Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Julho 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempo temporiamente instável no centro e sul do continente

01_07_2011_12h00.JPG

Fonte: Wetter3.de

A aproximação e passagem sobre o território de Portugal Continental durante o dia de amanhã, sexta-feira, de um núcleo de ar frio em altitude e em deslocamento para nordeste, irá contribuir para o aumento da instabilidade do estado do tempo, em resultado do grande contraste térmico entre as camadas inferiores e superiores da troposfera que, por sua vez, irá favorecer o deslocamento vertical das massas de ar.
Assim, espera-se um aumento da nebulosidade em Portugal Continental, que poderá dar origem a aguaceiros e trovoadas, em especial nas regiões do centro e sul.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Segundo o Estofex para amanhã há esperança de animação para o interior Centro e Sul:



Uploaded with ImageShack.us

A level 1 was issued for parts of Portugal and Spain mainly for isolated large hail. A localized very large hail event is possible.

... S-Spain/Portugal ...

Strong WAA occurs downstream of a developing depression over N-Portugal/NW-Spain and another EML plume advects northwards over the area of interest. Weak forcing and stout capping remains present during the day with very slim thunderstorm probabilities. During the night however, geopotential heights drop somewhat with weak forcing moving in from the west, so an isolated thunderstorm can't be ruled out. Large hail will be the main hazard with an isolated very large hail event possible (10-20m/s DLS and steep mid-level lapse rates). A low-probability thunderstorm area within a level 1 was issued for that set-up.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,395
Local
Olhão (24 m)
Calor: ARS Algarve coloca região sob alerta amarelo

As previsões de subida de temperatura para o Algarve levaram a Administração Regional de Saúde a emitir um alerta amarelo para sexta feira. Leia os conselhos para se proteger do calor.

Devido às previsões do Instituto de Meteorologia de temperaturas máximas e mínimas na ordem dos 32ºC e 22ºC, repetivamente, para o distrito de Faro, no dia 15 de julho, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve emitiu um alerta amarelo.

A medida surge no cumprimento do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor, “sendo esperado impacto negativo na saúde da população do Algarve, em especial nos grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças, idosos e portadores de doenças crónicas”, refere nota da autoridade.

Assim, é aconselhável aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta pouco açucarados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com elevado teor de açúcar; evitar a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00; e permanecer em ambientes frescos/climatizados ou nas divisões mais frescas da sua casa.

Deve ainda evitar atividades que exijam esforços físicos nos períodos de maior calor; utilizar roupa solta, de cor clara, opaca, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protector solar com índice protecção ≥30; evitar fazer viagens nas horas de maior calor e não permitir a permanência de pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente crianças e idosos.

Em caso de dúvida recorra à Linha de Saúde 24 (808 24 24 24).

Fonte: Observatório do Algarve
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Protecção civil acaba de colocar todo o pais em Alerta Amarelo!

Alerta Especial de Nível Amarelo - Calor Intenso | Aumento do perigo de incêndios florestais

De acordo com a informação atualizada e disponibilizada pelo IM para os próximos dias, salienta-se a ausência de precipitação, a temperatura elevada, com subida da máxima (próxima de 35 ºC no interior centro, sul e do Minho) e mínima superior a 20 ºC (próxima de 25 ºC no interior), a humidade relativa do ar reduzida (inferior a 20% na generalidade do território continental), mantendo-se reduzida também durante a noite nas regiões do norte e interior centro, o vento em geral fraco temporariamente moderado (até 35 km/h) de Leste nas regiões do interior norte e centro.
Face ao acima exposto, será expectável o aumento do risco de incêndio (RCM) bem como das ocorrências relacionadas, sendo relevante o acompanhamento dos produtos do IM relativos a incêndios florestais em http://www.meteo.pt/pt/ambiente/risco_incendio/index.html.
A ANPC determinou a passagem ao nível AMARELO do Estado Alerta Especial do SIOPS (Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro) para o DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) das 14.00 horas, do dia 26 de Julho, até às 21.00 horas, do dia 30 de Julho, para os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
§ Tempo quente e seco com o consequente aumento das condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais;
§ Calor intenso com o consequente aumento dos efeitos adversos daí decorrentes na saúde pública considerando que se trata de um primeiro acréscimo significativo de temperatura.
A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para o locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido(a):
§ Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
§ Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
§ Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
§ O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
§ Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
§ A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do Instituto de Meteorologia, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
Tendo em conta a situação meteorológica, é também possível a afetação de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardio-respiratório) devido ao calor, pelo que se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de auto proteção para estas situações:
§ Beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar;
§ Evite bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;
§ As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrições de líquidos, devem aconselhar-se junto do seu médico;
§ Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento;
§ Evite fazer atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos de maior calor;
§ Se viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;
§ Nas praias, evite a exposição ao sol no período entre as 11h00 e as 17h00;
§ Quando estiver no exterior, aplique protetor solar várias vezes ao dia, com fator de proteção igual ou superior a 30;
§ Esteja atento a pessoas mais vulneráveis, especialmente crianças e idosos;
§ Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Proteção Civil e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.

http://www.prociv.pt/Pages/default.aspx