Astronomia e Ciências Espaciais 2018

Tópico em 'Astronomia' iniciado por luismeteo3 8 Jan 2018 às 21:03.

1. remember

remember
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    14 Jan 2016
    Local:
    Póvoa de Santa Iria (12 m)
    Magnifica mais uma vez!! Obrigado:palmas:

Collapse Signature Expand Signature
    Pek gostou disto.
  2. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Leiria (Guimarota)
    Não será preciso esperar tanto! :D

Em Janeiro de 2019 (dia 21) será o próximo eclipse lunar total visível desde Portugal. No entanto só daqui a 100 anos teremos outro tão longo como este! ;)

#62 MSantos, 29 Jul 2018 às 00:09
    Última edição: 29 Jul 2018 às 00:16
    remember gostou disto.
  3. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Eu sei! :lol: Estava na tanga... ;)

MSantos gostou disto.
  4. rokleon

rokleon
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    2 Abr 2016
    Local:
    S. M. da Feira
  5. Ana Isabel

Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Mar 2015
    Local:
    Cascais
    Foi tirada com a Nikon P900? Se sim, foi com 2000 mm óptico ou com alcance digital adicional..?

WHORTAS e Pek gostaram disto.
  6. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Obrigado!

Isso é :thumbsup: Foi com zoom óptico. Neste tópico tenho mais alguns exemplos com óptico:

https://www.meteopt.com/forum/topico/astronomia-e-ciencias-espaciais-2018.9634/pagina-2#post-676008

E esta já é com a primeira parte do digital:

https://www.meteopt.com/forum/topico/astronomia-e-ciencias-espaciais-2018.9634/pagina-2#post-676093

remember e Ana Isabel gostaram disto.
  7. Ana Isabel

Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Mar 2015
    Local:
    Cascais
    Obrigada :) gostei muito de poder ver as outras fotos
    Ando ainda a pensar se compre ou não a P1000... mas como não comprei a P900 talvez desta vez ñ resista...

Pek gostou disto.
  8. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    :D

É brutal. 125x (24-3000 mm óptico) e até 6000 mm em digital.

:cold::cold:

Isso sim, cerca de 1000 euros...

Ana Isabel, guisilva5000 e remember gostaram disto.
  9. Ana Isabel

Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Mar 2015
    Local:
    Cascais
    Na realidade não são apenas 6000mm em digital.... são 12000mm... se bem que eu não iria além dos 3000mm :) os 6000mm são o que eles chamam de tecnologia Dynamic Fine Zoom4 e os 12000mm não sei que nome dão mas é apenas zoom com ainda muito mais ruído, acho...
    Esta camera tem duas novidades que a P900 não tinha e que na altura não comprei e essas foram algumas das razões... a ausência de se poder colocar um para-sol e de não se poder fotografar em raw... A P1000 já permite o para-sol e raw...finalmente

https://www.nikon.pt/pt_PT/product/digital-cameras/coolpix/coolpix-p1000
    Até 4x (ângulo de visão equivalente ao de uma objetiva de 12 000 mm aproximadamente no formato de 35 mm [135] etc... :)

E penso que sim... li que custará 1000 dolares, mas cá em Portugal é muito provável que ultrapasse um pouco os 1000 euros...

Pek gostou disto.
  10. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Sim, isso é, com o de 6000 mm em digital estava-me referindo ao Dynamic Fine Zoom, que eu não tinha especificado na mensagem anterior. A ideia do sistema digital é semelhante ao da P900; nesta temos um óptico 83x (2000 mm), um primeiro segmento digital até 166x (4000 mm. É a parte do Dynamic Fine Zoom) e um segundo até 332x (8000 mm). Eu nunca uso a segunda seção porque causa muito ruido (apenas para observação de animais. Faz parte do meu trabalho :)), embora o primeiro oferece uma qualidade decente pelo menos no trecho inicial. Não obstante, é totalmente preferível fotografar em óptico. No visor da câmera aparecem diferenciadas com cores essas seções, e o último trecho muda de verde-azul para laranja em uma indicação clara de que muito bom não é :lol:

Outra melhoria é a possibilidade de fazer vídeos em 4K, embora eu, por enquanto, estou muito satisfeito com o Full HD da P900 :D

Quanto ao ponto fraco da P900 destacaria a perda de qualidade fotográfica com pouca luz (suponho que isso vai melhorar com a P1000), e alguma outra coisinha, mas não quero estender-me que "estamos em offtopic". Em geral e como conclusão, uma compra altamente recomendável, e para o trabalho biológico a melhor opção qualidade-preço do mercado na minha opinião.

P.S.: Se tens o dinheiro e o desejo não duvides. Agora estou fazendo de diabinho do ombro :lol:

Ana Isabel, MSantos e WHORTAS gostaram disto.
  11. WHORTAS

WHORTAS
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Dez 2010
    Local:
    Barosa - Lra (29 metros)
    P900

#71 WHORTAS, 9 Ago 2018 às 07:23
    Última edição: 9 Ago 2018 às 18:16
  12. Pek

Pek
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    24 Nov 2005
    Local:
    Menorca
    Ana Isabel e guisilva5000 gostaram disto.
  13. Ana Isabel

Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Mar 2015
    Local:
    Cascais
    Sim, tem todas essas características e mais algumas... talvez seja a minha prenda de Natal :) mas ñ quero estar off topic...
    Obrigada, Pek :)

14. Ana Isabel

Ana Isabel
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Mar 2015
    Local:
    Cascais
  15. luismeteo3

luismeteo3
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    14 Dez 2015
    Local:
    Fatima
    Domingo à noite, olhe para o céu. O que verá são as lágrimas de S. Lourenço
    10.08.2018 às 13h38

As lágrimas de S. Lourenço no ano passado em Espanha

CESAR MANSO/ GETTY IMAGES

A chuva de meteoros que todos os anos acontece no mês de agosto atinge o pico na noite de domingo para segunda-feira
    MARTA GONÇALVES

Longe da linguagem científica, chamam-lhes as Lágrimas de S. Lourenço. Entre os peritos no assunto, é a chuva de meteoros Perseidas. Pode chamar ao fenómenoo que quiser mas se o quer ver, aponte a data: noite de domingo (12 de agosto) para segunda-feira. Em Portugal, este espetáculo noturno será visível sobretudo depois das 23h.

Há cerca de uma semana que vem aumentando o número de estrelas cadentes no céu – experimente olhar já esta noite, por exemplo. A cada noite que passa, mais pontos cintilantes deixam o seu rasto no firmamento mas só dia 12 o fenómeno atinge o seu pico máximo. O Observatório Astronómico de Lisboa estima que possam ser vistos cerca de 120 meteoros por hora. Depois, na semana seguinte, o número de estrelas vai reduzindo gradualmente até o fenómeno terminar.

“Até se perceber ao certo o que era, despertava muito interesse. Agora, o que interessa à maioria das pessoas é o fenómeno luminoso, o espetáculo da chuva de meteoros. Cientificamente, o que interessa mais é quando um cai e é possível analisá-lo”, disse ao Expresso Rui Agostinho, do ObservatórioAstronómico de Lisboa. E a melhor forma de ver o espetáculo é em lugares pouco iluminados. “Em geral, as estrelas cadentes são de fraco brilho. As luzes de uma cidade ofuscam o brilho das estrelas”, o que torna muito mais difícil observar o fenómeno. Quanto mais escuro o céu, melhor.

Esta chuva de meteoros é popularmente chamada de Lágrimas de S. Lourenço, em jeito de homenagem a S. Lourenço, o santo festejado a 10 de agosto. E como o fenómeno acontece todos os anos mais ou menos por estes dias, o nome pegou. “Há registos deste enxame de estrelas, desde os séc. VIII, IX e X”, mas só em 1835 foi possível provar que era uma chuva regular.

Se este ano não conseguir vê-las, não desanime. Poderá sempre tentar no próximo ou no outro a seguir...
    https://expresso.sapo.pt/sociedade/...era-sao-as-lagrimas-de-S.-Lourenco#gs.S62pvGs

WHORTAS gostou disto.

Partilhar esta Página