Astronomia e Ciências Espaciais 2022

Bruno Palma

Cirrus
Registo
14 Dez 2014
Mensagens
64
Local
Castro verde
Não sei se é o sitio indicado, mas houve relatos de pessoas que o viram passar pelas 19h45. Vi alguns posts sobre ter caído algures em Espanha... não encontro noticias oficiais sobre isso.
Já ontem também houve registo de um meteoro iluminar os céus nos EUA e México.

Registo de Sevilha:


Registos de Málaga:


Foi bem visível em Castro Verde, é pena que não deu tempo para um registo, quando o vi já estava quase tapado pelas casas.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei se é o sitio indicado, mas houve relatos de pessoas que o viram passar pelas 19h45. Vi alguns posts sobre ter caído algures em Espanha... não encontro noticias oficiais sobre isso.
Já ontem também houve registo de um meteoro iluminar os céus nos EUA e México.

Foi bem visível em Castro Verde, é pena que não deu tempo para um registo, quando o vi já estava quase tapado pelas casas.

Foi visível pelo menos em toda a região sul. Tenho amigos que viram daqui de Lisboa.

Peço desculpa mas... estão a relatar o quê, exactamente?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Não sei se é o sitio indicado, mas houve relatos de pessoas que o viram passar pelas 19h45. Vi alguns posts sobre ter caído algures em Espanha... não encontro noticias oficiais sobre isso.
Já ontem também houve registo de um meteoro iluminar os céus nos EUA e México.

Registo de Sevilha:


Registos de Málaga:


Atenção que estes vídeos são antigos.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigada, nem reparei :facepalm:

Um meteorito natural (não proveniente de artefactos humanos em órbita terrestre) tem uma velocidade de entrada na atmosfera muito superior à que se vê nesses vídeos. Estes vídeos mostram a reentrada de partes descartáveis de mais um foguetão chinês.
O tempo de entrada na atmosfera de um meteorito ou de um bólide (de massa bem maior e que explode durante o percurso) é de apenas alguns segundos, no máximo, dependendo do ângulo de entrada (tanto mais demorado quanto menor o ângulo).
 
  • Gosto
Reactions: vamm

ASantos

Cirrus
Registo
18 Jun 2017
Mensagens
30
Local
Guia (Pombal)
Afinal não fui só eu que vi algo parecido :D. Apenas sei que foi entre as 19:30 e as 20h e a sueste daqui, possivelmente será o mesmo que relatam. Vi-o a descer e logo depois fez algo parecido, como os vídeos acima demonstram, aumentou a sua luminosidade para o final. Final, que deixei de ver devido às casas dos vizinhos.
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Esta tem piada... E não sei se a ponha aqui, ou no fórum de tempo tropical :lol:

LXRLBaaK3wza3rmHu66J8J-970-80.gif
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts