Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde

o grupo ocidental dos Açores está em Alerta Laranja devido ao vento (rajada máxima), segundo o IM.

ou seja está previsto que as rajadas de vento poderão ser entre 100 a 130 Km por hora
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação complicada na costa norte de Espanha como já muitos referiram no tópico de seguimento, felizmente Portugal parece passar à margem de extremos.
É complicado os modelos preverem ciclogeneses destas com rigor, mas estamos a apenas 30 horas, e com maior ou menor intensidade, mais ou menos afastado, vários modelos mostram o mesmo. Nas montanhas do norte de Portugal o vento mesmo assim será significativo.


anim-128.gif


30.gif


33.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
seguimento especial de mau tempo entre as 21h de dia 24 e as 12h de dia 26 de janeiro

Situação de mau tempo ( chuva, neve a cotas medias-baixas, mar alteroso, vento e possiveis trovoadas) que se fará sentir nos proximos 2 dias especialmente no norte e centro.







 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,

Amanhã será um grande dia para os Açores.

segundo o IM ananhã os Açores estão em alerta amarelo devido a:

trovodas; chuva forte; vento e FRIO

esteve um meterologista a falar na RTP-A que amanhã os auguaceiros poderão de ser de granizo (os auguaceiros poderão ser apenas de granizo) e Pode NEVAR :surprise::surprise::surprise:

as cotas que ele referiu foram:

grupo ocidental: 800m

grupo central: 900m

grupo oriental 1000m

Portanto pessoal dos Açores preparem-se pois penso que irá ser um dia memorável!

ps: não sei quem foi que editou o meu post de ontem aqui colocado a imagem do IM, quem foi gostaria que me disse-se para me ensinar é que eu não consigo.obrigado
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um comparativo de modelos das 72 às 144 horas.
Tudo saídas das 00z, à excepção do GFS que é a das 6z, por sinal a que tem a depressão Érica (um pouco) mais cavada de todos, mas que no das 00z era mais parecido aos outros. O NGP é a menos cavada. No geral há bastante consenso até às 100/120 horas, a partir daí naturalmente as diferenças aumentam um pouco. Mas nada má a concordância mesmo a essas horas.

modelpv8.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
33829347jg7mi7.jpg
[/URL][/IMG]

Permite-me Vince utilizar a tua montagem/imagem de outro tópico para realçar essa tua abordagem:
Na realidade, nas últimas 36 horas novos cenários se redesenharam.Quase nem queremos acreditar.Tudo parece estar à beira do histórico não bastando o que já foi deste Inverno, não bastando o que já é seguro que aí vem de imediato com a Dina e a Érica.
Quando a esmola é muita desconfiamos que esta auto-estrada do frio tenha sido já adjudicada e sabemos como andam essas coisas do financiamento.
Como bem sublinhas, um pequeno dissabor obstaculizará esta conjugação feliz que em pleno Janeiro se tornaria obviamente histórica.
Seja como for,ou com sucessivos sistemas depressionários que continuarão a trazer-nos chuva ou com advecções frias semi-continentais que eventualmente trarão a neve de volta a cotas médias / baixas ,uma coisa parece clara depois das duas meninas:
O Anticiclone Açoriano continuará de férias.
Faltará agora, um potente Anticiclone na Gronelândia ,qual cereja em cima deste bolo já bem confeccionado deste Inverno de muitas histórias ...
Será necessário?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em relação ao comparativo de ontem, foram todos atrás do GFS cavando ligeiramente mais a 2ª depressão (Érica)

modelbz6.gif



A frente de sexta-feira:

6p.gif




A frente de sábado/domingo

sp.gif


vento-8.gif



Faltará agora, um potente Anticiclone na Gronelândia ,qual cereja em cima deste bolo já bem confeccionado deste Inverno de muitas histórias ...
Será necessário?


A atmosfera do hemisfério norte parece jogar um jogo de futebol, em que a baliza é aqui

(clicar para ampliar)
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Estado do tempo vai agravar-se a partir do final da tarde de hoje
Hoje às 09:59
A partir do final da tarde, desta quinta-feira, e até ao próximo domingo, as previsões do Isntituto de Meteorologia prevêem um agravamento do estado do tempo. Para o fim-de-semana está também prevista a queda de neve nas terras altas.


Meteorologista Idália Mendonça adiantou à TSF as previsões do estado do tempo para o final da semana

A tarde desta quinta-feira promete agravar o estado do tempo. À TSF, a meteorologista Idália Mendonça revelou que as previsões para o próximo fim-de-semana dão conta da possibilidade de vento forte e queda de neve nas terras altas.

«Hoje há alguma chuva fraca nas regiões a Sul do sistema montanho Montejunto Estrela. O vento vai aumentar de intensidade a partir de tarde, nas regiões do Litoral Oeste e também nas terras altas», adiantou a meteorologista.

«Está prevista [também] a queda de neve para sexta-feira e sábado, já no domingo há um pouco de tudo, chuva, aguaceiros temporariamente fortes acompanhados de granizo, queda de neve, trovoadas e vento forte nas terras altas», acrescentou.

Devido ao estado do tempo e à subida do leito do rio Vouga, cinco troços de estradas municipais em Águeda estão cortados, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Também se mantêm cortadas a estrada municipal 230 entre Paredes e Águeda e no Túnel do Sardão.

Fonte Tsf!


Acho que deviam ser mais explicitos quando dizem "Queda de Neve". A que cotas? :confused:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A última saída do GFS Meteopt.com (12Z)

Vento 10m (Superfície)

sup.gif


Preciptação

prec-28.gif



Vento 900hPa
E ainda esta carta gerada de propósito, refere-se aos 900Hpa
A altura destes 900Hpa nestas circunstâncias vai obviamente oscilar bastante com a aproximação de uma depressão tão cavada.

Aproximadamente os 900hPa correspondem em média aos:

21:00 horas: 850/900 metros
00:00 horas: 800/850 metros
03:00 horas: 750/800 metros
06:00 horas: 750 metros

850-1.gif
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Vince não sei se sou só eu a ver assim alguns posts do photobucket mas diz "bandwidth exceeded" e não aparecem as imagens!:(