Astronomia e Ciências Espaciais 2018

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Minha contribuição, uma imagem da fase de conclusão do eclipse:

e1990d538853ec0ff3ef3b34ed475cd4o.jpg

Magnifica mais uma vez!! Obrigado:palmas:
 
  • Gosto
Reactions: Pek


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Já está a acabar... agora só em 2100 :D

Não será preciso esperar tanto! :D

Em Janeiro de 2019 (dia 21) será o próximo eclipse lunar total visível desde Portugal. No entanto só daqui a 100 anos teremos outro tão longo como este! ;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: remember

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca

Ana Isabel

Cirrus
Registo
23 Mar 2015
Mensagens
17
Local
Cascais
Obrigada :) gostei muito de poder ver as outras fotos
Ando ainda a pensar se compre ou não a P1000... mas como não comprei a P900 talvez desta vez ñ resista...
 
  • Gosto
Reactions: Pek

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Obrigada :) gostei muito de poder ver as outras fotos
Ando ainda a pensar se compre ou não a P1000... mas como não comprei a P900 talvez desta vez ñ resista...

:D

É brutal. 125x (24-3000 mm óptico) e até 6000 mm em digital.

1366_2000.jpg


:cold::cold:

Isso sim, cerca de 1000 euros...
 

Ana Isabel

Cirrus
Registo
23 Mar 2015
Mensagens
17
Local
Cascais
:D

É brutal. 125x (24-3000 mm óptico) e até 6000 mm em digital.

1366_2000.jpg


:cold::cold:

Isso sim, cerca de 1000 euros...

Na realidade não são apenas 6000mm em digital.... são 12000mm... se bem que eu não iria além dos 3000mm :) os 6000mm são o que eles chamam de tecnologia Dynamic Fine Zoom4 e os 12000mm não sei que nome dão mas é apenas zoom com ainda muito mais ruído, acho...
Esta camera tem duas novidades que a P900 não tinha e que na altura não comprei e essas foram algumas das razões... a ausência de se poder colocar um para-sol e de não se poder fotografar em raw... A P1000 já permite o para-sol e raw...finalmente

https://www.nikon.pt/pt_PT/product/digital-cameras/coolpix/coolpix-p1000
Até 4x (ângulo de visão equivalente ao de uma objetiva de 12 000 mm aproximadamente no formato de 35 mm [135] etc... :)

E penso que sim... li que custará 1000 dolares, mas cá em Portugal é muito provável que ultrapasse um pouco os 1000 euros...
 
  • Gosto
Reactions: Pek

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Na realidade não são apenas 6000mm em digital.... são 12000mm... se bem que eu não iria além dos 3000mm :) os 6000mm são o que eles chamam de tecnologia Dynamic Fine Zoom4 e os 12000mm não sei que nome dão mas é apenas zoom com ainda muito mais ruído, acho...
Esta camera tem duas novidades que a P900 não tinha e que na altura não comprei e essas foram algumas das razões... a ausência de se poder colocar um para-sol e de não se poder fotografar em raw... A P1000 já permite o para-sol e raw...finalmente

https://www.nikon.pt/pt_PT/product/digital-cameras/coolpix/coolpix-p1000
Até 4x (ângulo de visão equivalente ao de uma objetiva de 12 000 mm aproximadamente no formato de 35 mm [135] etc...

E penso que sim... li que custará 1000 dolares, mas cá em Portugal é muito provável que ultrapasse um pouco os 1000 euros...

Sim, isso é, com o de 6000 mm em digital estava-me referindo ao Dynamic Fine Zoom, que eu não tinha especificado na mensagem anterior. A ideia do sistema digital é semelhante ao da P900; nesta temos um óptico 83x (2000 mm), um primeiro segmento digital até 166x (4000 mm. É a parte do Dynamic Fine Zoom) e um segundo até 332x (8000 mm). Eu nunca uso a segunda seção porque causa muito ruido (apenas para observação de animais. Faz parte do meu trabalho :)), embora o primeiro oferece uma qualidade decente pelo menos no trecho inicial. Não obstante, é totalmente preferível fotografar em óptico. No visor da câmera aparecem diferenciadas com cores essas seções, e o último trecho muda de verde-azul para laranja em uma indicação clara de que muito bom não é :lol:

Outra melhoria é a possibilidade de fazer vídeos em 4K, embora eu, por enquanto, estou muito satisfeito com o Full HD da P900 :D

Quanto ao ponto fraco da P900 destacaria a perda de qualidade fotográfica com pouca luz (suponho que isso vai melhorar com a P1000), e alguma outra coisinha, mas não quero estender-me que "estamos em offtopic". Em geral e como conclusão, uma compra altamente recomendável, e para o trabalho biológico a melhor opção qualidade-preço do mercado na minha opinião.

P.S.: Se tens o dinheiro e o desejo não duvides. Agora estou fazendo de diabinho do ombro :lol:
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
P900
b962f1f4717ecece9d5f2f8724c5dd2d.jpg
 
Última edição:

Ana Isabel

Cirrus
Registo
23 Mar 2015
Mensagens
17
Local
Cascais
Sim, isso é, com o de 6000 mm em digital estava-me referindo ao Dynamic Fine Zoom, que eu não tinha especificado na mensagem anterior. A ideia do sistema digital é semelhante ao da P900; nesta temos um óptico 83x (2000 mm), um primeiro segmento digital até 166x (4000 mm. É a parte do Dynamic Fine Zoom) e um segundo até 332x (8000 mm). Eu nunca uso a segunda seção porque causa muito ruido (apenas para observação de animais. Faz parte do meu trabalho :)), embora o primeiro oferece uma qualidade decente pelo menos no trecho inicial. Não obstante, é totalmente preferível fotografar em óptico. No visor da câmera aparecem diferenciadas com cores essas seções, e o último trecho muda de verde-azul para laranja em uma indicação clara de que muito bom não é :lol:

Outra melhoria é a possibilidade de fazer vídeos em 4K, embora eu, por enquanto, estou muito satisfeito com o Full HD da P900 :D

Quanto ao ponto fraco da P900 destacaria a perda de qualidade fotográfica com pouca luz (suponho que isso vai melhorar com a P1000), e alguma outra coisinha, mas não quero estender-me que "estamos em offtopic". Em geral e como conclusão, uma compra altamente recomendável, e para o trabalho biológico a melhor opção qualidade-preço do mercado na minha opinião.

P.S.: Se tens o dinheiro e o desejo não duvides. Agora estou fazendo de diabinho do ombro :lol:

Sim, tem todas essas características e mais algumas... talvez seja a minha prenda de Natal :) mas ñ quero estar off topic...
Obrigada, Pek :)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Domingo à noite, olhe para o céu. O que verá são as lágrimas de S. Lourenço
10.08.2018 às 13h38

mw-860

As lágrimas de S. Lourenço no ano passado em Espanha

CESAR MANSO/ GETTY IMAGES

A chuva de meteoros que todos os anos acontece no mês de agosto atinge o pico na noite de domingo para segunda-feira

MARTA GONÇALVES


Longe da linguagem científica, chamam-lhes as Lágrimas de S. Lourenço. Entre os peritos no assunto, é a chuva de meteoros Perseidas. Pode chamar ao fenómenoo que quiser mas se o quer ver, aponte a data: noite de domingo (12 de agosto) para segunda-feira. Em Portugal, este espetáculo noturno será visível sobretudo depois das 23h.

Há cerca de uma semana que vem aumentando o número de estrelas cadentes no céu – experimente olhar já esta noite, por exemplo. A cada noite que passa, mais pontos cintilantes deixam o seu rasto no firmamento mas só dia 12 o fenómeno atinge o seu pico máximo. O Observatório Astronómico de Lisboa estima que possam ser vistos cerca de 120 meteoros por hora. Depois, na semana seguinte, o número de estrelas vai reduzindo gradualmente até o fenómeno terminar.

“Até se perceber ao certo o que era, despertava muito interesse. Agora, o que interessa à maioria das pessoas é o fenómeno luminoso, o espetáculo da chuva de meteoros. Cientificamente, o que interessa mais é quando um cai e é possível analisá-lo”, disse ao Expresso Rui Agostinho, do ObservatórioAstronómico de Lisboa. E a melhor forma de ver o espetáculo é em lugares pouco iluminados. “Em geral, as estrelas cadentes são de fraco brilho. As luzes de uma cidade ofuscam o brilho das estrelas”, o que torna muito mais difícil observar o fenómeno. Quanto mais escuro o céu, melhor.

Esta chuva de meteoros é popularmente chamada de Lágrimas de S. Lourenço, em jeito de homenagem a S. Lourenço, o santo festejado a 10 de agosto. E como o fenómeno acontece todos os anos mais ou menos por estes dias, o nome pegou. “Há registos deste enxame de estrelas, desde os séc. VIII, IX e X”, mas só em 1835 foi possível provar que era uma chuva regular.

Se este ano não conseguir vê-las, não desanime. Poderá sempre tentar no próximo ou no outro a seguir...
https://expresso.sapo.pt/sociedade/...era-sao-as-lagrimas-de-S.-Lourenco#gs.S62pvGs
 
  • Gosto
Reactions: WHORTAS