Anemómetros portáteis, o que aconselham?

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Ha um ano atrás, comprei um anemómetro portatil da La Crosse, aquele que está à venda nas loja da Decatlhon, e basicamente estou terrivelmente desiludido com as medições de vento. Não faz sentido estar vento moderado a forte e o aparelho registar somente vento a 10 km/h, por exemplo.
Posto isto, pergunto a quem souber, marcas/modelos de anemómetros portateis que valham mesma a pena, embora tenha a noção que o preço irá disparar comparativamente com o da La Crosse.

Obrigado.
 


Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Tenho um igual e também começou a medir pouco, ainda assim acho que chegava aos 30 e tal :D, apercebi-me que começava a fazer uma espécie de vibração audível, alias sentia-se qualquer coisa na mão, talvez devido as humidades, o que claro me desiludiu,
no entanto o que fiz foi aplicar um pouco de WD40, ou similar e joínha no pequeno eixo da hélice e ficou bacano, pelos vistos é uma espécie de manutenção que se deve fazer,

alias neste Sábado que vem tenho esperança de na Peninha e arredores fazer algumas medições, pois promete :lol:, hmmm.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Pois mas segundo tenho acompanhado as tuas medições, sempre vais conseguindo fazer registos como mais qualidade do que eu.
Pretendo fazer medições na próxima temporada de nortada.
Está visto que tenho comprar um kestrel, segundo li são muito bons.
Sim, sábado à noite vai estar vento forte, mas nada de extraordinário, por vezes algo de extraordinário é mesmo estar vento nulo. :lol:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
@Snifa, o teu anemometro kestrel 2000 regista bem os valores das rajadas?

Sim, regista muito bem a rajadas máximas, média do vento , velocidade actual e wind chill, além da temperatura actual e memoriza os valores extremos . As medições são muito rápidas e em tempo real, seja para vento ou temperatura.

Tenho o meu há 9 anos sem qualquer problema, basta mudar a pilha ( CR 2032 ) quando necessário.

Quando o comprei foi caro, custou 210 euros, mas agora os preços desceram bastante, recomendo , boa marca em precisão e durabilidade :thumbsup: Agora até há uns com ligação ao PC para descarregar dados, também da Kestrel.

Este é o kestrel 2000 com o design actual, e está muito mais barato, enfim, a tecnologia vai evoluindo....

Kestrel-Meter-2000_grande.jpeg


http://kestrelmeters.com/products/kestrel-2000-wind-meter


The Kestrel Meter 2000 Wind Meter measures/features
    • Current Wind Speed
    • Maximum Wind Gust
    • Average Wind Speed
    • Air, Water & Snow Temperature
    • Wind Chill
    • Protective cover with sure-grip overmolding
    • Waterproof and floats
    • Large easy-to-read display with backlight
    • Data hold function
    • Quick-response, external thermistor
    • Innovative design for stability and accuracy in abrupt condition changes
    • Patented user-replaceable impeller
    • Reliable, portable and easy to use
    • All instruments and accessories are completely assembled in the USA

O topo da linha é este, uma autêntica estação meteorológica portátil, que mede tudo e mais alguma coisa :D

http://kestrelmeters.com/products/kestrel-5500-weather-meter

Kestrel 5500:

