Apostas Temperaturas 11-13 Julho 2022

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde!

Felizmente as temperaturas máximas não estão a atingir valores tão altos quanto era expectável. À última da hora o ECMWF cortou no calor previsto, em cerca de 3 graus. Mesmo assim, esperemos pelos máximos desta tarde, que poderão ascender a praticamente 45 graus em alguns locais.

Se já com esta temperatura tanto incêndio varre o País, e provavelmente muito idoso morre, não quero imaginar com 47 graus ou até 48 graus como previa o GFS. Espero que haja algum bom senso quando se demonstrar felicidade ou algo parecido com situações extremas que acarretam morte e devastação. Coisa esta bem diferente do natural entusiasmo no acompanhamento destes eventos, que move muita da comunidade amadora.

Cumprimentos,
Pontualmente ainda poderemos ter 47 ou 48°C num ou noutro sítio, mas não será algo generalizado. O evento ainda não acabou. :calor:
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e Aine


Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Bom dia malta!

Seguem as classificações parciais de 2ª-feira + 3ª-feira. Ainda nada está decidido, dado que as variações de membro para membro são em geral bastante pequenas! :D

7Oh2EP7.png
Fui o segundo melhor resultado em relação à máxima de Terça, contento-me com isso xD
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Findo o período de apostas, seguem as classificações finais deste concurso de 11 a 13 de Julho de 2022:

F62UAHV.png


A aposta do @Ricardo Carvalho, colocada já fora do período de submissão, teve um ETA de 191ºC, colocando-a num hipotético 17º lugar.

Muito obrigado a todos os que despenderam um pouco do seu tempo para participar! Foi um dos concursos mais difíceis até à data (eu que o diga :lmao:) data toda a incerteza que rondou as previsões. E parabéns ao @David sf pelo seu primeiro lugar! :winner:
Em geral o dia de hoje foi muito complicado na previsão de máximas. Em média, só duas estações ficaram abaixo do previsto, Torre e Fóia, por 0.57ºC e 0.60ºC respectivamente. Na Lousã, em média, o erro foi de -6.38ºC! E no Cabo da Roca foi de -6.72ºC!
Já que menciono estes desvios médios, uma vez mais, a "wisdom of the crowd" revelou ser bastante apta nas previsões! O ETA para os 3 dias foi de 132ºC, colocando-a num virtual 6º lugar. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Nada mau, um 10º lugar! :D Tendo em conta a grande confusão existente nos modelos na data em que apostei, optei por ficar no meio termo e sempre pensei que corresse pior.
A inversão em algumas estações e principalmente, a lestada nas zonas costeiras foi o que me tramou mais.

Parabéns ao @David sf pela vitória, ao pódio e aos membros do staff que promoveram a organização de mais um concurso de apostas. :)
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Espero que haja mais eventos, não tão excecionalmente quentes, para termos mais apostas. :D:D
E de preferência que eu acabe numa melhor posição xD
O pormenor de quanto mais longe da data da submissão menos erro tive xD
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Nada mau, um 10º lugar! :D Tendo em conta a grande confusão existente nos modelos na data em que apostei, optei por ficar no meio termo e sempre pensei que corresse pior.
A inversão em algumas estações e principalmente, a lestada nas zonas costeiras foi o que me tramou mais.

Parabéns ao @David sf pela vitória, ao pódio e aos membros do staff que promoveram a organização de mais um concurso de apostas. :)
Também costumo tentar apostar num meio termo, o que tem dado quase sempre para ficar na primeira metade da tabela, mas parece impossível apanhar o talento genuíno de membros como @David sf. Já deve ser a 5ª ou 6ª vitória, parabéns!
Espero que haja mais eventos, não tão excecionalmente quentes, para termos mais apostas. :D:D
E de preferência que eu acabe numa melhor posição xD
O pormenor de quanto mais longe da data da submissão menos erro tive xD
E apostas também diferentes. Lembro-me que houve um concurso em que até se apostou em intervalos de precipitação para além da temperatura, essas variações ocasionais dão mais cor a isto
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
mas parece impossível apanhar o talento genuíno de membros como @David sf. Já deve ser a 5ª ou 6ª vitória, parabéns!
Então já vi que o segredo para vencer esta competição é copiar os valores do @David sf e alterar um deles pur uma décima... :D
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Foi um concurso muito interessante de seguir, não só novamente pelas condições meteorológicas de um evento excepcional, mas também pela luta muito renhida entre os 5 primeiros classificados, qualquer um ficou a um pequeno detalhe de vencer esta prova! Destaco, no entanto, que este concurso foi um pouco um resumo do que tem sido o histórico desde que se começou a fazê-los, já que no pódio estão precisamente os 3 membros que têm sido ao longo do tempo, de longe, os mais consistentes: O David, o Rozzo e eu. Prova mais uma vez que está muito longe de ser sorte. Desta vez venceu o David, os meus parabéns! :palmas:

Aliás, apesar de alguns desvios naturais em algumas estações (um concurso deste tipo é muito difícil, com muitas estações no litoral e de altitude que são sempre uma caixinha de surpresas), acho notável os 5 primeiros classificado terem erros médios globais a rondar 1,6ºC. Acho que merecem os parabéns também, são previsões dignas de profissionais :D

E aos organizadores e todos os participantes, muito obrigado, é sempre um tópico que "espicaça" a malta e promove a discussão e interacção entre todos, também faz falta de vez em quando sair da "monotonia" dos tópicos de seguimento.

Relativamente à meteorologia em si, é evidente que os membros que apostaram primeiro foram algo influenciados pelas saídas mais frescas em que o GFS vinha a insistir. Outro dado interessante, é que tanto eu, como o Rozzo e o David tivemos melhores pontuações no último dia relativamente ao segundo. Isto tem a ver com o facto de a temperatura não ter subido tanto como o esperado na região sul e grande Lisboa (excepto faixa costeira) devido à influência da depressão em altitude que se situava talvez ligeiramente mais próxima que o esperado nesse dia, nomeadamente as estações de Coruche e Torres Vedras.

Venha o próximo (ups, parece que já está outro a decorrer)!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Até estive bem neste concurso de apostas. O nono lugar é a melhor posição que já tive desde que começaram os concursos. Para além disso, havia muita incerteza no começo e a inversão durante a noite (e vento durante o dia) estragaram resultados que poderiam ter sido perfeitos! :console:

Seja como for, parabéns ao vencedor!!! :winner: