Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Outubro 2010

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
É precisa muita atenção a quem mora no Litoral Norte e Centro em especial porque no Domingo poderia ser um evento com um toque de severo devido ao vento forte com rajadas e a muita chuva em poucas horas... As saídas de Sexta são muito importantes mas devem mostrar este cenário que mostro a seguir com as cartas...

Aqui o cavamento rápido da depressão que se deve situar junto ao NO da Galiza


O vento a 10m, poderia ter rajadas no pico da frente na ordem dos 90/100km/h principalmente durante a passagem de algum Cb...


E aqui a precipitação, localmente deverá provocar inundações rápidas em especial no litoral Norte e Centro:


Para mim este é o cenário mais provável de acontecer por isso precaução não faz mal a ninguém.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Avisso Laranja pela AEMET para Domingo
20101001095000avipmna.png

+ Info
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
Do que tenho observado nos tópicos de seguimento e nos modelos, acho este aviso vermelho do IM (até para o intervalo de tempo que é) um pouco exagerado (ainda que os seus critérios sejam matemáticos e portanto, suponho, tenha sido emitido com base nos valores previstos/observados).
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Do que tenho observado nos tópicos de seguimento e nos modelos, acho este aviso vermelho do IM (até para o intervalo de tempo que é) um pouco exagerado (ainda que os seus critérios sejam matemáticos e portanto, suponho, tenha sido emitido com base nos valores previstos/observados).

Efectivamente os valores de precipitação tem sido extremamente elevados como podes comprovar no seguimento do litoral norte.;)
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Os avisos tem a função de alertar as autoridades para fenómenos meteorológicos anormais, a única questão que podemos criticar é a antecedência ao evento que muitas vezes para grupos de trabalho idênticos tem diferenças de 24h à 48h porque diferem do país.

Alguns avisos são lançados pela observação o que leva a tempo de preparação nulo e apenas a reacção de autoridades...
 
Registo
1 Mar 2010
Mensagens
20
Local
Lisboa
a única questão que podemos criticar é a antecedência ao evento (...) Alguns avisos são lançados pela observação o que leva a tempo de preparação nulo e apenas a reacção de autoridades...

Sem dúvida que os valores acumulados (mais do que os horários, creio) são justificação para o aviso vermelho do IM, nada a dizer sobre isso. Mas, em face da previsão, um aviso vermelho de R à hora a que saiu parece-me menos justificável, teria encontrado maior utilidade para ele bastantes horas antes. É essa a motivação do meu comentário anterior.

Temo que os avisos padeçam do mal "Pedro e o Lobo", que os evitem com receio de falhar e perder credibilidade. Não devia ser uma preocupação das instituições no momento de os fazer, é sim o reflexo de uma população mal formada e muito desinteressada.