom, baixar a caixa "TOOLS" e seleccionar a informação pretendida. Depois basta clicar num ou mais pontos!

Acho o site, muito bom!

Este site é realmente muito bom, faz quase quase o que eu queria, só que estar a clicar milhões de vezes em cada quilómetro quadrado da freguesia de Corroios levava anos...

E tinha que ir escrevendo a altura de cada zona, o que é uma grande maçada...

"Altitude" ou "Altura" ?

Ola

Eu tenho pouca experiencia mas vou tentar ajudar.

1º - Ir ao Google earth e localizar o seu prédio;

2º - Reduzir a altura até ao máximo possivel;.

3º - Essa alltura irá mostrar um nº ex: 40m (40metros) o que significa que é a cota a que se encontra o seu edifico do nivel do mar;

4º Resta só medir 2,85m x (x o nº de andares) + o sotão ou telhado conforme seja outros 2,85m e + a altura do mastro, está feita a conta mais ou menos , mais palmo, menos dedo, está por ai calculada a altura possivel.

Espero ter ajudado. :thumbsup:
um abraço

:cheers:

Última edição:
4º Resta só medir 2,85m x (x andares) + o sotão ou telhado conforme seja outros 2,85m e + a altura do mastro, está feita a conta mais ou menos , mais palmo, menos dedo, está por ai calculada a altura possivel.

Se o prédio não for muito alto, é questão de medir um degrau e contar os degraus do prédio (ou fazer uma média por andar)...mas 2.75/2.85m é um bom valor médio por andar.

Não sei se se enquadra neste fórum, mas para não estar a criar outro:

Para saber a altitude exata da zona onde se situa a minha casa, que programa/site devo usar?

Sei que a minha casa se situa entre os 100/120 metros de altitude, mas gostava de saber se possível o valor exato.

Deixo aqui os sites/programas que já utilizei para saber a altitude de minha casa:

meteogramas gfs (dá-me 102m)

Geo-Divagações (dá-me 108m)

Google Earth (dá-me 114m)

Que programa/site vocês utilizam para saber a vossa altitude e/ou em que devo confiar?:)

Obrigado, desde já:thumbsup:

Não sei se se enquadra neste fórum, mas para não estar a criar outro:

Para saber a altitude exata da zona onde se situa a minha casa, que programa/site devo usar?

Sei que a minha casa se situa entre os 100/120 metros de altitude, mas gostava de saber se possível o valor exato.

Deixo aqui os sites/programas que já utilizei para saber a altitude de minha casa:

meteogramas gfs (dá-me 102m)

Geo-Divagações (dá-me 108m)

Google Earth (dá-me 114m)

Que programa/site vocês utilizam para saber a vossa altitude e/ou em que devo confiar?:)

Obrigado, desde já:thumbsup:

A altitude exacta ao nível a que queres é extremamente complicada de obter... Não é impossível, mas apenas a consegues com a utilização de GPS Diferencial (topográfico) ou teodolito a partir do VG mais próximo da tua casa. Nenhum programa informático desse género que vai dar garantias inferiores a 5 / 10 metros verticais.

O que te aconselho é a extrapolares um valor intermédio (ou + ou -) a partir da carta militar 1/25 000 da tua zona. Tendo em conta as curvas de nível mais próximas, utilizando depois esta regra de três simples.

Assim por exemplo:
Se em cm (horizontais/distância real) são 10 metros verticais (equidistância na 1/25 000) em y são "tua altitude"

x ---10
y --- (Real)

A altitude exacta ao nível a que queres é extremamente complicada de obter... Não é impossível, mas apenas a consegues com a utilização de GPS Diferencial (topográfico) ou teodolito a partir do VG mais próximo da tua casa. Nenhum programa informático desse género que vai dar garantias inferiores a 5 / 10 metros verticais.

O que te aconselho é a extrapolares um valor intermédio (ou + ou -) a partir da carta militar 1/25 000 da tua zona. Tendo em conta as curvas de nível mais próximas, utilizando depois esta regra de três simples.

Assim por exemplo:
Se em cm (horizontais/distância real) são 10 metros verticais (equidistância na 1/25 000) em y são "tua altitude"

x ---10
y --- (Real)

Acho que me expressei mal, desculpa:D

O que eu queria saber era qual dos sites/programas que indicam a altitude é o mais correto/fiável? (ou seja, o que vocês utilizam)

Acho que me expressei mal, desculpa:D

O que eu queria saber era qual dos sites/programas que indicam a altitude é o mais correto/fiável? (ou seja, o que vocês utilizam)

Eu utilizo o método que te indiquei. É sem duvida o mais preciso,
Mas entre as escolhas que deste o google earth é o menos preciso e o "http://geodivagar.blogspot.pt/2010/01/clique-no-mapa-para-saber-altitude.html" é o mais exacto, no entanto o erro pode chegar aos 20 metros, os dados são extraídos a partir do Aster Global Digital Elevation Model com resolução de 30 metros. E isto é feito à escala mundial, em zonas litorais planas é bastante exacto, mas em zonas com relevo pode chegar mesmo aos 20 metros de erro, embora seja complicado.

Utiliza a carta militar mais recente (tiverem ajustamentos altimétricos). hehe