Análise Modelos e Alertas Oficiais - Janeiro 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Neve dificulta circulação nas estradas portuguesas

A queda de neve levou ao corte do trânsito no Itinerário Principal 4 (IP4) na Serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, e reteve vários autocarros em Montalegre. Os acessos à Serra da Estrela mantém-se cortados e há ainda a registar condicionamentos nas cidades da Guarda, Covilhã e Viseu.

A neve obrigou ao corte do trânsito no IP4 na Serra do Marão, entre Vila Real e Amarante, e reteve vários autocarros em Montalegre.

Apesar de a única via cortada ao trânsito ser o IP4, os condutores deverão ter as máximas precauções em todas as estradas do distrito, principais e secundárias.

Mais a Sul, a neve obrigou igualmente à interrupção do trânsito em algumas estradas do distrito de Viseu e em todas as vias de acesso ao maciço central da Serra da Estrela.

O trânsito está também condicionado em algumas zonas altas da Covilhã, por isso a autarquia está a espalhar sal nas ruas para derreter a neve, que cai sem parar desde as 07:30 deste domingo.

Três estradas no distrito de Viseu, situadas nos concelhos de Castro Daire, Cinfães, Resende e Lamego, encontram-se também cortadas.

São elas, a EN 321, que liga Castro Daire a Cinfães, e as estradas municipais 1057, que estabelece a ligação entre S. Martinho de Mouros (Resende) e Lamego, e a 550, entre Resende e Felgueiras (concelho de Resende).

TSF
 


BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Ja viram isto?

neveleiria.jpg
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Mau tempo
Alerta para chuva "muito intensa" no Norte e Centro

por LusaHoje

Alerta para chuva "muito intensa" no Norte e Centro

A Protecção Civil vai accionar hoje à noite o alerta azul em 13 distritos do Norte e Centro do país devido à previsão de chuva "muita intensa" para a madrugada de terça-feira, reforçando o dispositivo.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 22:00 nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Lisboa, prolongando-se até as 15:00 de terça-feira.

A ANPC explica que no alerta azul verifica-se "a existência de condições para a ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais", mas o dispositivo de protecção civil e socorro será reforçado e "as acções preparatórias para as tarefas de redução dos efeitos negativos dos eventos previstos" serão intensificadas.

A Protecção Civil indica, também, que as pessoas devem manter-se informadas sobre a situação.

O Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência de períodos de chuva muita intensa durante a madrugada de terça-feira, em especial nas regiões do Norte e Centro.

Segundo o IM, o vento vai soprar de sudoeste forte a muito forte até 75 quilómetros/hora e com rajadas até 120 quilómetros/hora, em especial nas terras altas, e a agitação marítima vai fazer-se sentir em toda a costa, nomeadamente na costa ocidental, onde a altura das ondas de sudoeste poderão atingir os cinco metros.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC recomenda à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, à limpeza dos bueiros, algerozes e caleiras, cuidados "redobrados" com actividades relacionados com o mar e com a condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

A Protecção Civil levantou ao meio-dia de hoje o alerta azul que estava decretado para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco devido à queda de neve.
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Precipitação forte, vento forte e agitação marítima


De 11 de Janeiro às 20h00m até 12 de Janeiro às 15h00m

( Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa )


Face à previsão de ocorrência de chuva por vezes forte, com especial relevância nas Regiões Norte e Centro, ao elevado teor de água presente no solo (acima dos 100%) e aos níveis elevados de armazenamento de água nas principais albufeiras portuguesas, julga-se por conveniente proceder á monitorização atenta e constante dos níveis hidrométricos nas Bacias Hidrográficas localizadas, em especial nas Regiões Norte e Centro.

De entre estas, destacam-se as Bacias do Minho, Lima Cávado, Vouga, Mondego e Ribeiras do Oeste, sendo que para as grandes Bacias Hidrográficas do Douro e Tejo é previsível que se venham a registar níveis hidrométricos semelhantes aos verificados no final do mês de Dezembro de 2009.

Poderão ainda verificar-se:

• Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

• Inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis;

• Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via;

• Danos em estruturas montadas ou suspensas;

• Eventuais dificuldades com embarcações e possibilidade de acidentes junto à costa devido à agitação marítima.


A ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução e especial atenção:

• Às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social;

• À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados;

• À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento;

• Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima;

• À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais sólidos para a via.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia, difundindo os comunicados que se julguem necessários.

Fonte: www.proteccaocivil.pt
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Depois da neve e frio, ventos fortes e chuva intensa por todo o país

Todo o território nacional está sob alerta laranja e amarelo por causa dos ventos fortes e chuva. À tarde, as condições meteorológicas melhoram

A região Norte está em alerta laranja por causa dos fortes ventos e, no litoral, da chuva.

