AM em Linda-a-Velha e futuro Meteolindaavelha

Carochas

Cirrus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
9
Local
Linda-a-Velha
Boa noite a todos,

embora já timidamente tenha colocado uma ou duas fotos da minha Davis 6162, ainda não tinha apresentado a minha estação convenientemente. Os meus conhecimentos de meteorologia são limitados, no entsnto há uma grande vontade de aprender. O interesse começou há alguns anos e derivou de uma necessiade profissional. Trabalho em eng. de telecomunicações, mais propriamente em feixes hertezianos e principalmente em freq. acima dos 13GHz onde por vezes o pior inimigo são os hidrometeoros. Sem me alongar mais com descrições apresento as fotos da minha Davis, encontra-se na cobertura do prédio onde habito, numa posição bastante favoravel sem obstáculos. Antes que fique preocupados, a chaminé ao lado da estação é apenas de respiradores de casa de banho. Não deita calor.
YqDr1.jpg

fGdeT.jpg

Norte
xbYPP.jpg

Nordeste
dGZW8.jpg

Este
XQoVS.jpg

Sudeste
YTVLN.jpg

Sul
4dji0.jpg

Sudoeste
lHRhh.jpg

Oeste
a0vIn.jpg

Noroeste

Entretanto já há dados disponiveis no Wunderground, Noaa e weatherlink
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo


Carochas

Cirrus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
9
Local
Linda-a-Velha
Boas,

não referi no meu post, mas agradeço sinceramente comentários de algo que considerem que possa melhorar a qualidade dos dados recolhidos, por exemplo tenho a dúvida de se subir o módulo de temperatura acima dos actuais 1,5m faz sentido ou não.
Obrigado.
Carochas
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boa instalação...é pena o anemo não estar um pouco mais alto, para fugir á turbulencia do prédio um pouco melhor..

Já há uma rede densissima a cobrir a grande Lisboa...que bem!
É pena não sabermos ao certo da fiabilidade de todas as estações...um bom projeco futuro seria criar uma especie de sistema de controlo de qualidade das estações para que sejam todas uma boa base de recolha de dados para qualquer entidade que deles necessite..até o IM:rolleyes:
 

Carochas

Cirrus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
9
Local
Linda-a-Velha
Obrigado Mário e Stormy pelos vossos comentários. Cada lage da base tem cerca de 30 kg, mas na realidade já me tinha passado pela cabeça adicionar mais duas lages, acho que de facto será melhor "just in case".
Em realação ao anemometro, concordo plenamente. Vou procurar uma solução para acrescentar mais um metro ao mastro (mais que isso também não posso porque teria de ter um suporte diferente, preso ao chão e o condomínio não dixa furar a palca :().

Stormy, acho uma excelente ideia ter uma espécie de "auditoria" ás estações e suas instalações e criar uma rede de confiança comprovada. Não sei se este tema já tinha sido abordado anteriormente, mas submeto de imediato a minha estação para ser auditada. É claro que os custos associados às deslocações, algumas delas implicando talvez até pernoita podem ser o calcanhar de Aquiles nos tempos que correm, no entanto, sem dúvida uma excelente sugestão!
Bem hajam!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Obrigado Mário e Stormy pelos vossos comentários. Cada lage da base tem cerca de 30 kg, mas na realidade já me tinha passado pela cabeça adicionar mais duas lages, acho que de facto será melhor "just in case".
Em realação ao anemometro, concordo plenamente. Vou procurar uma solução para acrescentar mais um metro ao mastro (mais que isso também não posso porque teria de ter um suporte diferente, preso ao chão e o condomínio não dixa furar a palca :().

Stormy, acho uma excelente ideia ter uma espécie de "auditoria" ás estações e suas instalações e criar uma rede de confiança comprovada. Não sei se este tema já tinha sido abordado anteriormente, mas submeto de imediato a minha estação para ser auditada. É claro que os custos associados às deslocações, algumas delas implicando talvez até pernoita podem ser o calcanhar de Aquiles nos tempos que correm, no entanto, sem dúvida uma excelente sugestão!
Bem hajam!

