Apostas Temperaturas 11-13 Julho 2022



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Nada mau, um 10º lugar! :D Tendo em conta a grande confusão existente nos modelos na data em que apostei, optei por ficar no meio termo e sempre pensei que corresse pior.
A inversão em algumas estações e principalmente, a lestada nas zonas costeiras foi o que me tramou mais.

Parabéns ao @David sf pela vitória, ao pódio e aos membros do staff que promoveram a organização de mais um concurso de apostas. :)
Fui ultrapassado por um alentejano em cima da meta, por 3 décimas. :lol:

Parabéns ao @David sf .
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Também costumo tentar apostar num meio termo, o que tem dado quase sempre para ficar na primeira metade da tabela, mas parece impossível apanhar o talento genuíno de membros como @David sf. Já deve ser a 5ª ou 6ª vitória, parabéns!
Por acaso é só a 2ª :). Ainda longe do @Jorge_scp que já leva 6. Sou recordista é de 3º lugares, que já vão em 5...

E apostas também diferentes. Lembro-me que houve um concurso em que até se apostou em intervalos de precipitação para além da temperatura, essas variações ocasionais dão mais cor a isto
Fizemos uma vez com precipitação, mas é raro nestes eventos extremos de temperatura (tanto para o calor como para o frio) haver uma mínima probabilidade de tal ocorrer. Na altura até funcionou num regime de bonificação.

Já tinha pensado em organizar um concurso de acumulados de precipitação para aqueles dias consecutivos de precipitação intensa, acho que também seria interessante. Mas será sempre um tipo de concurso em que o factor sorte terá sempre um grande peso, bem maior que nas temperaturas.
Findo o período de apostas, seguem as classificações finais deste concurso de 11 a 13 de Julho de 2022:

F62UAHV.png


A aposta do @Ricardo Carvalho, colocada já fora do período de submissão, teve um ETA de 191ºC, colocando-a num hipotético 17º lugar.

Muito obrigado a todos os que despenderam um pouco do seu tempo para participar! Foi um dos concursos mais difíceis até à data (eu que o diga :lmao:) data toda a incerteza que rondou as previsões. E parabéns ao @David sf pelo seu primeiro lugar! :winner:
Em geral o dia de hoje foi muito complicado na previsão de máximas. Em média, só duas estações ficaram abaixo do previsto, Torre e Fóia, por 0.57ºC e 0.60ºC respectivamente. Na Lousã, em média, o erro foi de -6.38ºC! E no Cabo da Roca foi de -6.72ºC!
Já que menciono estes desvios médios, uma vez mais, a "wisdom of the crowd" revelou ser bastante apta nas previsões! O ETA para os 3 dias foi de 132ºC, colocando-a num virtual 6º lugar. :D
Obrigado a todos os que organizaram o(s) concurso(s).
A "wisdom of the crowd", tende sempre a ficar bem posicionada mas nunca vence. Mitiga fortemente o efeito de previsões muito desfasadas, que todos fizemos em pelo menos um estação, mas depois também mitiga previsões excepcionais de quem pensou "fora da caixa".
Destaco, no entanto, que este concurso foi um pouco um resumo do que tem sido o histórico desde que se começou a fazê-los, já que no pódio estão precisamente os 3 membros que têm sido ao longo do tempo, de longe, os mais consistentes: O David, o Rozzo e eu. Prova mais uma vez que está muito longe de ser sorte. Desta vez venceu o David, os meus parabéns! :palmas:
Em 21 concursos, tens 10 presenças no pódio (quase 50%) e eu e o @rozzo 9.
Mas alguns membros mais recentes têm vindo também a ser presença assídua nos top-10, destaco os Davids (@Davidmpb e @david 6) e o @guisilva5000.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Parabéns ao pódio! Sem surpresas, arrasaram!
E parabéns para mim também que fiquei em primeiro a contar do fim! Hahahah! (Rir para não chorar!)
Férias + bebé + 5min para olhar para os meteograma do GFS e apostar pelo telemóvel = desgraça total!

Nas próximas apostas espero inverter a situação! Ou não...