0855YELFRONT_grande.jpg
0855LVYELVANE_grande.jpg


The Kestrel Meter 5500 Weather Meter measures/features
  • Heading (true & magnetic)
  • Wind direction
  • Crosswind
  • Headwind/tailwind
  • Altitude
  • Pressure trend
  • Barometric pressure
  • Wet bulb temperature
  • Relative humidity in %
  • Heat stress index
  • Dewpoint
  • Density altitude
  • Wind chill
  • Air, water, and snow temperature °F or °C
  • Current, average, and maximum air velocity
  • Waterproof (sealed to IP67 standards) and floats
  • Time and date
  • Easy- to-read backlit display
  • Data Logger (automatic and manual)
  • Customizable data storage - 2900 data points
  • Minimum, Maximum and Average values
  • Multi-Function 3-line display
  • Humidity sensor can be recalibrated in the field with our Relative Humidity Calibration Kit.
  • Exterior temperature, humidity, and pressure sensors for fast and accurate readings
  • Customize screens to display user-selected measurements
  • Graph and recall trends
  • User-replaceable impeller
  • Flip-top impeller cover allows use of other functions while protecting the impeller
  • Data charting
  • Upload to a computer (with optional interface) Mac or PC
  • Works with Android and iPhone Apps!
  • Five languages (English, French, Spanish, German, and Italian)
  • Rugged (drop tested to MIL-STD-810G standards), waterproof (sealed to IP67 standards) and floats.
  • US Patent Nos. 5,783,753 and 5,939,645 and 6,257,074
  • Assembled in the USA
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sim, regista muito bem a rajadas máximas, média do vento , velocidade actual e wind chill, além da temperatura actual e memoriza os valores extremos . As medições são muito rápidas e em tempo real, seja para vento ou temperatura.

Tenho o meu há 9 anos sem qualquer problema, basta mudar a pilha ( CR 2032 ) quando necessário.

Quando o comprei foi caro, custou 210 euros, mas agora os preços desceram bastante, recomendo , boa marca em precisão e durabilidade :thumbsup: Agora até há uns com ligação ao PC para descarregar dados, também da Kestrel.

Este é o kestrel 2000 com o design actual, e está muito mais barato, enfim, a tecnologia vai evoluindo....

Kestrel-Meter-2000_grande.jpeg


http://kestrelmeters.com/products/kestrel-2000-wind-meter


The Kestrel Meter 2000 Wind Meter measures/features
    • Current Wind Speed
    • Maximum Wind Gust
    • Average Wind Speed
    • Air, Water & Snow Temperature
    • Wind Chill
    • Protective cover with sure-grip overmolding
    • Waterproof and floats
    • Large easy-to-read display with backlight
    • Data hold function
    • Quick-response, external thermistor
    • Innovative design for stability and accuracy in abrupt condition changes
    • Patented user-replaceable impeller
    • Reliable, portable and easy to use
    • All instruments and accessories are completely assembled in the USA

O topo da linha é este, uma autêntica estação meteorológica portátil, que mede tudo e mais alguma coisa :D

http://kestrelmeters.com/products/kestrel-5500-weather-meter

Kestrel 5500:

0855YELFRONT_grande.jpg
0855LVYELVANE_grande.jpg


The Kestrel Meter 5500 Weather Meter measures/features
  • Heading (true & magnetic)
  • Wind direction
  • Crosswind
  • Headwind/tailwind
  • Altitude
  • Pressure trend
  • Barometric pressure
  • Wet bulb temperature
  • Relative humidity in %
  • Heat stress index
  • Dewpoint
  • Density altitude
  • Wind chill
  • Air, water, and snow temperature °F or °C
  • Current, average, and maximum air velocity
  • Waterproof (sealed to IP67 standards) and floats
  • Time and date
  • Easy- to-read backlit display
  • Data Logger (automatic and manual)
  • Customizable data storage - 2900 data points
  • Minimum, Maximum and Average values
  • Multi-Function 3-line display
  • Humidity sensor can be recalibrated in the field with our Relative Humidity Calibration Kit.
  • Exterior temperature, humidity, and pressure sensors for fast and accurate readings
  • Customize screens to display user-selected measurements
  • Graph and recall trends
  • User-replaceable impeller
  • Flip-top impeller cover allows use of other functions while protecting the impeller
  • Data charting
  • Upload to a computer (with optional interface) Mac or PC
  • Works with Android and iPhone Apps!
  • Five languages (English, French, Spanish, German, and Italian)
  • Rugged (drop tested to MIL-STD-810G standards), waterproof (sealed to IP67 standards) and floats.
  • US Patent Nos. 5,783,753 and 5,939,645 and 6,257,074
  • Assembled in the USA

Incrivel, a quantidade de funcionalidades desse Kestrel,tecnologia de ponta, só falta mesmo tirar cafés. :lol:
Obrigado pela info, penso que já me decidi em comprar um, provavelmente será o 2000 ou 2500, tenho que ver bem as diferenças entre ambos.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Realmente este da Kestrel tem uma coisa que aprecio, e que no La crosse não faz, e que me seria extremamente útil que é a medição da temperatura bem rápida, no La crosse chega a demorar mais de 15 min a ter a real medição da temperatura e em dias bem ventosos, em dias de vento mais calmo é quase inútil, no entanto se o conseguir abrir as tripas talvez consiga recolocar o termistor no exterior como no Kestrel.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Pois mas segundo tenho acompanhado as tuas medições, sempre vais conseguindo fazer registos como mais qualidade do que eu.
Pretendo fazer medições na próxima temporada de nortada.
Está visto que tenho comprar um kestrel, segundo li são muito bons.
Sim, sábado à noite vai estar vento forte, mas nada de extraordinário, por vezes algo de extraordinário é mesmo estar vento nulo. :lol:

E olha que já apanhei vento nulo, mas conta-se pelos dedos de uma mão e ainda sobram alguns :lmao:, curiosamente foi num dos dias de quase nulo ( Pascoa no ano passado ) que até estava já algum calor e foi quando começou também a medir mal,
mas experimenta aplicar um pouco de WD40 no eixo da hélice, no meu ficou bom.
mas o da Kestrel está-me também a tentar, mais pela rápida medição da temperatura, quiça um dia.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
É curioso, desconhecia totalmente este aparelho da Kestrel..parece ser muito bom, eu sabia que a Decatlhon tinha esse mas preferi aguardar até poder comprar uma estação xpto.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
E olha que já apanhei vento nulo, mas conta-se pelos dedos de uma mão e ainda sobram alguns :lmao:, curiosamente foi num dos dias de quase nulo ( Pascoa no ano passado ) que até estava já algum calor e foi quando começou também a medir mal,
mas experimenta aplicar um pouco de WD40 no eixo da hélice, no meu ficou bom.
mas o da Kestrel está-me também a tentar, mais pela rápida medição da temperatura, quiça um dia.

Obrigado pelo conselho Vitor.
Espero notar melhorias no anemometro.
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boas.
Eu tenho o windoo3 e estou bem contente.
Não tem nem metade das funcionalidades dos Kestrel mas tudo depende do que procuras e para quê..

Pros:
-Portabilidade excelente
-Não necessita de pilhas
- Excelente a medir o vento (Verificado até aos 100 km/h de gps)
- Excelente a medir a pressão Atm ( verificada por comparação com a consola Davis vp2 e meteostick)
-Excelente na temperatura mínima (comparação com a Wmr200, Davis vp2 e meteostick)
-Tem um cabo de 50cm (opção)que permite, por exemplo, levares o sensor fora do carro durante uma viagem.( eu fiz um cabo de 1 metro. Mais do que isto começa a perder o sinal)

Contras:
-Só funciona com alguns equipamentos.(specs)
-Não tem dataloger interno. Tens de estar ao frio /chuva
- Relativamente á temperatura temos de esperar uns 10 min para ela estabilizar e ser real.
- Não é bom a registar a temperatura máxima em dias de céu limpo. Mesmo á sombra o corpo de alumínio aquece com os UV.
Não sei qual o comportamento á agua. Nunca esteve há chuva.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
@Vitor TT coloquei WD40 e testei hoje na rua, a leitura ficou claramente melhor, contudo, necessito de um anemometro que registe a rajada máxima, o la crosse regista o vento máximo, e e esse parâmetro é demasiado curto.
A titulo de exemplo o vento máximo que registei esta tarde num sitio ventoso aqui perto, foi aos 38 km/h, mas lá está velocidade maxima do vento e nao rajadas, pois as rajadas eram claramente superiores a 50 km/h.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Desenterrando este tópico... estou meio interessado comprar este aparelho, a marca alemã é boa, pois em tempos tive um datalogger.
Será que vale a pena a compra? (Sei que é uma ferramenta de trabalho)
Queria mesmo registar as rajadas que assolam a minha região.

Estas espécies de sondas produzem boas leituras de vento? Alguém sabe?


https://www.trotec24.fr/pt-fr/instr...t-ta400-inclus-certificado-de-calibracao.html