O resto do país está em alerta amarelo, por causa da chuva e vento - caso de Lisboa -, apenas por causa do vento - e forte ondulação marítima no Algarve -, ou apenas chuva - no interior alentejano.

Apesar das previsões serem mais favoráveis para Lisboa e distritos limítrofes, às 8 da manhã era nesta região que se registava os ventos mais fortes.

Na capital as rajadas eram de 43,2 km/h, valores dos mais intensos verificados no país.

Para a tarde, prevê-se uma melhoria das condições climatéricas em Portugal, que passam a vento moderado e a aguaceiros, à excepção do Algarve para onde se prevêem ventos fortes e chuva.

SOL
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Motociclistas e veículos com capota de lona devem evitar Ponte 25 de Abril

A Lusoponte está a aconselhar os motociclistas e automobilistas que viagem em veículos com capota de lona a não atravessarem a Ponte 25 de Abril, entre Lisboa e Almada, devido à intensidade do vento e da chuva.

Disse à Lusa fonte da PSP, que, a pedido da Lusoponte, está ser recomendado aos motociclistas e automobilistas com estas características que aguardem nos parques, localizados nas duas extremidades da ponte, onde se encontram reboques da Lusoponte que podem auxiliar a travessia.

A chuva forte desta manhã vem na ressaca de vários dias de muito frio e neve. O país ainda tenta regressar à normalidade. O caso mais grave é no concelho de Resende, no qual todos os estabelecimentos de ensino se mantêm hoje, terça-feira, encerrados devido à neve que ao início da manhã continuava a afectar estradas municipais, disse à Agência Lusa o presidente da autarquia, António Borges.

Ao início da manhã, continuavam cortadas ao trânsito as ligações entre Resende e Lamego, por S. Martinho de Mouros e Avões, e entre Resende e Bigorne, no Alto de S. Cristóvão.

"São situações muito complexas, que se mantiveram durante toda a noite e obrigaram a manter as escolas fechadas", explicou o autarca do Norte do distrito de Viseu, acrescentando que estão fechados os jardins-de-infância, as escolas do primeiro ciclo, preparatória e secundária do concelho.

Cerca das 09:30, fonte da GNR disse à Lusa que, com a queda de chuva que começou a derreter a neve, estão criadas condições para, dentro de poucas horas, as estradas reabrirem.

No entanto, segundo António Borges, as crianças já ficaram em casa e não faz sentido "estar a reabrir as escolas para um período muito curto de aulas".

Ainda no distrito de Viseu, estiveram fechadas na segunda-feira todas as escolas dos concelhos de Cinfães e de Lamego. No entanto, hoje regista-se um regresso à normalidade, segundo fontes das duas autarquias.

No distrito de Coimbra, também se mantêm hoje encerradas as escolas do concelho de Pampilhosa da Serra pelo segundo dia consecutivo, de acordo com fonte da autarquia. Está ainda cortada ao trânsito a Estrada Nacional 236, que liga Lousã a Castanheira de Pêra.

No distrito de Castelo Branco, a chuva limpou as estradas onde ainda havia acumulação de neve e gelo, nomeadamente nalgumas zonas da Covilhã e Fundão, e permitiu a reabertura de todas as escolas.

"Está tudo de regresso à normalidade", disse à Lusa Rui Esteves, comandante operacional de Castelo Branco.

Também na região da Guarda, as escolas que segunda-feira estiveram fechadas devido à neve, reabriram hoje com normalidade, referiu fonte da Equipa de Apoio às Escolas da Guarda.

Segundo a mesma fonte, como está a chover, a neve derreteu e "as escolas estão todas abertas", estando as actividades lectivas nos vários concelhos do distrito a decorrer "com normalidade".

Na cidade mais alta do país, ao princípio da manhã algumas ruas mais íngremes permaneciam encerradas ao trânsito mas a protecção civil já estava a proceder à sua reabertura.

"Está uma equipa no terreno para levantar todas as restrições ainda existentes nas ruas", indicou Granja de Sousa, coordenador do serviço municipal de protecção civil da Guarda, assegurando que "a cidade voltou hoje à normalidade".

Na Serra da Estrela, as estradas também permanecem abertas à circulação rodoviária, adiantou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.

No distrito de Leiria, nos concelhos de Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra, as aulas decorrem com normalidade, depois de segunda-feira vários estabelecimentos de ensino terem sido encerrados devido à neve.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), neste momento não existem estradas encerradas ao trânsito.

"Devido ao mau tempo, estão a ocorrer quedas de árvores para estradas e algumas inundações de vias, mas nada de gravidade", adiantou a mesma fonte.

DN
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Alerta para chuva e vento fortes no Norte e Centro

O mau tempo continua a assolar Portugal Continental. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um alerta de chuva intensa e vento forte a muito forte nas regiões do Norte e Centro até à próxima madrugada.

O vento soprará de Oeste, “forte a muito forte, até 70 km/h, e com rajadas, até 90 km/h, em especial nas terras altas. A agitação marítima far-se-á sentir em toda a costa, com especial incidência na costa ocidental, onde a altura das ondas de poderão atingir os 5 metros. Face a estas previsões, a ANPC determinou a passagem alerta azul para os distritos da Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Coimbra das 14:00 horas de dia 13 até às 14:00 horas de dia 14 de Janeiro”, indica a Protecção Civil em comunicado.

DN
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
26_01_2009_00h00.gif

CopyRight@Wetter3.de

PREVISÕES DO INSTITUTO DE METEOROLOGIA
Previsão para 2ª Feira, 25 de Janeiro de 2010
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir da tarde na região Norte. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros para o final do dia nas regiões do interior Norte, que serão de neve acima dos 600 metros.
Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) de nordeste, soprando moderado
(20 a 35 km/h) na região Sul. Nas terras altas, o vento soprará moderado (25 a 35 km/h) de nordeste, tornando-se forte (40 a 50 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h a partir da tarde na região Sul.
Descida de temperatura, em especial da mínima. Formação de geada, em especial nas regiões do interior.
ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 m. Temperatura da água do mar: 15/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 m. Temperatura da água do mar: 17ºC
Previsão para 3ª Feira, 26 de Janeiro de 2010
Regiões Norte e Centro:
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se com períodos de muito
nublado até ao início da manhã na região Norte. Vento em geral fraco (10 a 20 km/h) de nordeste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) a partir da manhã.
Nas terras altas, o vento soprará forte (35 a 55 km/h) de nordeste.
Acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada.
Região Sul:
Céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente de nebulosidade
a partir do meio da manhã com ocorrência de aguaceiros fracos durante a tarde. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando
temporariamente forte (35 a 45 km/h) no litoral. Nas terras altas, o vento soprará forte (35 a 55 km/h) de nordeste.
Acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada nas regiões
do interior.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temperaturas baixam, vento aumenta

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje seis distritos sob aviso amarelo devido ao vento forte e a Protecção Civil divulgou recomendações por causa das temperaturas baixas em todo o País

Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre são os distritos que estão sob aviso amarelo devido ao vento forte previsto para hoje, o mesmo acontecendo com o grupo central dos Açores, embora neste caso as previsões sejam de ocorrência de chuva forte.

O aviso amarelo foi também colocado na costa marítima sul, dada a previsão de agitação marítima.

Nas regiões Norte e Centro, o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, com períodos de muito nublado até ao início da tarde.

Os aguaceiros poderão ocorrer até ao final da manhã, que serão de neve acima dos 500 metros no Interior Centro.

O vento soprará fraco (10 a 20 Km/h) de nordeste, tornando-se moderado (20 a 35 Km/h) a partir da manhã.

Nas terras altas, contudo, o vento soprará forte (40 a 55 Km/h) de nordeste, com rajadas que poderão atingir os 70 Km/h.

O IM prevê ainda acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada.

No Sul, o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, tornando-se em geral muito nublado a partir da manhã.

À tarde poderão ocorrer aguaceiros fracos, com maior incidência no Baixo Alentejo e Algarve, que poderão ser de neve acima dos 700 metros.

O vento soprará fraco (10 a 20 Km/h), tornando-se moderado a forte (30 a 40 Km/h) de nordeste.

Nas terras altas, o vento soprará forte (40 a 55 Km/h) de nordeste, com rajadas que poderão alcançar os 70 Km/h.

À semelhança do Norte e Centro de Portugal, também para o Sul está previsto acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada.

Devido à queda acentuada das temperaturas, o Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) divulgou um conjunto de recomendações para combater o frio, nomeadamente a utilização de várias camadas de roupa e a não realização de actividades físicas intensas.

No interior das habitações, o SNPC alerta para os cuidados a adoptar na utilização de aquecedores e lareiras. Cerca das 6h de hoje, registava-se uma temperatura de -4,8 graus Celsius nas Penhas Douradas.

Relativamente ao estado do mar, a costa ocidental deverá contar com ondas de noroeste com dois a três metros, diminuindo depois para um a dois metros.

A temperatura da água do mar não deverá ultrapassar os 15º/16º. Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com 1,5 metros, passando a sueste com dois a 2,5 metros.

A temperatura da água do mar deverá oscilar entre os 15º e 16º.

Quanto às temperaturas máximas previstas, a cidade do Porto deverá registar 14º, Lisboa 12º, Faro 15º, Ponta Delgada 17º e Funchal 20º.

Lusa / SOL