Arquivo das normais climatológicas no Meteopt (com base nos dados do IPMA)

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,718
Local
Loures
Muito obrigado por alertar! De facto, não tinha reparado nessa informação... :)

Portanto, as minhas sinceras desculpas acerca da partilha destes dados. Pensava que estava a fazer um bom serviço, mas pelos vistos, há sempre outro lado da história... :D

Ninguém disse que o serviço não era bom :D Apenas decidimos avisar sobre esta situação. Eu pessoalmente não acredito que vá acontecer alguma coisa, mas nunca fiando :p
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Há uns dias mandei um e-mail ao IPMA a questionar sobre a falta de fichas climatológicas para algumas estações para as quais eles referiam múltiplas vezes nos seus relatórios a existência de normais 1971-00. Hoje recebi a resposta, e dizem que não disponibilizaram os dados para algumas das estações porque não têm todos os parâmetros calculados, só temperatura e precipitação. No entanto, para as estações de Benavila, Funchal, Angra do Heroísmo e Flores, a falta de fichas devia-se a um lapso da parte deles, entretanto já corrigido
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Andei a pensar um pouco e comecei a achar aquela informação do IPMA um pouco estranha... :maluco:
Toda a informação incluída neste documento é propriedade exclusiva do IM, não podendo esta instituição responsabilizar-se pelos danos resultantes da sua interpretação e/ou utilização.
É exclusivamente concedido o direito de utilização privada, individual, pessoal e não transmissível do presente conteúdo, sendo expressamente interdita toda a apresentação e/ou reprodução, total ou parcial.

Então por que raio partilharam as fichas? Para estas não serem partilhadas??:huh: Para além disso, o trabalho foi feito por mim, não andei a fazer contrabando nenhum, nem ando a vender informações. As informações que tenho vindo a oferecer são todas gratuitas, logo acho que não vai haver problemas. Pelo menos, até agora, ninguém veio chamar-me a atenção... :hehe:

Bem, já organizei os dados de Benavila nestes gráficos. Os gráficos são um pouco diferentes, pois estou a utilizar um Microsoft mais antigo...
ky9t457.png


xuF5azj.png


:)
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Andei a pensar um pouco e comecei a achar aquela informação do IPMA um pouco estranha... :maluco:


Então por que raio partilharam as fichas? Para estas não serem partilhadas??:huh: Para além disso, o trabalho foi feito por mim, não andei a fazer contrabando nenhum, nem ando a vender informações. As informações que tenho vindo a oferecer são todas gratuitas, logo acho que não vai haver problemas. Pelo menos, até agora, ninguém veio chamar-me a atenção... :hehe:

Bem, já organizei os dados de Benavila nestes gráficos. Os gráficos são um pouco diferentes, pois estou a utilizar um Microsoft mais antigo...
ky9t457.png


xuF5azj.png


:)

Esta "nota" do IPMA é inacreditável.

Os dados são públicos, produzidos por um instituto de serviço público, com dinheiros públicos (provavelmente até com recurso - direta ou indiretamente - a projetos financiados com fundos comunitários, em que os dados TÊM de ser de acesso público...).

OS DADOS DE BASE CLIMATOLÓGICOS OFICIAIS SÃO ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAIS PARA O NORMAL FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE E DA ECONOMIA, não são um instrumento de financiamento de organismos públicos. Pelos vistos há pessoal que ainda não compreendeu o seu lugar no mundo.

http://www.aemet.es/es/datos_abiertos; https://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.1; etc., etc.

Obrigado Charneca pelo trabalho de divulgação, que não foi pouco!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta "nota" do IPMA é inacreditável.

Os dados são públicos, produzidos por um instituto de serviço público, com dinheiros públicos (provavelmente até com recurso - direta ou indiretamente - a projetos financiados com fundos comunitários, em que os dados TÊM de ser de acesso público...).

OS DADOS DE BASE CLIMATOLÓGICOS OFICIAIS SÃO ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAIS PARA O NORMAL FUNCIONAMENTO DA SOCIEDADE E DA ECONOMIA, não são um instrumento de financiamento de organismos públicos. Pelos vistos há pessoal que ainda não compreendeu o seu lugar no mundo.

http://www.aemet.es/es/datos_abiertos; https://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.1; etc., etc.

Obrigado Charneca pelo trabalho de divulgação, que não foi pouco!

Subscrevo.
Afinal o IPMA é um serviço público ou não é um serviço público?
A única restrição admissível é que os dados publicados não sejam vendidos a terceiros ou re-autorizados (ocultação da fonte).
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Subscrevo.
Afinal o IPMA é um serviço público ou não é um serviço público?
A única restrição admissível é que os dados publicados não sejam vendidos a terceiros ou re-autorizados (ocultação da fonte).

Em alguns países onde existem redes amadoras estruturadas, densas e qualitativas, pode ser observada uma mudança nas atitudes das entidades "oficiais", porque elas têm medo de serem vistas como idiotas que estão atrasadas numa guerra.
Os mais inteligentes compreenderam o interesse da colaboração, e consequentemente da opendata.
É tão simples quanto isso, o mesmo fenómeno começa no domínio da aquisição de dados sobre a poluição atmosférica.
Opinião pessoal ;)