Aplicação Android - Sismos em Portugal

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

Desenvolvi uma aplicação minimalista que permite visualizar actividade sísmica em Portugal nos últimos 30 dias.


demo_small.png



Aplicação não está disponível no Google Apps, por isso tem que fazer download da aplicação. Para puder instalar esta aplicação é necessário colocar um visto em "Fontes Desconhecidas" nas opções de "Segurança".

Apenas testei no meu telemóvel, não sei como está o layout noutras resoluções. Quando tiver oportunidade vou adicionando mais funções.


Download


Bugs, dúvidas, sugestões coloquem aqui no tópico :)
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Para já apenas a referir o seguinte (Tenho um Galaxy S4):
- Os cabeçalhos "Continente E Madeira", "Açores" aparecem ligeiramente desalinhados;

2014_07_01_00_31_13.jpg
[/url][/IMG]
2014_07_01_00_31_36.jpg
[/url][/IMG]
Apenas sugiro a opção de notificação em caso de sismo de intensidade relevante (ou a definir pelo utilizador), e numa fase mais avançada a opção de se poder preencher o formulário do IPMA caso se sinta um sismo. Fica a sugestão, pois sei bem que não é muito fácil.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Boas.

Agradeço o feedback..

Gil_Algarvio disse:
Para já apenas a referir o seguinte (Tenho um Galaxy S4):
- Os cabeçalhos "Continente E Madeira", "Açores" aparecem ligeiramente desalinhados;


Apenas sugiro a opção de notificação em caso de sismo de intensidade relevante (ou a definir pelo utilizador), e numa fase mais avançada a opção de se poder preencher o formulário do IPMA caso se sinta um sismo. Fica a sugestão, pois sei bem que não é muito fácil.

Vou ver se resolvo esse problema de layout no fds, tb noto que no teu telemóvel os icons no mapa não estão centrados (ficam cortados). Depois quando estiver resolvido, aviso aqui no tópico.

Já tinha pensado em notificações de sismos sentidos, relevantes ou próximos da localização definida pelo utilizador (raio de n kms), hei-de dedicar-me a isto quando tiver oportunidade.

O formulário de sismo sentido do IPMA será difícil, pois ou teria que fazer um algum tipo de parceria com o IPMA/CVARG para puder enviar os formulários ou embutia as páginas de formulário na aplicação, mas acho que é preferível as pessoas irem aos sites do IPMA/CVARG/EMSC.

Só uma dica..
Cada vez que a aplicação faz um pedido para obter dados, o consumo de internet anda à volta de 10kb.
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Não consegues enviar um pedido POST através de HTTP? Seria como preencher o formulário dentro do ipma, só que fora dele.
Ainda não passei tempo suficiente a fazer apps com comunicação pela net, mas seria algo tipo a biblioteca CURL do php.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Não consegues enviar um pedido POST através de HTTP? Seria como preencher o formulário dentro do ipma, só que fora dele.
Ainda não passei tempo suficiente a fazer apps com comunicação pela net, mas seria algo tipo a biblioteca CURL do php.

É possível fazer POST/GET, inclusive a aplicação faz um POST ao meu servidor para obter os dados dos sismos. Mas para fazer isto, foi como disse, tinha que ser através de algum tipo de parceria com o IPMA, tenho que saber os campos do POST e fazer diversos testes..se fizer isto sem conhecimento do IPMA, numa hora iriam receber "dezenas" de falsos formulários de sismos sentidos :D Talvez um dia mais tarde..


Em princípio já corrigi o bug do Layout nas tabelas/mapa, @Gil se pudesses confirmar eu agradecia. Sobre os icons no mapa estarem cortados como tens na imagem, não consegui reproduzir esse bug..mas se continuar diz alguma coisa.

O link da nova versão, encontra-se no primeiro post.
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Não consegues ver os campos do POST através do formulário deles?

Mas sim, mesmo em tempos de testes e afins haveria montes de submissões falsas...

De momento não tenho interesse em adicionar essa funcionalidade. A intenção sempre foi desenvolver algo básico, só para aceder a dados sísmicos sem ter que ir a uma página web (em flash, no caso do IPMA..).
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Em princípio já corrigi o bug do Layout nas tabelas/mapa, @Gil se pudesses confirmar eu agradecia. Sobre os icons no mapa estarem cortados como tens na imagem, não consegui reproduzir esse bug..mas se continuar diz alguma coisa.

O link da nova versão, encontra-se no primeiro post.


Confirmo, o bug nos cabeçalhos está corrigido, quanto aos icons sobre o mapa sim, continuam cortados. Sou só eu que tenho esse bug?

Não há mais ninguém por ai a utilizar android que queira deixar a sua opinião?
 
  • Gosto
Reactions: fablept

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Por aqui está tudo óptimo. Android 4.4.4 CM11.
Estás a pensar meter a app na Play Store?

O IPMA como lançou uma nova app vou esperar mais umas semanas a ver se lançam uma actualização com uma opção de visualizar a actividade sísmica (bem que já podiam ter adicionado), se não incluírem a actividade sísmica em princípio adiciono a app na Google Play Store.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Boas.

Agradeço o feedback.

@Gil, quando puderes envia-me a versão do teu Android, para tentar replicar esse problema num emulador.

Só hoje vi isto, a versão é a 4.4.2