Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Maio 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 1 Mai 2010 às 00:11.

  1. AnDré

    AnDré
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    10,635
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Não sei em que é que se baseou a noticia, mas os dados não são os que se apresentam na página do IM.

    Segundo o instituto de meteorologia, a máxima prevista hoje para Lisboa é de 31ºC. Para amanhã 30ºC e para Domingo 25ºC.

    Para Setúbal, a máxima prevista para domingo são 26ºC e não 21ºC.

    Quanto ao que é habitual, a média das máximas em Lisboa para o mês de Maio é de 21,4ºC (normal 1971-2000).
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Temperatura vai descer a partir de domingo
     
  3. Z13

    Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    3,023
    Local:
    Bragança - 690m


    Essa dos 10ºC de queda deveria ir para os "tesourinhos deprimentes"... toda a gente me tem perguntado se vão cair as temperaturas para Domingo. O que tenho respondido é que para Bragança Sábado 27ºC e Domingo 28ºC... mas aviso sempre que os jornalistas consideram Portugal desde o Rossio a Alverca... portanto as temperaturas devem cair 10ºC em Lisboa...:disgust:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,974
    Local:
    Oeiras / Portel
    Para hoje e próximos dias a previsão já foi mais animadora. A depressão está demasiada afastada da costa continental e nenhum modelo fiável põe precipitação a sul do Tejo, se bem que possam ocorrer surpresas, principalmente hoje, quando há mais calor instalado.

    Depois, até Quarta/Quinta teremos temperaturas normais, rondando os 20/25 de máxima (não frio como ouvi em pelo menos dois emissores de rádio hoje de manhã), para depois entrarmos num pântano de previsões, em que para já há de tudo: calor para uns, trovoadas para outros, tempo ameno e bonançoso para alguns.

    Pegando na analogia do Nimboestrato, o tribunal resolveu gastar uma fortuna com relatórios periciais para julgar a providência cautelar, e como sempre, dependendo do perito o veredicto é variável:

    O ECMWF desta manhã diz que se instalará um poderoso anticiclone no Atlântico, com um cavado nas ilhas britânicas e França que induziria um fluxo de norte ameno na península:

    [​IMG]

    A iso 0 poderia até rondar o norte da península, com o restante território a ter temperaturas agradáveis, mas desinteressantes do ponto de vista meteorológico:

    [​IMG]

    Depois manter-se-ia o padrão, com o anticiclone a deslocar-se um pouco para leste, com a possibilidade da formação de um cavado na península que beneficiaria mais o levante espanhol:

    [​IMG]

    Temperaturas sempre agradáveis, e note-se que a média dos ensembles do ECMWF também não metem mais que a iso 12 nos próximos 10 dias:

    [​IMG]

    [​IMG]

    Mas este perito, tal como os outros, não tem bem a certeza do que diz. Ontem à tarde era isto que mostrava, possibilidade de trovoadas e calor:

    [​IMG]

    Já o GFS mete uma outra onda de calor, já a partir de sexta, com a possibilidade da iso 20. A diferença para o europeu, é a não criação do cavado sobre a Europa central, que impeça o deslocamento da dorsal para leste por acção da depressão no Atlântico a oeste dos Açores.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Depois evolui para um cenário interessante às 240h, mas com mais possibilidade de instabilização devido ao muito calor acumulado:

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,115
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Como é normal, muitas vezes ocorre a intrusão de preturbações tropicais no território português.
    Segundo o GFS, ás 84h, uma perturbação tropical será arrastada para a ZEE a SW dos açores.
    Esta perturbação mesoescalar interage sem nunca se dissolver, com um cavado, com WCB inserido no bordo leste da circulação, esse cavado desloca-se para norte sobre os açores e acaba por perder identidade.
    Já a perturbação, a sul deste cavado e praticamente estacionaria tende a gradualmente perder caracteristicas tropicais, dada a interacção com o fluxo de NW associado á entrada de um novo nucleo de altas pressões.
    Apesar de tudo mantem-se identificavel até as 180h.
    Não se espera nada de especial com este sistema, apesar de ter caracteristicas que poderiam levar aprecipitações abundantes...a nivel de ventos estes seriam pouco significantes, pelo que somente fiz esta analise no intuito de lançar uma curiosidade.
    Se este sistema, no entanto, avançar sobre as ilhas há que prestar cuidado no que toca ás abundades precipitações potenciais:)

    No mapa seguinte está representada a preturbação e, no circulo azul, a sua posição entre as 96 e as 170h:


    [​IMG]


    Uploaded with ImageShack.us
     
  6. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,974
    Local:
    Oeiras / Portel
    Vêm aí uns dias quentes. A partir de Segunda a temperatura rondará os 35 graus no interior e Algarve. O litoral oeste deverá ser poupado a grandes rigores, uma vez que está prevista nortada para todos os dias.
    Mas não creio que venha canícula, nem uma onda de calor. Deveremos ter 4/5 dias quentes, normal para a época, depois é quase ponto assente que lá para Quinta ou Sexta as temperaturas deverão voltar a baixar para valores na ordem dos 25 graus, com o regresso da circulação de norte, associada ao afastamento para oeste do anticiclone.

    Ensemble para o Alentejo central, onde se nota uma ligeira diminuição de temperatura a partir de dia 4, que será mais marcada à superfície devido à variação da direcção do vento, e uma descida acentuada a partir de dia 7, colocando-se praticamente todos os membros abaixo da iso 10 durante cerca de uma semana:

    [​IMG]

    Então, para os próximos 4 dias, o anticiclone atlântico estender-se-á até às ilhas britânicas, o que originará um aumento das temperaturas no continente, devido ao fluxo continental de nordeste. Como já referi é provável a nortada no litoral oeste, portanto situação bem diferente à de há duas semanas atrás.

    [​IMG]

    E aqui as cartas do GFS para dia 4, com o anticiclone atlântico bastante a oeste a induzir um fluxo de norte no continente português, e de dia 8, com um vale depressionário desde a Islândia até ao Cantábrico, com bloqueio na Escandinávia originado pela subida da dorsal no início desta semana, a fazer baixar ainda mais as temperaturas.

    [​IMG]

    [​IMG]

    O ECMWF dá mais força à dorsal sobre nós, embora também mostre fluxo de norte a partir de dia 4. A partir de dia 8, as divergências são maiores, com o modelo europeu a colocar uma cut-off que se isolaria da depressão sobre o Atlântico norte, que ambos vêm bloqueada pelo anticiclone na Escandinávia.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Portanto calor, mais no interior que no litoral até dia 3, depois restabelecimento das temperaturas normais para a época, sempre com céus limpos ou pouco nublados. A partir de dia 8 possibilidade de instabilização, apontando o GFS para uma depressão a norte da península e o europeu para uma cut-off a sul.
     
  7. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,974
    Local:
    Oeiras / Portel
    Desta vez, e pela primeira vez em muito tempo, acertou o GFS. É interessante lermos as análises que fizemos há uma semana para vermos que modelos estão mais fiáveis.
     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Em relação ao que o stormy disse há dias atrás sobre os Açores, nesta altura há uma longa pluma tropical já a passar nos Açores e a continuar nos próximos dias trazendo muita humidade não só da ZCIT do Atlântico como também do Pacífico, devido à acção conjunta há dias atrás de um cavado e do 90L na zona do Golfo do México e costa leste americana, e agora da TT Agatha no Pacífico e do anticiclone centrado entre os Açores e continente mas alongado em cunha para sudoeste e de outro cavado no Atlântico noroeste.

    [​IMG]

    Nessa pluma viajam embebidas pequenas perturbações, energia na forma de vorticidade que numa ou noutra estão reflectidas na superfície como baixas fracas fechadas ou alongadas, que podem trazer alguma chuva, à partida nada de especial, o mais provável é mesmo ser chuva chata sem grande coisa para contar, uma vez ou outra mais persistente.

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Um possível cenário das temperaturas máximas para os próximos dias, modelo WRM/NNM


    Temperatura Máxima e fluxo (às 18z)

    [​IMG]
     

Partilhar esta Página