Penso que o anemómetro esteja bem onde está e com uma altura razoável, aquilo que poderia fazer no teu lugar era colocar a estação numa das pontas do telhado tal como está a minha, pois no meio existe não só o calor do telhado mais latente o que influência as temperaturas em dias de ausência de vento, como o próprio vento fica um pouco mais distorcido na sua direcção.



Essa ideia da auditoria já foi dada, mas nos aqui no forum acabamos por fazer isso já sem querer, aliás, estamos a fazê-lo já com a tua estação e fazemos com tantas outras. :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Essa ideia da auditoria já foi dada, mas nos aqui no forum acabamos por fazer isso já sem querer, aliás, estamos a fazê-lo já com a tua estação e fazemos com tantas outras. :)

Como poderá causar alguma confusão o termo penso que é importante referir aqui algo. Ninguém faz auditorias a estações meteorológicas pessoais aqui no fórum... (daí eu pessoalmente não gostar do termo). Simplesmente convidamos os membros do fórum a mostrar as suas estações para que os membros mais entendidos possam opinar no sentido de dar sugestões e contribuir para eventuais melhorias ao nível das instalações.

Já agora, e como dá gosto ver tanto empenho... Parabéns Carochas, não só por uma instalação que á primeira vista parece muito bem conseguida, mas também pela humildade com que solicitaste sugestões para eventuais correcções á mesma. De louvar sem dúvida.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Como poderá causar alguma confusão o termo penso que é importante referir aqui algo. Ninguém faz auditorias a estações meteorológicas pessoais aqui no fórum... (daí eu pessoalmente não gostar do termo). Simplesmente convidamos os membros do fórum a mostrar as suas estações para que os membros mais entendidos possam opinar no sentido de dar sugestões e contribuir para eventuais melhorias ao nível das instalações.

Sim, obviamente, nunca quis dar a entender que se andava a passar aqui credenciais de instalação. :p
 

Carochas

Cirrus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
9
Local
Linda-a-Velha
Mário, Vitamos, o meu "auditoria" estava entre aspas por entender que defacto não será o objectivo principal, nem mesmo secundário do Forum, no entanto tenho de admitir que me deixei levar pela emoção... eheheheh. Obrigado pelos vossos comentários e dicas que são sem dúvida encorajadores.

Mário, o teu comentário sobre o efeito temperatura no meio do telhado faz todo o sentido. Vou ver onde posso colocar o mastro mais na beira da placa. Depois mando fotos.
Obrigado a ambos!
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Não sei se faz diferença ou não na instalação (na Oregon faz) mas o anemómetro está virado a sul...ao contrário do da Davis do Mário que está virado a norte ;)


fiquem bem


c0bw0.jpg
 

Carochas

Cirrus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
9
Local
Linda-a-Velha
Kraliv, é um comentário perspicaz e de facto o anemometro da Davis vem de origem a 0º ou se preferirem a 360º, mas a consola deixa-nos calibrar/alterar esse parametro e foi o que fiz. Instalei sem dar grande importância e calibrei depois para o Norte Geográfico que na minha foto de "Norte" é sensivelmente nas primeiras janelas do lado direito em baixo no predio "esquisito" (Piramide de Linda-a-Velha) em frente.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Excelente notícia uma estação meteo em Linda-a-Velha, até dá para ver meu prédio nas tuas fotos :lmao:
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Olá…

Fico muito contente por ter um vizinho, com quem possa comparar valores, e que neste caso apenas temos a A5 a separar o “ território “.

Os meus parabéns pela estação e pela instalação, contudo gostaria de dar duas opiniões, que de certa forma já foram mencionadas:

- Colocaria o módulo de temperatura o mais para cima possível, pois como está no centro do telhado, e sendo este revestido a tela, poderás vir a ter as temperaturas inflacionadas, e por outro lado tentaria colocar a estação numa das extremidades do telhado por forma a ficar mais “ arejada “,tendo em consideração de que a mesma é “ móvel “.


Fica bem.

:thumbsup: