Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Maio 2011

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.[/QUOTE]
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Hoje dia 1 de Maio há 2 distritos de portugal com aviso amarelo devido a chuva ou aguaceiros por vezes fortes, são eles:

. Beja e Faro.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Condições meteorológicas adversas (Aguaceiros fortes e trovoadas)

De acordo com a informação actualizada e disponibilizada pelo IM, para os próximos dias verificam-se condições de instabilidade que podem resultar em precipitação pontualmente forte, possivelmente acima de 10mm/h, acompanhada de trovoada. Com carácter convectivo, a instabilidade esperada é de difícil previsão, quer no território afectado, quer no momento mais provável para a sua ocorrência.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de algumas medidas de precaução, relativamente a:
- Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
- Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
- Possibilidade de inundação, por transbordo de linhas de água, em zonas historicamente mais vulneráveis;
- Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.
A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução, tomando especial atenção:
1. Às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação;
2. À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas;
3. A adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade e
4. Ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto de Meteorologia, os Agentes de Protecção Civil e demais entidades relevantes para a situação em apreço, emitindo os Comunicados Técnicos Operacionais que se julguem necessários.

Fonte: ANPC
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Instabilidade em Portugal continental
2011-05-17
(IM)

Uma depressão centrada na região da Madeira, com cerca de 1014 hPa, que se prolonga em altitude aos vários níveis da atmosfera, começou no dia de ontem a afectar as condições meteorológicas no continente, tendo-se registado precipitação forte, granizo e trovoadas na tarde do dia de ontem, em alguns locais das regiões Sul e Centro, nomeadamente no Alto Alentejo e em Lisboa.

Prevê-se que esta depressão se desloque lentamente para nordeste, afectando o estado do tempo no território do continente até Sábado, dia 21, prevendo-se aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoadas. Esta situação meteorológica será mais intensa até ao dia 19, em particular no dia 18 e início de 19, com maior probabilidade nas regiões do centro e sul.

Prevê-se que se comece a registar uma diminuição das condições de instabilidade ainda durante o dia 19, acentuando-se significativamente esta melhoria no dia 20, com quantidades menores de precipitação, a ocorrer sobretudo nas regiões do interior.

Neste tipo de situação meteorológica, as condições de instabilidade tendem a intensificar-se no período da tarde e início da noite, onde será mais frequente a precipitação intensa e a ocorrência de trovoadas.

Fonte: IM
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O IM actualiza os avisos para o Norte de trovoada. :trovao:

xFsSr.png


uTKn4.png
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Actualização IM:

AVISOS POR CHUVA FORTE, TROVOADA E GRANIZO
Periodo das 13h às 22h59

o58isw.png


E ja agora, a previsão do ESTOFEX:

 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Informo que o Arquipélago da Madeira encontra-se em alerta Amarelo pelo IM das 09:00h de hoje até as 04:59h da próxima Madrugada.

d3OFy.png


Atendendo ao movimento da depressão a costa norte será a mais afetada devendo ser acompanhado durante o dia.

(P.S:. Já está descrito no Seguimento)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
estoc.gif


SYNOPSIS
Moderate instability is forecast for most parts of Iberia in a warm and moist airmass ahead of an upper cut-off low. Some decent WAA and diurnal heating may lead to approx. 1500 J/kg MLCAPE over the western parts of Iberia which partly overlaps with enhanced 0-6 km deep layer shear.

DISCUSSION

...Iberia and N Maghreb States...

Deep layer shear increases from about 10 m/s in the northern half of Iberia to more than 20 m/s towards Morocco and N Algeria as an upper jet stream is located near the southern tip of the upper cut-off low. In contrast to the horizontal gradient in vertical shear, instability will likely reach its maximum over central Portugal where 0-6 km shear is rather low. GFS shows a slightly veering wind profile up to approx. 500 hPa which leads to some 100 - 150 m²/s² SRH3. If convection starts to develop, the evolution of isolated well-organised multicells and a few supercells will be likely. The main threat is expected to be large hail and some isolated severe wind gusts as LCL / LFC heights are quite high (around 2 km) and steep mid level lapse rates indicate a dry EML which is favourable for evaporative cooling. Flash floods and tornadoes are unlikely in such a situation, but they are not completely ruled out. The peak activity of severe thunderstorms is expected in the late afternoon / early evening.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
De acordo com a informação actualizada e disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia (IM), o estado do tempo no território de Portugal Continental irá ser influenciado, durante a tarde de hoje, dia 30 de Maio, por uma situação meteorológica caracterizada por alguma instabilidade, embora de difícil previsibilidade, sendo expectável a ocorrência de aguaceiros pontualmente mais intensos, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, pelo menos até ao fim do dia de hoje, 30 de Maio.

ANPC