Astronomia e Ciências Espaciais 2016



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Enorme rasto de um meteorito ontem às 19h07, vi eu ontem em Estremoz, na direcção entre o leste e o sueste...


Aqui:

Fireball observed over Morocco on 19 Feb. 2016, at 19h 06 m UT. The event was recorded by several meteor observing stations operated by the University of Huelva in Spain.






Outro mais potente e próximo na madrugada de Domingo às 02:42utc, mesmo sobre a fronteira de Portugal e Espanha


Amazing fireball observed over the South of Spain and Portugal on 21 Feb. 2016, at 2h42m UT. The event was produced by a meteoroid that impacted the atmosphere at about 120.000 km/h. It started at an altitude of about 100 km and ended at a height of about 42 km. The event was recorded by the meteor recording stations that the University of Huelva operates at the astronomical observatories located at La Hita (Toledo), Sevilla and Huelva.

 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Posso estar enganado mas.. Li algures que júpiter a 9 março encontra-se próximo da Terra, orbitando do lado de lá do sol.

Ontem pelas 4h da manhã observei o que me parece ser júpiter (quase tão luminoso como vénus) na direção sul a uns 60graus de altura sobre o horizonte. O estranho é que ao ter focado com uns binóculos médios (1 palmo) me parece ter observado alguns satélites. Ontem aparecia 1 satélite acima de júpiter a uma distância de 1 diâmetro lunar, mas do lado direito contei uns 2 ou 3 satélites perfeitamente alinhados e a uma distância inferior ao diâmetro da lua.
Hoje, a esta hora, já só consigo ver um satélite à esquerda de júpiter a uma distância mais próxima que ontem. À direita não aparece nada (provavelmente estão ocultos por trás, ou sobrepostos a júpiter, ou demasiado próximos para os distinguir de júpiter).

Os binoculos de 1 palmo, comprei na praia há uns 15anos, dos "marroquinos" :-), nem sei as especificações. A marca parece ser "Forte" com uma estrela vermelha como logotipo.
A única referência que tem é a seguinte:
"8m aut 988000m"

Que vos parece, será possível?
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Posso estar enganado mas.. Li algures que júpiter a 9 março encontra-se próximo da Terra, orbitando do lado de lá do sol.

Ontem pelas 4h da manhã observei o que me parece ser júpiter (quase tão luminoso como vénus) na direção sul a uns 60graus de altura sobre o horizonte. O estranho é que ao ter focado com uns binóculos médios (1 palmo) me parece ter observado alguns satélites. Ontem aparecia 1 satélite acima de júpiter a uma distância de 1 diâmetro lunar, mas do lado direito contei uns 2 ou 3 satélites perfeitamente alinhados e a uma distância inferior ao diâmetro da lua.
Hoje, a esta hora, já só consigo ver um satélite à esquerda de júpiter a uma distância mais próxima que ontem. À direita não aparece nada (provavelmente estão ocultos por trás, ou sobrepostos a júpiter, ou demasiado próximos para os distinguir de júpiter).

Os binoculos de 1 palmo, comprei na praia há uns 15anos, dos "marroquinos" :-), nem sei as especificações. A marca parece ser "Forte" com uma estrela vermelha como logotipo.
A única referência que tem é a seguinte:
"8m aut 988000m"

Que vos parece, será possível?
Falas de satélites artificiais ou naturais? É que só podem ser as luas de Júpiter. Com binóculos ou telescópico conseguimos vê-las bem. :thumbsup:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Posso estar enganado mas.. Li algures que júpiter a 9 março encontra-se próximo da Terra, orbitando do lado de lá do sol.

Ontem pelas 4h da manhã observei o que me parece ser júpiter (quase tão luminoso como vénus) na direção sul a uns 60graus de altura sobre o horizonte. O estranho é que ao ter focado com uns binóculos médios (1 palmo) me parece ter observado alguns satélites. Ontem aparecia 1 satélite acima de júpiter a uma distância de 1 diâmetro lunar, mas do lado direito contei uns 2 ou 3 satélites perfeitamente alinhados e a uma distância inferior ao diâmetro da lua.
Hoje, a esta hora, já só consigo ver um satélite à esquerda de júpiter a uma distância mais próxima que ontem. À direita não aparece nada (provavelmente estão ocultos por trás, ou sobrepostos a júpiter, ou demasiado próximos para os distinguir de júpiter).

Os binoculos de 1 palmo, comprei na praia há uns 15anos, dos "marroquinos" :-), nem sei as especificações. A marca parece ser "Forte" com uma estrela vermelha como logotipo.
A única referência que tem é a seguinte:
"8m aut 988000m"

Que vos parece, será possível?

http://phys.org/news/2016-02-shadow-transit-season-jupiter-moons.html

http://www.skyandtelescope.com/observing/sky-at-a-glance/this-weeks-sky-at-a-glance-march-4-12/

Sim, é. Supostamente tens uns binóculos 20x50...



http://troca-se.pt/desporto-e-lazer/566613-binoculos-marca-forte.html

... que (em condições normais) são (muito) mais que suficientes para ver as luas jovianas. Quanto à posição das luas, não te sei precisar. Até podes ter visto alguma estrela e teres considerado como uma lua joviana :p
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
http://phys.org/news/2016-02-shadow-transit-season-jupiter-moons.html

http://www.skyandtelescope.com/observing/sky-at-a-glance/this-weeks-sky-at-a-glance-march-4-12/

Sim, é. Supostamente tens uns binóculos 20x50...



http://troca-se.pt/desporto-e-lazer/566613-binoculos-marca-forte.html

... que (em condições normais) são (muito) mais que suficientes para ver as luas jovianas. Quanto à posição das luas, não te sei precisar. Até podes ter visto alguma estrela e teres considerado como uma lua joviana :p

Obrigado! Sim, algum dos pontos poderia ser uma estrela.
Mas ontem vi 3 pontos muito próximos quase colados a júpiter, do lado direito. Por estarem perfeitamente alinhados, imaginei que estivessem no mesmo plano orbital em torno de júpiter. O outro ponto mais afastado, por cima de júpiter, estava desalinhado com os outros 3 à direita, pelo que poderá ser uma estrela..
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Obrigado! Sim, algum dos pontos poderia ser uma estrela.
Mas ontem vi 3 pontos muito próximos quase colados a júpiter, do lado direito. Por estarem perfeitamente alinhados, imaginei que estivessem no mesmo plano orbital em torno de júpiter. O outro ponto mais afastado, por cima de júpiter, estava desalinhado com os outros 3 à direita, pelo que poderá ser uma estrela..

Não se tratava de um satélite, mas sim a estrela σ Leo, que faz parte da constelação de Leão.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
No dia 9 de Março haverá um eclipse total do Sol. Não será visível do território português nem europeu. A Indonésia será o melhor local para observar.

Contudo, os portugueses terão oportunidade, dois meses depois, de ver outro evento. A 9 de Maio de 2016, haverá um trânsito de Mercúrio à frente do Sol. Isto demorará bastante tempo, dando ampla oportunidade para se ver. Depois deste, só em 2019.

2016 será um ano pobre em termos de eventos astronómicos para a Europa ocidental. Lá para Setembro há a possibilidade de se ver parte de um eclipse lunar penumbral.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC