Análise Modelos, Previsão e Alertas - Outubro 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Esta carta está espetacular a junção entre os dois anticiclones, é pena que o frio não chegue cá vindo da Escandinávia, visto que ela ainda está a arrefecer, para além de que o ar aquece enquanto passa pela a Europa central.

É devido a esta posição do anticiclone que as temperaturas irão subir a partir de amanhã, tendo o seu culminar no domingo e depois logo se verá.

 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Bem, o Vince escreveu que iria recuar o ecmwf, e eu concordava com tal pensamento, mas nesta run(12) acabou por baralhar a longo prazo. Certo em todas as previsões, e até o dia 28 elas têm uma margem de erro reduzida no há de advir mas a partir dai é que se complica tudo.

Ora bem, se formos olhar com muita atenção e conseguirmos recordar o que havia antes, quanto a mim pode não parecer mas acho que houve uma grande cambalhota no ECM, uma convergência do ECM para os outros. No dia 28/29 já não tem aquela depressão que em altura estava centrada no interior na península e no dia 29 na Catalunha tão demarcada, agora tem uma entrada mais próxima ao que outros modelos mostravam para esses dias.

ecm-1.gif



Antes (00z)

00te3.gif


Agora (12z)

12zq5.gif



A diferença é que logo a seguir dá-se a ciclogénese a norte da Galiza, como tinha antes pelo menos noutros runs, mas a partir daí baralha tudo pois mete essa depressão a descer para o Oeste de Portugal com uma cunha do anticiclone a estender-se às ilhas britânicas.

Pelo menos é assim que eu faço a leitura, mas posso estar enganado pois é dificil ter vários runs na cabeça, ou seja, penso que no médio prazo, digamos dia 28 e 29 convergiu para os outros, a seguir dá novas cartas com uma depressão a descer para Oeste de Portugal, baralhando isto bastante.

Mais um comparativo entre os últimos dois run's para mostrar que as diferenças nesta saída foram significativas para mim.

ecm2wl5.gif


Por mim até gostava mais desta situação com esta depressão a Oeste de Portugal embora a conversa provavelmente deixasse de ser tanto sobre frio e cotas.


A novidade desta saída do ECM (12z)

novoh7.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Olhando para esta última run do GFS (00 Z) uma coisa parece ( quase ) certa, a persistência duma corrente de N/NE para toda a semana que vem, mais frio , mais vento , resta saber se teremos alguma precipitação ( os modelos assim o prevêm)..) que com esta circulação será de neve nos pontos mais altos de Portugal.
Foi com este tipo de circulação que no passado se verificou queda de neve em zonas costeiras nomeadamente aqui no Porto embora eu ache que em Outubro ( se isso ocorrer) seria verdadeiramente histórico...e acho muito pouco provável....

Resta aguardar por outras saídas ( principalmente no fim de semana ) e fazer comparações entre os modelos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Saidas da meia noite.

O ECMWF continua com a mesma solução interessante da depressão a noroeste e depois a Oeste, o GFS intensificou para o que seria memorável para os espanhóis nesta data julgo eu, mas que para nós já sabemos os problemas que temos com esta configuração relativamente à precipitação, mas talvez o nordeste ainda possa sonhar um pouco com o GFS também. Ainda o GFS, a saída das 18 de ontem esboçou depois também algo parecido com o ECM para os dias seguintes, mas parece ter recuado no das 00z.


ECMWF

ecm-2.gif




GFS

gfs.gif




Cota GFS

Seria um feriado dos santos bonito em Espanha mas são previsões ainda no intervalo 120-180 horas.
Temo que os nossos vizinhos comecem a sonhar muito alto e que a queda seja muito grande :D
Isto ainda vai dar muitas voltas pois muitas vezes, small changes big consequences.


174_35.gif
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Bom dia!

A tendência estranha que o modelo Europeu parecia seguir ontem começa a ser também "assimilada" pelos restantes modelos, embora ainda com nuances.

A situação está algo emocionante para esta altura, e quando esperava que os modelos retirassem muito do que suspeitava ser um alucínio, parece que afinal eles estão a querer plantá-lo mesmo.

Questões a meu ver preponderantes:
- Para falar em neve teríamos que falar em precipitação, a meu ver este novo enquadramento do ECM parece favorecer esse aspecto. No entanto o GFS e NOGAPS embora acentuem o factor frio colocam a maior parte da precipitação sobretudo no Norte Peninsular. Nestas situações já apanhámos muitas desilusões para gáudio de "nuestros hermanos" que pintaram de bom tom suas montanhas.

- O frio é a maior surpresa. A 850 hPa acentuou-se a descida das temperaturas em todo o território na run das 0z. Infelizmente não consigo ter acesso ás cartas do ECM a 850hPa para comparação à vários dias, por motivos que desconheço.

Faltam dias, faltam certezas, há surpresa e sinceramente parece-me de bom tom sermos moderados neste momento. Digo isto porque qualquer meteolouco se entusiasma e sonha. Mas nesta altura do ano e com alguns dias de distância e toda a "vacinação modelística de anos anteriores" manda a prudência aguardar convenientemente por mais runs.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Bom dia,

Isto está bastante interessante. Vou colocar dois meteogramas, de Porto e Lisboa, da meteoblue.ch. Os Suiços costumam ser muito certos nesta previsões, mas também não o fazem num prazo mais alargado, estes meteogramas só vão até quarta.

Run 00

Porto


Lisboa


O que parece começar a ser claro, como muito bem referido, é a descida da temperatura, que neste meteograma virá acompanhada de forte vento N NE, o que irá provocar uma sensação de frio elevada. Destaca-se a ausencia de precipitação, pelo menos nestas duas cidades, até a próxima quarta-feira.
De resto é gozar o fim de semana propicio para escapadinhas, como bem referiu o nimboestrato.
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Outubro 2008

Olhando aos modelos diria que é possivel que venhamos ter aguaceiros, na próxima semana contudo esta informação é bastante volátil.
Outro pormenor a ter em atenção é que a precipitação aparece apenas no Norte de Espanha e no litoral ( e terras baixas de Portugal), o que indicia que estas nuvens serão baixas e que provalvelmente a acorrer dará aguaceiros de actividade fraca a moderada!!

O frio parece tb ser uma quase certeza !!

Em termos de quantidades de precipitação tb serão baixas !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aviso

Foi agora implementado no fórum uma nova filosofia relativamente à previsão do tempo, modelos e alertas. Esta alteração era para começar apenas em Novembro, mas dado que estes próximos dias vão ser agitados, implementou-se agora.

A filosofia é inspirada no que fazem os nossos vizinhos de Espanha no Meteored e noutros, onde existem dois tópicos diferentes para a mesma temática pois eles lá também passaram há uns anos atrás por alguns dos problemas que temos tido também aqui.

Há um ano atrás decidiu-se que ainda não se justificava esta divisão do tópico no MeteoPT por falta de dimensão, mas actualmente chegámos à conclusão de que ela é necessária resolvendo assim duas situações que nos últimos tempos tem sido complicadas de gerir, por um lado o objectivo do MeteoPT ter um tópico mais sério e fundamentado, por outro, também não asfixiarmos o natural entusiasmo no seguimento das previsões com mais ligeireza e boa ou má disposição, com muito ou pouco conhecimento por parte dos membros.

Temos agora assim um tópico mais rigoroso dedicado a Previsões oficiais ou de outras entidades credíveis, alertas também oficiais e análises dos modelos dos membros do fórum. Este tópico seguirá assim as regras mais rígidas que exigem fundamentação das análises com conhecimento q.b. Quer-se que seja um tópico mais sério e sem conversa anexa, entusiasmos ou desilusões, smiles de sorrisos ou fúria, etc, e que os membros quando o utilizam fundamentem sempre com conhecimento o que pretendem demonstrar. É um tópico onde também se deve evitar por exemplo coisas como modelos a 300 horas, pois isso revela só por si falta de conhecimento nesta matéria. Deseja-se também forte percepção do que são modelos, as suas limitações e incertezas e de como se distinguem da realidade, uma coisa é analisar e debater cenários futuros, outra coisa é falar como se fossem acontecer daqui a pouco sem margem para dúvidas. A regra sagrada nº1 para qualquer analista de modelos neste tópico é saber que os modelos estão sempre errados pois nunca conseguem simular a complexidade da atmosfera, e esse grau de erro aumenta exponencialmente com o avanço no tempo. A separação em dois tópicos visa também dar maior destaque às análises mais elaboradas e trabalhosas dos membros do fórum evitando-se assim que essas análises se percam no turbilhão de outras mensagens.

O tópico com estas regras chama-se então:
«Análise Modelos, Previsão e Alertas - Mês Ano»
E as regras estão aqui: (mas serão algo revistas em breve)
-> Regras do tópico de Análise Modelos, Previsão e Alertas


Em simultâneo existe então um outro tópico mais "leve", onde todos podem conversar e debater de forma mais ligeira sobre as previsões, sobre o tempo que fará, desilusões pessoais e fúrias mais ou menos incontidas, perguntas e dúvidas, etc.
Esse tópico chama-se assim:
«Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Mês Ano»
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O ecmwf nesta ultima run(12) manteve a sua tendencia, os dias 27,28,29 tem uma forte componente de N sendo particularmente muito forte no dia 28 em que os ventos estão previstos na ordem dos 80 a 90 km de rajada, e as precipitações a acontecer serão no norte de Espanha. Em Portugal as precipitações a contecer serão, no norte e no litoral oeste e em forma de aguaceiros pois a sua trajectória do ar polar maritimo tem a sua trajectória de norte tal foi acima referido.

O que esta previsão tem de interesse, é o aparecimento de uma depressão à superficie a NO da peninsula Iberica no dia 31, e que em altura se forma na islandia associada ao jet, se irá colocar no dia 1 de novembro à frente de Viana do Castelo





Wind3285032and32mslp_Europe_192.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Persistem diferenças significativas no que os modelos de referência preveêm quanto à evolução da advecção de ar frio , após uma frente que trará alguma precipitação a norte já no dia 27.
e preparem-se porque ainda faltam uma eternidade de actualizações até "ao que aí vem" e de 6 em 6 horas, ou 12 em 12,variadíssimos cenários de excepção ir-nos-ão ser colocados.
Hoje já apareceu num deles (ECMWF) uma depressão à superfície a NW da Ibéria.Mas tal está(va) previsto para 31.É muito tempo.
No GFS ,para essa data, nada é parecido sequer.
A haver centro depressionário será bem mais a sul .
Iremos ter motivos de sobra para olharmos para mais perto e ainda assim, sermos surpreendidos, nos próximos dias.
E permitam-me um desabafo:
-Ao contemplarmos a semana vindoura, suspeitando apenas que possa vir como ela hoje nos foi anunciada,
até dói, ainda ser Outubro.
Ah se fosse Janeiro/Fevereiro quantos não cabíamos em nós ,nesta altura do campeonato?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nesta run(00) do ecmwf para as 72 h e 96 h é nos mostrado o jet stream ter o seu centro de vento máximo no NO da Peninsula Ibérica




gg.gif














O que é interessante no movimento do jet de norte para sul é no seu "arrasto" a formação de uma depressão, ou uma bolha de ar frio em altitude no interior da peninsula ibérica, e que terá sua projeção á superficie.




Geopotential3250032hPa_North32hemis.gif