Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Setembro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Regras deste tópico:
->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estofex

estofex.gif


...Central Spain...

With the favorable PVA from the approaching trough and abundant low level flow convergence, daytime heating will likely result in the destabilisation with MLCAPEs possibly locally exceeding 1000 J/kg. Numerous thunderstorms are expected to form over Spain with little CIN to supress the storm development. Low end Level 1 is introduced for the region, where the stronger flow at mid and upper levels of troposphere is simulated and wind shear will reach at least moderate values, of 15-20 m/s in 0-6 km and the same in 1-8 km layer during the evening hours. With enhanced shear, better storm organisation might result in an occurence of marginally severe hail or wind gusts with the stronger cells.



IM


17330331.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
10,283
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

SpiderVV

Staff
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,302
Local
Portalegre (400m)
O IM colocou uma boa parte do País em alerta amarelo para amanhã por chuva/aguaceiros por vezes fortes e vento forte:

http://www.meteo.pt/pt/index.html

alertasim1.png

Os avisos de vento forte e chuva desapareceram quase por completo, de repente, apesar de neste momento haver umas assustadoras rajadas de vento.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,501
Local
Cavaleira (Sintra)
Chuva e vento regressam ao país

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão em alerta amarelo devido ao vento e à chuva.

O verão ainda não acabou, mas o mau tempo já começou a surgir. Para hoje, o Instituto de Meteorologia (IM) prevê para o norte e centro interior do país chuva e vento, tendo colocado 11 distritos em alerta amarelo.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre são os distritos em alerta.

Contudo, o calor continua na Região Autónoma da Madeira, onde as temperaturas permanecem elevadas, cerca de 28 graus Celsius de máxima prevista hoje, um valor superior à média registada na região, nesta altura do ano.
Céu nublado

Assim, as previsões meteorológicas para as regiões norte e centro são de céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva que poderá ser forte, em especial no Minho e no Douro Litoral, passando gradualmente a regime de aguaceiros.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, temporariamente moderado (20 a 35 km/h) durante a tarde, e soprando forte (35 a 55 km/h) com rajadas até 80 km/h nas terras altas.

Na região sul, prevê-se períodos de céu muito nublado, com ocorrência de precipitação fraca.

O vento será fraco a moderado (10 a 20 km/h) do quadrante oeste, e temporariamente forte (35 a 55 km/h) com rajadas até 80 km/h nas terras altas.
Temperaturas descem

O IM prevê igualmente uma descida da temperatura, com 20º no Porto, 25º em Ponta Delgada , 26º em Lisboa, 27º em Faro e 28º no Funchal.

O IM alerta ainda para a existência de distritos com índice de raios Ultra-Violeta (UV) "Muito Alto", o segundo mais grave numa escala de cinco, recomendando, por isso, a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Faro, Funchal, Sines, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada são as zonas que com os índices UV muito elevados.

Expresso
 

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
9,755
Local
Estremoz (401 metros)
Agravamento do estado do tempo no Arquipélago da Madeira

Madeira_alerta.JPG


Previsão para 3ª Feira, 14 de Setembro de 2010

Períodos de céu muito nublado. Aguaceiros que poderão ser localmente fortes. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado a forte (25 a 50 km/h) de sudoeste nas terras altas.

Previsão para 4ª Feira, 15 de Setembro de 2010

Períodos de céu muito nublado. Aguaceiros que poderão ser localmente fortes. Condições favoráveis à ocorrência de trovoada. Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (15 a 30 km/h) de noroeste a partir da tarde. Nas terras altas o vento soprará moderado a forte (30 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h.

Fonte: IM
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Comunicado da ANPC a varios serviços de PC.

"De acordo com as previsões disponibilizadas e actualizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM), o território de Portugal Continental será afectado a partir desta tarde (16SET) por uma depressão em altitude que traz grande instabilidade associada, o que significa que é previsível a ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes acompanhados de trovoadas e, nas zonas altas, a possibilidade de queda de granizo. Das regiões do País o Algarve pode ser mais afectada por esta instabilidade. Ainda de acordo com o IM, esta instabilidade tende a diminuir a partir de amanhã, Sexta-feira (17SET)."
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
915
Local
Póvoa de Lanhoso
ALERTA AMARELO- condiçoes favoraveis à ocorrencia de trovoada, que poderá ser acompanhada de aguaceiros e queda de granizo, para os distritos de:

Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Evora e Beja.​
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,117
Local
Lisboa
Boas:)

A TS Julia está-se a comportar de um modo que a pode "safar" de ser absorvida pelo Igor...
Ao manter-se a S/SE do previsto, ficará protegida sob uma crista anticiclónica em altura, a sul do jet, embebida numa massa de ar tropical no extremo SE da circulação do Igor extratropical:

MORNING VISIBLE IMAGERY INDICATES THAT JULIA IS A LITTLE SOUTH OF
THE PREVIOUS TRACK...AND IS MOVING AT 090/8. THE 00Z ECMWF HANDLED
THE OVERNIGHT MOTION OF JULIA BEST...WITH THE OTHER GUIDANCE WELL
TO THE LEFT AND SHOWING MORE OF AN INTERACTION WITH THE CIRCULATION
OF IGOR. THE OFFICIAL FORECAST FOLLOWS THE ECMWF GUIDANCE WITH A
FORECAST MOTION SOUTH OF THE PREVIOUS FORECAST.

STRONG UPPER-LEVEL NORTHWESTERLY FLOW SHOULD KEEP THE SHEAR OVER
JULIA ELEVATED...AND GIVEN THE MARGINAL SEA SURFACE TEMPERATURES...
PREVENT THE SYSTEM FROM REDEVELOPING ORGANIZED DEEP CONVECTION. IF
PRESENT TRENDS CONTINUE...THE CIRCULATION OF JULIA WILL BECOME
ILL-DEFINED WITHIN A FRONTAL TROUGH OVER THE NEXT DAY OR SO. THAT
SCENARIO IS REFLECTED IN THE OFFICIAL FORECAST...ALTHOUGH IT IS
POSSIBLE THAT JULIA COULD REMAIN WELL-ENOUGH DEFINED TO LINGER AND
MOVE EASTWARD AS A REMNANT LOW FOR SEVERAL DAYS...AS SHOWN BY THE
ECMWF.


Assim sendo há que voltar a ter em conta um possivel impacto do sistema como TD ou remmant low, nos Açores....uma situação que geraria precipitações intensas e ventos, em principio, com rajadas não superiores a 80km.h .

( Ou talvez até chegue á peninsula arrastada por um sistema frontal/WCB...)

.......GFS/12z......

O GFS, nesta saida, vai de encontro ao ECMWF no que toca á Julia...mantendo a identidade do sistema, á medida que este se desloca para NE-E-ESE, entre as T+18z a T+66h, até fortalecendo-o após a interacção nefasta com o Igor.
Mantendo-se sob o anticiclone de niveis altos ( que se vai reorganizando), as probabilidades da julia se fortalecer um pouco a W/SW dos Açores, aumentam e é isto que me chamou a atenção...com alguma sorte pode ser que tenhamos uma surpresa dentro de uns dias:D

T+66h:



Mas, efectivamente, este cenário não é nada facil de se realizar...sendo dificil a Julia suportar todo o "espancamento" resultante do outflow do Igor e do não muito distante jet...somando a isto SST´s relativamente baixas..:unsure:
............................

No que toca ao continente...nas proximas 120h continuamos com a crista em altura entre os Açores e a Bermuda, estendendo-se, á superficie, para NE até perto do Golfo de biscaia...
A W da Irlanda temos um sistema em enfraquecimento, com um cavado associado...esse cavado vai-se movendo para E entre os Açores e a PI.

Assim sendo, nos proximos dias seremos influenciados pelo fluxo zonal, com restos de sistemas frontais a afectar o NW...as temperaturas deverão manter-se estaveis já que não se esperam grandes intrusões de ar frio nos niveis baixos.
O padrão em altitude, especialmente a meio deste periodo ( 0 a +120h), é favoravel á manutenção de instabilidade diurna, já que há algum ar frio em altura e tambem algum ( fraco..) shear...associado com alguma humidade.

T+66h:



Uploaded with ImageShack.us