Árvores e Florestas de Portugal



Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Entrei em contacto com a Quercus por várias razões e alturas, e sempre me foram amáveis e diretos nas respostas. Perguntei-lhes pela questão da nogueira e disseram que não há consenso, apenas no caso do zambujeiro que se considera como autóctone.

Foram simpatiquíssimo ao ponto de me fornecer uma lista com as plantas autóctones, áreas nativas e um mapa com a distribuição dos carvalhos.

Quem quiser dados sobre estes assuntos, nada melhor que lhes pedir ajuda... ;9
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boas pessoal.
Há algum tempo que ando a tentar perceber que espécie de carvalho é este mesmo ao pé de minha casa. Vão umas fotos(já agora, as folhas não são "fofas" por baixo :D):







 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Pedro, Pelas fotos e pelas tuas indicações parece-me ser um Carvalho Negral;)

Mas os negrais não têm pelugem na parte inferior da folha? Para além disso, acho que o pé da boloota não ultrapassa uns 3 a 4 cm no negral, e este tem para aí uns 8cm...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Gostava de ter uma lista completa de árvores de Portugal. Ajudam a completar?

Nativas:

carvalho-roble
carvalho-negral
carvalho-cerquinho (3 subespécies)
sobreiro
azinheira
carvalho-de-Monchique
azereiro
azevinho
pinheiro-bravo
pinheiro-manso
pinheiro-silvestre
ulmeiro
freixo
aveleira


Introduzidas (sem contar com as espécies de eucalipto)

castanheiro
alfarrobeira (?)
carvalho-americano
nogueira

O que falta?

O Castanheiro é considerado como autóctone, pois foram encontrados pólens com milhares de anos em vários locais do país, onde se encontram agora coutos, e pela sua importância quer para a fauna quer para o ser humano.

O pinheiro bravo é considerado introduzida, apesar de alguns não o considerarem como.
Fonte - Quercus
 
  • Gosto
Reactions: belem

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
O pinheiro bravo é considerado introduzida, apesar de alguns não o considerarem como.
Fonte - Quercus

????????????????

Estão maluquinhos só pode. O pinheiro bravo sempre existiu em Portugal, nomeadamente junto à costa no centro do país. A única coisa que não é natural é ter sido plantado por todo o país, mas isso não faz da espécie uma árvore não autóctone.
 
  • Gosto
Reactions: frederico

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Mas os negrais não têm pelugem na parte inferior da folha? Para além disso, acho que o pé da boloota não ultrapassa uns 3 a 4 cm no negral, e este tem para aí uns 8cm...

ah.. erro meu desculpa:o, li mal e percebi que tinhas escrito que era "fofo", presumi por isso que tinha pilosidade, mas se não tem é um roble/alvarinho o Seattle tem razão.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
????????????????

Estão maluquinhos só pode. O pinheiro bravo sempre existiu em Portugal, nomeadamente junto à costa no centro do país. A única coisa que não é natural é ter sido plantado por todo o país, mas isso não faz da espécie uma árvore não autóctone.

Não sei. Mas de qualquer forma, dizem que não há consenso. E não se pode chamar "maluquinhos" a técnicos qualificados, n´é?;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Pedro, a minha aposta vai para o Carvalho Roble.

Dizes que não é "fofo" por baixo e os lóbulos da folha não são muito compridos.

http://sombra-verde.blogspot.com/200...-entre-si.html
http://sombra-verde.blogspot.com/200...de-alguns.html

ah.. erro meu desculpa:o, li mal e percebi que tinhas escrito que era "fofo", presumi por isso que tinha pilosidade, mas se não tem é um roble/alvarinho o Seattle tem razão.

Sim, também que parece que seja um Quercus robur... ;)
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Não sei. Mas de qualquer forma, dizem que não há consenso. E não se pode chamar "maluquinhos" a técnicos qualificados, n´é?;)

Pois não sei, mas é que nem sequer nunca tinha ouvido a hipótese de o pinheiro bravo não ser autóctone. Sempre foi uma árvore presente no litoral do território junto ás praias.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O pinheiro bravo tem sido plantado extensivamente em várias zonas, por isso a sua distribuição actual, não nos dá qualquer ideia do que seria a sua distribuição originária. Mas não existe qualquer dúvida que é uma espécie nativa de Portugal, aliás existem várias provas fósseis disso mesmo.

E o pinheiro-negro (Pinus nigra), também é uma espécie nativa na P. Ibérica.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: frederico