Análise de Modelos, Previsões e Alertas - Setembro 2011

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões

Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo instável, com previsão de ocorrência de aguaceiros e trovoadas

01_09_2011_06h00.JPG

Wetter3.de

O estrangulamento de um cavado a oeste da Península Ibérica e consequente isolamento de um núcleo de ar relativamente frio em altitude passará a condicionar o estado do tempo em Portugal Continental, a partir da tarde de hoje.
Assim, prevê-se a formação de um núcleo de baixas pressões a oeste de Portugal Continental, estendendo o seu raio de acção a todo o território de Portugal Continental. A entrada de ar quente e húmido de sudoeste, conjugado com a presença de ar frio em altitude, favorecera o desenvolvimento de nebulosidade de carácter convectivo, propicio à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados por trovoadas, frequentes e dispersas, e queda de granizo.
Sugere-se o acompanhamento dos avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto de Meteorologia e os alertas para as condições meteorológicas adversas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O I.M acaba de actualizar somente o aviso para o distrito de Setúbal:

 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Continente com tempo quente
2011-09-07
(IM)

O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado pela ação do anticiclone dos Açores, que se estende em crista sobre a Península Ibérica, originando, até sexta-feira, uma situação de tempo quente, com temperaturas máximas elevadas, da ordem dos 30º, em todo o território. No interior centro e sul prevê-se que a temperatura máxima possa atingir os 35º em Évora os 36º em Beja. As temperaturas máximas mais baixas devem ocorrer no litoral Norte, com valores de 25º para Viana do Castelo e de 26º para o Porto.

O vento vai soprar em geral fraco, à exceção do litoral oeste, onde soprará moderado durante a tarde.

Fonte: IM
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Descida da temperatura máxima no fim de semana
De acordo com o Centro de Previsão do IM, o estado do tempo para o fim de semana será influenciado pela passagem de uma superfície frontal durante a madrugada e manhã de sábado.

Deste modo, a previsão para sábado aponta para uma diminuição significativa da temperatura máxima, na ordem dos 7º C em grande parte do território, à exceção de Viana do Castelo, Porto e Algarve, onde esta será menos significativa, para um aumento da nebulosidade e para ocorrência de precipitação fraca, em particular a norte do alinhamento montanhoso Sintra-Estrela.

No domingo haverá já uma ligeira subida da temperatura máxima na região do litoral centro. Há possibilidade de ocorrência de precipitação fraca na região do Minho.

Com a intensificação do anticiclone dos Açores, prevê-se um aumento significativo da temperatura máxima para segunda e terça feira.

IM
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Avisos de RADAR meteorológico em Nowcasting (Fonte: IM)

2011-09-28 (IM)

No domínio do diagnóstico e previsão do estado do tempo a muito curto prazo (Nowcasting), parte da estratégia do IM, I.P. assenta na geração de um conjunto de produtos de aviso, exclusivamente baseados em observação com radar, e sua disponibilização em tempo real aos meteorologistas previsores. Estes produtos, disponíveis em ambiente de previsão operacional, constituem uma importante ferramenta para sustentar decisões técnicas, com impacte direto na salvaguarda de vidas e bens.

Presentemente, encontram-se em exploração operacional avisos relativos a granizo, precipitação forte (de tipo estratificado e convectivo), wind shear, tempo severo e fenómenos de tipo downburst.

O aviso de granizo identifica áreas onde esteja a ocorrer queda de granizo ou onde a mesma possa vir a ocorrer num período de 10 minutos após a emissão do aviso. O aviso de precipitação forte, identifica áreas onde esteja a ocorrer precipitação forte acima de um certo limiar, efetuando igualmente a distinção entre regimes estratificados (precipitação contínua) e regimes convectivos (precipitação intermitente); pela persistência dos avisos numa dada região, sinaliza áreas onde episódios de cheia repentina possam estar a ocorrer ou vir a ocorrer a curto prazo. O aviso de wind shear identifica áreas onde estejam a ocorrer ou possam vir a ocorrer num período curto, circulações intensas de pequena escala espacial, ou seja, fenómenos de vento forte a uma escala essencialmente local. O aviso de tempo severo (com dois níveis de intensidade), identifica células convectivas susceptíveis de estar a produzir ou vir a produzir a curto prazo, fenómenos de tempo severo. O aviso de downburst, como o nome sugere, identifica áreas onde este fenómeno de vento forte esteja a ocorrer ou possa vir a ocorrer a curto prazo.

Brevemente, entrarão em exploração operacional mais produtos de aviso, no sentido de tornar mais robusta esta ferramenta de apoio à previsão. Entre esses produtos, destacam se: o aviso de convecção severa e o de diagnóstico diferenciado de granizo/saraiva. Num futuro próximo deverá igualmente entrar em exploração operacional um produto que visa detetar, de forma mais precoce e rigorosa, células convetivas associáveis a fenómenos de vento forte à escala local.

:thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Dias quentes e sem chuva até 5 de Outubro
Os últimos dias do mês de Setembro e os primeiros do mês de Outubro «adivinham-se quentes, sem chuva e com alguma nebulosidade alta, mas que deixa passar o sol».

Apesar do tempo quente, «o vento vai intensificar-se e soprar moderado», especialmente a partir de amanhã e principalmente no Algarve.

De acordo com Idália Mendonça do Instituto de Meteorologia (IP), estas previsões devem manter-se até dia cinco de Outubro, sendo que, a partir de dia seis verificar-se-á uma descida da temperatura.

Ainda assim, é provável que o bom tempo se mantenha até sábado dia 8 de Outubro.

SOL
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
O sítio Internet do IM tem agora um aviso amarelo para o distrito de Leiria, por persistência de temperaturas máximas elevadas.

Curiosamente, o IM coloca o distrito de Braga com temperaturas ainda mais elevadas que Leiria, mas sem qualquer aviso. Será que é normal Braga ter máximas mais elevadas que Leiria?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O sítio Internet do IM tem agora um aviso amarelo para o distrito de Leiria, por persistência de temperaturas máximas elevadas.

Curiosamente, o IM coloca o distrito de Braga com temperaturas ainda mais elevadas que Leiria, mas sem qualquer aviso. Será que é normal Braga ter máximas mais elevadas que Leiria?

Sim, segundo os critérios de emissão de avisos meteorológicos do IM, Leiria e Aveiro entram em aviso amarelo relativamente à temperatura máxima quando esta é >31ºC.
Já Braga, só entre em aviso amarelo para uma temperatura superior a 34ºC.

Para mais informações, consultar os critérios de emissão de avisos meteorológicos.